Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

facebook 7 blogger

Plano de aula para primavera - A abelha Zangona

Curta no facebook | Siga no twitter

Plano de aula para trabalhar na primavera com seus alunos e aprender sobre a vida das abelhas, desenvolvendo socialização, a união e a solidariedade entre os alunos. Aqui também vamos trabalhar conceitos de valorização da vida e trabalho em grupo.

plano de aula para trabalhar na primavera - a abelha zangona

História
Leitura da história - A abelhinha Zangona

Era uma vez uma abelha amarelinha com listras pretas que era muito, muito zangada. Ela era tão zangada, mas tão zangada, que as outras abelhas lhe deram o nome de Zangona. Ela se zangava com tudo. Mesmo na primavera, quando o sol brilhava forte no céu e todo o jardim se enfeitava de flores, Zangona reclamava:
- O sol está muito quente!
- As flores são muito coloridas! 
- Meu pote de mel está muito pesado!
- Eu quero ter bolinhas pretas ao invés de listras, como a Joaninha.
Zangona reclamava o tempo todo! 
Um dia, Zangona estava voando pelo jardim e como sempre reclamando. Não viu a roseira bem na sua frente e ficou presa entres os espinhos. Por mais que pedisse ajuda, ninguém podia ouvir porque a roseira ficava num canto do jardim. Zangona ficou lá o dia todo, presa embaixo das folhas sem poder ver o sol, ou voar e fazer mel. Zangona ficou muito, muito zangada! Zangou tanto que se cansou. 
Já no fim do dia, uma joaninha cheia de bolinhas pretas passou por ali e viu Zangona presa. Ela chamou outras Joaninhas amigas e, juntas, tiraram Zangona de lá. Zangona viu o quanto era bom voar, ver as flores, sentir o vento e carregar mel. E nunca mais reclamou. Zangona, agora era uma abelhinha feliz!

(Texto por Mari Barbosa - Gente Miúda)

Fantoches para contar a história

Fazer o fantoche de Zangona para contar a história e brincar com a turma, em feltro ou EVA.
Pra fazer é só cortar o feltro ou EVA duas vezes, e fazer a colagem de forma que de um lado fique a Zangona zangada e do outro a Zangona feliz...

Conversa em rodinha
-Comentar sobre a história;
-Quem era Zangona?
-Porque lhe deram este nome?
-Porque Zangona reclamava tanto?
-Ela tinha motivos para isto?

Dramatização e Música
Você pode fazer a dramatização da história de forma simples, usando as crianças como os personagens e dando vida à história. Você também pode criar um final diferente para a história. Escolha algumas músicas sobre abelhas, cante com a turma e faça paródias... Aí vão algumas sugestões...

Música Voa, voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Vai voando sem parar
Voa entre as florzinhas
Pro melzinho preparar
Voa,voa abelhinha
Vai voando sem parar
Voa entre as florzinhas
Pro melzinho preparar
Zum,zum,voa abelhinha
Zum,zum,voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Entre as flores do jardim
Voa,voa abelhinha
Faz melzinho para mim
Zum,zum,voa abelhinha
Zum,zum,voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Entre as flores do jardim
Voa,voa abelhinha
Faz melzinho para mim

As abelhas, de Vinícius de Moraes.

Pesquisa
Fazer uma simples pesquisa sobre o modo de vida das abelhas... Procuramos reportagens em revistas, informações, gravuras e muitas curiosidades. Todas as informações são muito preciosas para o aprendizado."
-Como é a organização social das abelhas? 
-Onde elas moram? Como se defendem? O que produzem? 
-Falar sobre a importância do trabalho em grupo das abelhas.
-Mostrar de forma clara e simples como as abelhas trabalham para fazer mel.

Jogo das abelhas
Fazer o jogo com EVA que ajudará no reconhecimento das letras do alfabeto. Você vai precisar de uma abelha para cada letra e várias mãozinhas em EVA com palito de churrasco. A Jogo consiste em cada criança acertar a letra correspondente, depois que o educador diz o nome dela em voz alta.
Ganha quem mais acertar.
Dica linda daqui.
Atividades para a semana
Aplicar várias atividades com o tema abelha durante a semana com móbiles, quebra cabeças, atividades com colagem e outras.


Máscaras e Fantasias
 Faça máscaras para a turma usando papel ou EVA. Roupas podem ser feitas em TNT.  


Vamos fazer uma colméia?
Junto com a turma, faça uma colméia de garrafa pet, com abelhinhas feitas em EVA ou papel. Eles vão adorar! Aprenda a fazer uma colméia com garrafa pet AQUI.


