Plano de Aula - Circuitos no Maternal
Curta no facebook | Siga no twitter
Oi gente!!!
Estou postando este plano de aula pra trabalhar circuitos com a turminha pequena e desenvolver habilidades motoras. Com ele as crianças poderão analisar e refletir sobre os movimentos do corpo, conhecer limites e muito mais!!!
CONTEÚDO do PLANEJAMENTO
Desafios corporais
JUSTIFICATIVA
É através do movimento e dos desafios corporais que nossas crianças desenvolvem habilidades que permitem a exploração do corpo, bem como o reconhecimentos dos seus limites.
DURAÇÃO
Aproximadamente 40 minutos.
OBJETIVO
Entre vários objetivos destacamos o desenvolvimento das habilidades motoras, conhecimento dos limites do próprio corpo, noções de espaço e fortalecer a musculatura.
EIXO do PLANEJAMENTO
Movimento/Matemática (Grandezas e Medidas)/Identidade e Autonomia
DESENVOLVIMENTO
Antes de tudo, deve-se preparar a sala ou espaço reservado para a realização do planejamento, pátio, sala... antecipadamente com colchões, caixas de papelão, pinos, cordas, pneus, macarrão de piscina e outros obstáculos que lhe permitam movimentos de escalar, rastejar, realizar acrobacias e outros desafio corporais.
AVALIAÇÃO
Será realizada através da observação e do registro contínuo dos avanços alcançados dentro da atividade proposta.
A nossa turma tem ultrapassado diversos obstáculos através dos circuitos motores feitos com emborrachados, bambolês, cones, garrafas pet, plástico bolha, cordas, tábuas e escorregador. A cada semana planejamos um percurso priorizando determinados movimentos.
Materiais/Atividades sugeridas
- Utilize vários materiais para fazer seu percurso. Mesmo com poucos recursos é possível montar um percurso usando a criatividade e o reaproveitamento de materiais. Você pode usar caixas de papelão, as próprias cadeirinhas da sala, garrafas pet, pneus pintados com tinta, cordas, macarrão de piscina, colchões... e muito mais!
- Estimular as crianças a saltar sem cair;
- Passar por cima das cadeirinhas e mesinhas, segurando a mão da professora;
- Usar tapete, tnt, colchões para pular e deitar sobre eles;
- Potes de tintas, para caminhar em zigue-zague entre elas;
- Bambolês feitos com mangueiras e enfeitados com fitas de tnt: para pular dentro dele; entrar e sair do bambolê, caminhar em volta do bambolê;
- Corda: as crianças caminharam em cima da corda, equilibrando-se; eixar no chão e pedir para pularem para o outro lado;
- Colchonete, para virar cambalhota sobre ele;
- Bola: jogar para o alto, jogar para o amigo, chutar, passar em baixo das pernas;
- Cones: enfileirar vários cones e pedir para andarem por entre os cones; Faça obstáculos com cones feitos com garrafas pet cheias de areia;
- Macarrão de piscina podem ser encaixados sobre pneus para passar por baixo;
- Procure colocar músicas infantis para dançarem, brinque com eles em frente do espelho, trabalhe os gestos das músicas, etc.