Sessão pipoca
Monteiro Lobato é o grande homenageado este mês! Para apresentar as personagens (que muitos alunos podem não conhecer ainda), sugerimos a utilização de vídeos para entreter e motivar o trabalho com todas as turmas. Nesta mídia (vídeo), as cores, o movimento e a linguagem das personagens garantem a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta das deliciosas histórias do escritor é um pequeno passo.
• Organizar uma sessão de vídeo na escola, com direito a pipoca e refrigerante, alugando na locadora mais próxima um dos episódios da série Sítio do Pica-pau Amarelo: No reino das Águas Claras - Viagem ao céu - Memórias de Emília.
• Após a sessão pipoca, sugerimos uma roda de conversa com os alunos sobre as características do Sítio do Pica-pau Amarelo e suas personagens interessantes: Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta ou sobre seus objetos mágicos: pó de pirlim-pimpim, a canastra da Emília, a pílula do Dr. Caramujo, etc.
Contação de História - Fábula O Burro Juiz
Disputava na floresta a Dona Gralha com o Senhor Sabiá, cada um afirmando que a sua voz era mais bonita que a do outro. Todos os pássaros riam daquela presepada. Foi aí que Dona Gralha, irritada, mandou todo mundo fechar o bico e disse que aquele era um assunto muito sério, que deveria ser decidido por um juiz. Os dois cantariam e o juiz diria qual a voz mais bela daquela floresta. Tudo acertado! Só faltava escolher o juiz, que teria de ser alguém bem sério para realizar tal tarefa. Enquanto discutiam sobre essa escolha, ali do lado um burro deu um grande zurro. Dona Gralha achou aquilo muito lindo e disse a todos que ali estava o juiz perfeito, pois com aquelas longas orelhas poderia ouvir e apreciar a voz mais bela da floresta melhor do que ninguém. Convidaram o burro, que prontamente aceitou dizendo que começassem a cantar, cada um na sua vez. O Senhor Sabiá deu uns pulinhos e emitiu seu trinado melodioso. Todos ficaram maravilhados, extasiados com o som melodioso do canto do sabiá. Chegou a vez da Dona Gralha. Ela se preparou e, abrindo o bico, pôs-se a matraquear numa gritaria de romper os tímpanos. E o burro, zurrando ainda mais alto, deu sua sentença: "Quem ganhou foi a Dona Gralha, que canta muito mais alto que o Senhor Sabiá". E é isso que dá chamar burro para ser juiz!
Quem são os personagens?
★ Emília: boneca de pano falante e com sentimentos e ideias
★ Visconde de Sabugosa: boneco de sabugo de milho muito sábio
★ Pedrinho e Narizinho: as crianças que protagonizam as histórias
★ Dona Benta: avó de Pedrinho e Narizinho e dona do Sítio. Contadora nata de histórias.
★Tia Nastácia: cozinheira do Sítio, com grande talento culinário
★Tio Barnabé: homem da roça, que passa muitos ensinamentos a Pedrinho
★Marquês de Rabicó: um porquinho gordinho e bem guloso
★Conselheiro: burro falante que dá bons conselhos à turma do Sítio
★Cuca: personagem assustador, com cara de jacaré, que vive pondo medo em outras pessoas do Sítio
★Saci: personagem mais famoso do folclore brasileiro, foi aproveitado por Monteiro Lobato em sua obra
Personagens de massinha
• Motivar os alunos a criar em massa de modelar as personagens de que mais gostaram.
• Expor as criações na sala, com os nomes das personagens escritos em letra de imprensa maiúscula.
TEXTO INFORMATIVO - Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros - o criador de O Sítio do Picapau Amarelo e suas inesquecíveis personagens.
SUGESTÃO -Cante musiquinhas sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo com os alunos e proponha a confecção de uma boneca de pano, usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda.