Ao entrar na pré-escola, a criança vive um momento difícil de insegurança... De uma vez, ele precisa a afastar-se da família e criar novas relações afetivas. Esta emoção da primeira separação não é nada fácil e, geralmente, surgem dúvidas tipo: "Por que tenho que vir para cá?" "A professora vai cuidar de mim?" "E se minha mãe não voltar?".
Para que essa primeira separação não seja muito sofrida, postamos 10 dicas muito importantes que com certeza vão te ajudar,confira!
1. Pontualidade: Nesse período é muito importante que seu filho entre na sala de aula acompanhado dos colegas e da professora, isso facilita o sentimento de pertencente ao grupo. Procure chegar uns minutinhos antes do horário de saída, assim a criança o enxergará logo que sair da sala.
2. Confiança: Procure transmitir confiança à criança. Lembre-se que ela irá responder ao seu sentimento, afinal você é o adulto em quem ela confia. Se tiver dúvidas ou incertezas quanto à escola, pergunte à professora ou à coordenação e tranquilize-se. Se você se ausentar da escola, nunca minta para seu filho dizendo que o aguardará do lado de fora da porta. Fale sempre a verdade mesmo que ele chore por causa dela.
3. Choro: É comum, principalmente com a criança que está iniciando na escola e não significa que ela não queira permanecer nesse ambiente, por isso não desista. Converse com seu filho.
4. Objeto: Se seu filho faz uso de algum objeto significativo como ursinho, paninho, cobertor, etc., traga-o para a escola nestes primeiros dias de aula, pois será uma forma da criança sentir-se segura.
5. Preparando em casa: Mostre para seu filho o material, o uniforme, o convite e fale para ele que encontrará na escola os amiguinhos, a professora e muitas atividades divertidas, como pintar, brincar, jogar, desenhar, etc. Enfim, prepare a criança para o que ela irá vivenciar.
6. Experiência: Fale da sua experiência na escola, mesmo que você não lembre muita coisa, é importante contar que você também já foi à escola e, então, relatar como era.
7. Não compre seu filho: Procure não fazer trocas com seu filho dizendo que se ficar bem na escola irá levá-lo ao Mc’Donald, por exemplo.
8. Recaídas: Poderá acontecer de seu filho ter uma recaída depois de alguns dias de aula. Então, procure conversar com a professora para saber como ele vem participando das atividades, às vezes a criança só quer chamar sua atenção. Neste momento é importante ser firme. Em alguns casos é preciso fazer uma readaptação. A escola lhe orientará.
9. Facilidade: Há crianças que entram na escola e enfrentam esse período muito bem, porque ela é uma novidade em suas vidas. Porém, a criança, por vezes, poderá entender que na escola se pode brincar o tempo todo, e, quando percebe que esse espaço possui regras poderá demonstrar dificuldades para permanecer. Caso isso aconteça com seu filho, procure conversar explicando que se vai à escola para, também, aprender e não só para brincar.
10. Espaço: Os pais precisam respeitar o espaço de sala de aula. Quando você estiver fazendo a adaptação de seu filho, procure ficar num ambiente fora da sala de aula. Se for preciso, a professora ou a auxiliar de turma levará a criança até você. Pense que nesse espaço devemos privilegiar e facilitar o vínculo com a professora.
E o mais importante: não desista na primeira dificuldade. Pense que você está preparando seu filho para a socialização. Acredite na escola, converse com seu filho, seja amoroso e carinhoso com ele, e, sobretudo, seja firme.
DICA DE LIVRO
Para ajudar nesta fase, indicamos o livro 'Cadê minha mãe?' da Editora Brink-book, que conta a história de um pintinho que um dia acordou e sua mamãe tinha sumido. Ele a procurou por toda a fazenda e nesta procura, acabou fazendo muitas amizades!
Dicas
Daqui