Escravidão - Dicas para trabalhar o tema
Curta no facebook | Siga no twitter
Oi gente!
Aí vão algumas idéia para trabalhar o tema Libertação dos Escravos.
- Reproduza a história da Libertação dos Escravos em forma de teatro de fantoches, para que dê um enfoque mais lúdico e prazeroso aos alunos.
- Trabalhe com letras com músicas que falem sobre escravidão, promovendo debates, paródias e redação sobre o tema.
- Produza cartazes. Idéia para tema: A contribuição do negro africano para a formação do povo brasileiro (cultura, religião, culinária, dança, trabalho escravo...)
- Pomova uma apresentação de danças ou uma degustação dos pratos típicos inseridos pelos escravos no Brasil.
- Amplie imagens que retratem o período da escravidão, e faça com os alunos a leitura desta imagem, onde possam observar e refletir. Faça o registro das observações.
- Para decoração da escola: Slogans contra o preconceito racial, cartazes de apoio e respeito as diferentes raças.
- Idéia para Mural: pode-se ampliar o mapa do Brasil, colando dentro, gravuras de pessoas negras trabalhando, estudando, etc..., abaixo do mapa o desenho de mãos escravas simbolizando a libertação. Idéia de frase: Brasil! Um país construído por negros. Diga não ao preconceito racial!
- Fantasias: Faça braceletes com correntes para colocar no pulso ou nos pés das crianças, (pode ser confeccionada com papel laminado ou EVA prata) ou faixa com o escrito: Liberdade! Outra idéia, é que os alunos saiam com uma caneta feita de pena e réplicas da carta da abolição.
- Faça Viseira, óculos ou gravatas, para os alunos usarem no dia da apresentação. Fica lindo!
- Encenação da lenda do Negrinho do Pastoreio com os personagens: cavalinhos de pau, roupas de tnt para as crianças vestidas de escravos, fazendeiro, filho do fazendeiro, o Negrinho, os escravos...
Créditos: Jacqueline Franco e Amor em Educar.