Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

5 blogger

05 brincadeiras interativas para bebês de 0 a 3 anos

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi meninas e meninos!
Estou postando aqui mais algumas dicas para berçário. Selecionei 05 sugestões de brincadeiras que considero muito importantes para serem realizadas com esta turminha. Lembrando que eles exigem muito cuidado, acompanhe tudo de perto com os olhos bem abertos. A repetição da atividade também ajuda na fixação do aprendizado. Dicas do blog Atividades para Maternal.

05 brincadeiras interativas para bebês
01 - Esconde-Esconde (para bebês)
Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
IDADE A partir de 6 meses.
O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

02 - Encaixes (para bebês)
Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
IDADE A partir de 6 meses.
O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.
Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

03 - Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!
IDADE A partir de 3 meses.
O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.
Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

04 - Arte com mingau (para bebês)
Maisena, corante alimentar e água.
IDADE De 8 meses a 1 ano e meio.
O QUE DESENVOLVE
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitadas de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira. Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.

05 - Trenzinho da Identidade (para bebês)
IDADE De 9 meses a 2 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
5 Comentários

5 Recados:

Unknown disse...

Excelentes atividades, se VC tiver mais atividades para os 3 anos por favor me mande.abrs

lenir disse...

Adorei as sugestões, estou pela primeira vez trabalhando com três anos,se possivel mais sugestões vai me ajudar mais ainda.obrigada

lenir disse...

Adorei as sugestões, estou pela primeira vez trabalhando com três anos,se possivel mais sugestões vai me ajudar mais ainda.obrigada

Unknown disse...

Todas as atividades são muito importantes.

Unknown disse...

Todas as atividades são muito importantes.

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados