Dicas para trabalhar o Dia da Bandeira
Curta no facebook | Siga no twitter
Oi gente amiga!
O Dia da Bandeira está chegando e eu passei pra postar mais algumas dicas de atividades para trabalhar esta data patriota...
Algumas idéias são da revista Guia Prático da Educação Infantil.
- Organize uma exposição de arte enfocando as cores e formas da Bandeira. Alguns alunos trabalharão as formas e outros as cores.
- Aproveite a oportunidade para falar sobre a Bandeira e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão... enfim, tudo pintado com verde e amarelo.
- Outra dica: se cada aluno trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente, no dia da exposição você pode juntar tudo e montar uma bandeira gigante.
- Não se esqueça de montar um belo mural onde vai expor os trabalhos (veja exemplo acima, laços e enfeites de papel crepom são baratos e ficam lindos!)
- Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê aos alunos um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
- Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
- Faça um painel com papel pardo, com o desenho da Bandeira, e cole os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
- Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".