Oficinas
Realize oficinas com sucata com a turma para fazer lembrancinhas. Você pode fazer abelha com palito de picolé, abelhas com cones de papel, abelhas com rolo de papel higiênico e muito mais! Uma boa sugestão é potes de mel feitos com garrafa pet.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 14 blogger

Plano de aula para a primavera - Leilão de Jardim

Curta no facebook | Siga no twitter

Plano de aula para educação infantil para trabalhar na primavera, com o poema 'Leilão de jardim' de Cecília Meirelles. 

A sugestão é para ser trabalhada durante toda a semana, com a criação de um livro e também várias outras atividades desenvolvidas pela turma, confira!
plano de aula para trabalhar primavera com educação infantil
A cada dia da semana, montar uma página do livro com colagem, pintura, origami ou outra técnica que preferir. Abaixo sugerimos a realização do trabalho com carimbo das mãozinhas... Para a realização das atividades relacionados, temos várias sugestões nos links.

Objetivos: Despertar o interesse pela arte e por poemas e conscientizar sobre a proteção aos bichinhos e a natureza. Desenvolver a coordenação motora, o gosto pela arte e ampliar o conhecimento a autora em questão.

Página 01 - Jardim e borboletas com carimbo das mãos.
Oficina - Borboletas com rolos de papel higiênico, com guardanapo ou tampinhas pet.


Página 02 - Passarinhos e ovos com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Passarinhos com pratos descartável, dobradura, ou rolo de papel higiênico.

Página 03 - Sol e caracol com carimbo dos dedinhos e mãos.
Oficina: Caracol com dobradura de papel, caracol com recorte de papel e sol com recorte e alinhavo.

Página 04 - Lagarto com carimbo das mãos.
Oficina: Lagarto com massinha ou rolo de papel higiênico.

Página 05 - Formigueiro, formigas e sapo com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Formigas com massinha e origami, sapo com copo descartável, prato de papel e dobradura

Página 06 - Cigarra e grilo com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Cigarra com origami e com pega moscas

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 3 blogger

Dicas para trabalhar Semana da Pátria

Curta no facebook | Siga no twitter

Várias atividades, dicas e sugestões para trabalhar com educação infantil na semana da pátria.

É isto aí gente linda do blog, é hora de pintar tudo de verde e amarelo, a semana da pátria já está chegando... aqui postamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com a turma mais pequena, tome nota!!! Algumas sugestões para aprender e fazer:
  • Hora de colocar fitinhas verde e amarelo na garotada, valorizar o Hino da Independência, cantando, trabalhando a letra e quem sabe fazendo um karaokê (tem o hino cantado, instrumental e play back no blog)!!!
  • Faça uma lista verde e amarela no caderninho das crianças durante a semana toda, eles vão adorar!!!
  • Veja que idéia legal da Cleuza: Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Ideia legal da Escola sem Mimeógrafo: colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
    atividades para trabalhar na semana da pátria

  • Outra ideia: Com papel pardo faça um painel com o desenho da Bandeira e colar os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
  • Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".
    Beijos a todas as amigas lindas que estão sempre no blog!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 6 blogger

Plano de aula para semana da pátria

Curta no facebook | Siga no twitter

A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor a oportunidade de formar  na criança o conceito de Pátria  e despertar o sentimento de amor e patriotismo. Para isto estamos postando um plano de aula para te auxiliar neste trabalho.
plano de aula para semana da pátria com várias atividades relacionadas ao tema

Turma - Maternal (Podendo ser adaptado para outras turmas).

Objetivos
Realizar várias atividades e brincadeiras relacionadas ao tema para desenvolver nos alunos o sentimento de amor e valorização a Pátria, proporcionar situações de brincadeiras diversas, desenvolver a linguagem oral e corporal e incentivar o amor à Pátria.

Metodologia
Explorar e trabalhar algum livro relacionado ao tema da independência. Sugerimos o livro "Chapéu de papel'. Aproveite para trabalhar também com músicas, como Um tal de D. Pedro, baixe aqui. Em seguida confeccione chapéu e espada para os alunos. Aprenda a fazer Chapéu e espada de soldado com reciclagem de jornal AQUI.

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode acode acode
A bandeira nacional

Trabalhando as cores da bandeira
Trabalhe as cores  presentes na bandeira do Brasil: verde, amarelo e azul. Algumas dicas:
  • Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação.
  • Colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
  • Aproveite a oportunidade para falar sobre a cores e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão... enfim, tudo pintado com verde e amarelo.
  • Cada aluno pode trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente. Junte tudo e monte uma bandeira gigante!
Oficina de arte e sucata
Não se esqueça de organizar uma oficina com muita arte! Fazer a Bandeira do Brasil com colagem de papel crepom, tampinhas pet ou carimbo das mãozinhas é uma ótima dica.

