Dicas para trabalhar o Dia da Bandeira

27 Out de 2011
Oi gente amiga!
O Dia da Bandeira está chegando e eu passei pra postar mais algumas dicas de atividades para trabalhar esta data patriota…
Algumas idéias são da revista Guia Prático da Educação Infantil.

Organize uma exposição de arte enfocando as cores e formas da Bandeira. Alguns alunos trabalharão as formas e outros as cores.Aproveite a oportunidade para falar sobre a Bandeira e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão… enfim, tudo pintado com verde e amarelo.Outra dica: se cada aluno trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente, no dia da exposição você pode juntar tudo e montar uma bandeira gigante.Não se esqueça de montar um belo mural onde vai expor os trabalhos (veja exemplo acima, laços e enfeites de papel crepom são baratos e ficam lindos!)Outras dicas para trabalhar o tema Bandeira:
Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê aos alunos um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação… quem sabe no muro da escola?Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.Faça um painel com papel pardo, com o desenho da Bandeira, e cole os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos “brasileirinhos mais carentes”.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

mautic is open source marketing automation