Através deste projeto você vai ver que eles adoram imitar e são realmente grandes artistas. O projeto tem por objetivos conhecer diversos pintores e suas principais obras, associar a arte ao cotidiano, criar releituras dos quadros utilizando diversas técnicas e materiais, manusear diversos materiais explorando diferentes texturas e formas e prender a trabalhar coletivamente.
Etapas do trabalho
No primeiro momento, relacione os pintores e suas obras e depois mantenha o foco no contato dos diversos materiais para a construção das próprias obras, relacionando com o conteúdo anterior.
Partes do corpo e autorretrato
A primeira atividade de Arte será associar partes do corpo humano, ajude-as a montar o seu primeiro quadrinho com autorretrato, usando tampas de pote de sorvete!
Veja como fazer aqui.
1. Distribua folhas de papel sulfite e peça que as crianças desenhem elas mesmas com giz de cera. Previamente, proponha atividades de esquema corporal, como olhar-se no espelho. Nessa idade, as crianças estão iniciando a construção dos desenhos, então alguns ainda não apresentam traços que demonstrem a intenção de um rosto ou um corpo, mas elas podem estar ali em seus garranchos.
2. Distribua palitos de sorvete para que colem em volta do desenho formando uma moldura de retrato.
3. Distribua fios de lã para que colem no palito de sorvete de forma que possam pendurar na parede. Deixe que levem a sua primeira obra para casa.
Expressões faciais e obra "Monalisa"
Quando se estuda o corpo humano, deve-se falar também sobre expressão facial. E, nesse contexto, faça a releitura da obra "Monalisa", do italiano Leonardo da Vinci. Depois de apresentar o pintor e sua obra aos pequenos, traga para a sala uma reprodução de "Monalisa" colada em cartolina e peça que as crianças procurem em revistas outros olhos, narizes e bocas que pudessem recortar e colar num grande cartaz, em volta da silhueta da Monalisa.
Volpi e a fachada das bandeirinhas
Ainda dentro do contexto das partes do corpo e do autorretrato, faça com as crianças um cartaz coletivo baseado na obra "Fachada com Bandeiras", do brasileiro Alfredo Volpi. Primeiro. Apresente a obra aos alunos e deixe um tempo para observação. Depois, traga a obra reproduzida em cartolina com espaço para que as crianças desenhassem os seus rostos nas janelinhas. Cada criança pode escolher uma janelinha e fazer o seu autorretrato com canetinha hidrográfica.
Kandinsky e as formas geométricas
Ao entrar no conteúdo das formas geométricas, aproveite para apresentar a obra de Kandinsky, artista russo, que se tornou um grande nome da arte abstrata. Veja como trabalhar com seus alunos.
|
'Sobre Pontos' de Kandinsky feita em EVA. |
|
'Sobre Pontos' de Kandinsky feita em isopor. |
1. Traga uma grande reprodução da obra "Sobre Pontos", de Kandinsky, e exponha para os alunos.
2. Distribua folhas de sulfite e várias formas geométricas recortadas em papéis coloridos.
3. Peça que as crianças reproduzam a obra em suas folhas fazendo colagem das formas recortadas. Exponha os trabalhos na escola!
Frutas de Lederman
Ao estudar os alimentos e a importância das frutas para a nossa saúde, colete obras de Lederman, artista que colocava muitas frutas em seus quadros. Após apresentá-las às crianças, sugira que desenhem as frutas que conhecem numa parede de azulejos da escola!
Quando as professoras entraram no tema das brincadeiras infantis, apresente a obra "Meninos Pulando Carniça", do brasileiro Cândido Portinari. A partir dela, monte um grande quebra-cabeças da seguinte forma:
1. Faça duas reproduções bem grandes da obra.
2. Recorte uma delas em quatro ou cinco pedaços.
3. Peça aos alunos que montem o quebra-cabeças.
DICA: Veja como trabalhar esta obra
AQUI e
AQUI.
Culminância
Todos os trabalhos de Arte do projeto devem ser expostos na mostra da escola, agrupados em um grande livro. As famílias e as crianças poderão conferir tudo que produziram ao longo do projeto e todos os artistas e obras que conheceram.