Vídeo e sessão pipoca
Não se esqueça de fazer pipoca amarela e verde para a sessão de filme... É só colocar corante comestível.


O vídeo Marcha soldado da Galinha Pintadinha é uma ótima sugestão!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 2 blogger

Projeto Primavera e Estações

Curta no facebook | Siga no twitter

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

facebook 1 blogger

Receita de tinta de gelo para o verão

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Esta receitinha de tinta feita com gelo eu vi lá no blog da Estéfi Machado e amei!!! É super indicada para brincar e se divertir com as crianças pequenas (e também as grandes!) nesta volta às aulas, principalmente porque ela é super refrescante!!! Uma ideia assim neste calor é tudo de bom! Vamos aprender?
Pra fazer você vai precisar de forminha de gelo, tinta guache, palitos de sorvete e água... Misture as tintas na água e encha as forminhas! Já deixe os palitos posicionados enquanto a tinta está mole. Agora é só esperar congelar e se divertir à beça com a turminha!!!

Depois de pronto é só desenformar e fazer arte à vontade... além de divertido, super colorido e refrescante, a tinta sai com água e não mancha. Boa brincadeira!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 10 blogger

Projeto Bichinhos de Jardim para maternal

Curta no facebook | Siga no twitter

Projeto de educação infantil para trabalhar com as turmas do berçário e maternal na PRIMAVERA com objetivo de compreender a importância dos animais para nosso meio ambiente e o amor pelos mesmos.


Objetivos específicos
  • Identificar o habitat de cada animal
  • Definir a classe dos animais em estudo
  • Trabalhar as motricidades fina e ampla e o senso crítico
  • Desenvolver o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa.
  • Descrever características físicas dos animais.
  • Identificar a utilidade de alguns animais para os seres humanos.
  • Desenvolver o hábito da leitura e da pesquisa.
  • Desenvolver a oralidade e expressão corporal.
  • Trabalhar o raciocínio lógico, sequenciar, classificar elementos.
Conteúdos
Dinâmicas, brincadeiras, musicalização, montagem de livros, atividades físicas hora do conto, oficinas de sucata, montagem de murais e pesquisas.

Culminância
Exposição de algumas das atividades desenvolvidas ao longo do projeto e montagem de painel sobre o tema (Veja dica de painel de bichinhos de jardim na primeira imagem do post).

Avaliação
Feita de forma qualitativa, processual e contínua com observações sobre o interesse e envolvimento em atividades coletivas e individuais.

Atividades
Hora do conto - Musicalização e rodinha - Artes com sucata - Brincadeira com terra (minhoca)  - Brincadeiras

Meio ambiente representado em bandejas de isopor - Arte com pintura, colagem e outras técnicas, ótima sugestão para fazer uma exposição no fim do projeto.
Meio ambiente, na bandeja de isopor, daqui.
Atividade com sucata - tampinhas pet

Atividade com carimbo dos dedinhos
Utilize esta técnica para a realização de painéis e atividades.


Projetos de educação infantil para primavera



Músicas

Uma minhoquinha faz ginastiquinha
Uma minhoquinha faz ginastiquinha...
duas minhoquinhas fazem ginastiquinha...
três minhoquinhas fazem ginastiquinha...
quatro minhoquinhas fazem ginastiquinha...
cinco minhoquinhas fazem ginastiquinha ...
Um minhocão faz gisnasticão,
um minhocão faz gisnasticão!

seis minhoquinhas fazem ginastiquinha,
sete minhoquinhas fazem ginastiquinha,
oito minhoquinhas fazem ginastiquinha,
nove minhoquinhas fazem ginastiquinha,
dez minhoquinhas fazem ginastiquinha,
Um minhocão faz gisnaticão,
um minhocão faz gisnaticão!

Minhoca me dá uma beijoca
Minhoca, minhoca me dá uma beijoca
Não dou, não dou
Então eu vou robar
Smack, smack!!!
Minhoco, minhoco você é mesmo louco
Você beijou errado, a boca é do outro lado

Brincadeira e música
Com minhocão feito com tecido ou TNT puxando pra cá, puxando pra lá:

Dois patinhos na lagoa
Dois patinhos na lagoa começaram a nadar, a nadar.
Quando viram uma minhoca começaram a puxar.
Puxa pra cá, puxa pra .
Cuidado pra minhoca não arrebentar.

Puxa pra cá, puxa pra lá,
Cuidado pra minhoca não arrebentar, arrebentou!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

facebook 4 blogger

Porta guloseimas de abelhas com reciclagem e EVA

Curta no facebook | Siga no twitter

Sugestão para fazer lindas lembrancinhas recicladas para a primavera. Veja como fazer porta guloseimas com reciclagem de lata de leite em pó e garrafa pet, encapadas com EVA. 

