Férias - Criando uma selva
Curta no facebook | Siga no twitter
Criando uma selva de brincadeirinha
Os exploradores e viajantes precisam criar um abrigo provisório para proteger-se do frio, do escuro e dos perigos da selva à noite, por isso acampam. E que tal tornar a brincadeira mais real e trazer os mistérios da selva para a sala de estar? Anote as dicas:
- Esconda frutas e bolachas atrás dos móveis. As crianças devem sair "à caça" para encontrar o alimento.
- Para cozinhar de mentirinha, coloque as frutas e bolachas dentro de uma panela. Depois, simule uma fogueira prendendo com elástico o meio de duas folhas de papel celofane: por fora vermelho e, por dentro, amarelo. Se os pais estiverem participando integralmente da brincadeira, podem usar um fogareiro para assar marshmallows.
- Fechem as cortinas, desliguem as luzes e acendam suas lanternas. Todos estarão mais preparados para enfrentar os perigos da floresta se levar a tira colo, além da lanterna, um cantil de água.
- Para um grupo maior de crianças, monte duas barracas e inicie uma gincana de brincadeiras na floresta. A competição entre os acampamentos tornará a brincadeira ainda mais divertida.
- Aproveite o tema da natureza para ensinar às crianças, lições de preservação do meio ambiente. Vocês podem se reunir em volta da fogueira e contar histórias sobre a importância da natureza; brincar de imitar o som dos bichos; pedir para as crianças descreverem as diferentes texturas de folhas do quintal; instituir regras como: o acampamento que jogar lixo na natureza perde pontos na gincana.
- A garotada pode se camuflar colando folhas de árvores em roupas velhas e bonés e pintar o rosto com tinta guache verde ou preta.