Estas sugestões são ótimas para fazer para projetos de educação infantil com o tema primavera, ou para o dia das crianças! Dica para fazer no plano de aula Abelha Zangona que postei aqui.

Esta sugestão foi feita com lata de leite em pó ou lata de nescau. Pra fazer basta encapar a lata com EVA e depois colar os detalhes do gramado, flores e abelha! Amei, achei aqui.

lembrancinhas recicladas para a primavera

Outra dica mais simples mas também muito bonito. O potinho de mel pode ser feito com garrafa pet cortada e depois encapado com EVA. Faça os detalhes, a alça e a base, que é uma flor de EVA. Daqui.
porta guloseimas com garrafa pet e eva

Claro que não podia faltar a dica do Painel Criativo que postei aqui.
Tem passo a passo e moldes, confira!
porta guloseimas reciclado de garrafa pet

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 2 blogger

Como trabalhar primavera com Romero Britto

Curta no facebook | Siga no twitter

A sugestão desta postagem é trabalhar na primavera com releituras das obras de Romero Britto, usando reaproveitamento de materiais reciclados. 

Acrescente esta dica ao projeto de educação infantil que você vai trabalhar com sua turma e com certeza terá ótimos resultados! Para trabalhar na primavera vamos usar duas obras de Romero, a borboleta e a flor.
Projeto de educação infantil para trabalhar com releitura de obras de Romero Brito na primavera

Aqui a obra de Romero Britto foi trabalhada em papelão, com colagem de CD's partidos no meio e rolos de papel higiênico para fazer as borboletas.
Ótima dica daqui.

Para trabalha a flor, você pode usar papelão ou caixas de pizza. 
DICA: Nas bolinhas da flor, cole tampinhas pet ou tampas plásticas de variadas cores... Você também pode colar um CD no miolo da flor.


| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

07 dicas para ajudar a ler e a escrever

Curta no facebook | Siga no twitter

Você sabia que a melhor forma de ajudar uma criança a ler e a escrever é criar em torno dela um ambiente alfabetizador? Neste ambiente a criança terá contato constante com o mundo da escrita, o que ajuda e  muito no processo da alfabetização. 

Estamos postando aqui 07 dicas importantíssimas, confira aí!!!
07 dicas para aprender a ler e a escrever
  1. Coloque um quadro de recados em casa e anote mensagens para toda a família, incentive seu filho a fazer isto também.
  2. Tenha lápis e papel em casa, em lugar de fácil acesso. Sugira trocar algumas horas de jogos no computador por um momento de desenhos ou brincadeiras no papel.
  3. Estimule-o a ler tudo o que for escrito: rótulos, embalagens, cartazes, outdoors, letreiros etc. As crianças adoram ler placas quando estão viajando.
  4. Espalhe livros, revistas, gibis e jornais pela casa. Leia histórias para ele com frequência.
  5. Compre almanaques que tenham caça-palavras, palavras cruzadas etc, eles adoram!
  6. Dê um diário “especial” e estimule-o a desenhar, anotar suas recordações e guardar cupons, programas e folhetos.
  7. Invista em um calendário interativo e faça-o marcar os eventos.
E não se esqueça do mais importante, comece cedo. Meus 03 filhos adoram ler, leem muito mesmo (as vezes eu até me preocupo...rs) Na escola são os alunos que mais frequentam a biblioteca. O segredo? Desde bebês que eu compro livros, muitos livros pra eles. A criança precisa aprender desde cedo a gostar da leitura. Quem lê muito, escreve melhor e sabe mais!

DICA: Estamos disponibilizando estas 07 dicas para você imprimir e dar aos pais, convidando-os a participar desta importante tarefa: alfabetizar. Clique para ampliar e imprima. Ótima dica para distribuir na reunião dos pais.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

terça-feira, 18 de agosto de 2015

facebook 12 blogger

Planejamento - Reciclando com Romero Britto

Curta no facebook | Siga no twitter

Plano de aula para educação infantil que tem por objetivo fazer a releitura de obras de arte e com isto trazer para o cotidiano das crianças a cultura brasileira através de seus artistas.

As obras de Romero são alegres, coloridas e cheias de vida...
projeto de educação infantil com obras de romero britto
Vamos explorar as obras de Romero Britto, com aplicação de várias técnicas e materiais como papel, caixas de papelão, pratos de papel, bandejas de isopor e outros. Pra começar vamos aprender a fazer a estrela e para isto vamos precisar de papel e tinta de várias cores.
projeto de educação infantil com obras de romero britto

Escolha o material de sua preferência (papel, bandejas...) e distribua os moldes para as crianças, auxiliando-os sempre, principalmente com aqueles que possuem maior dificuldade. Esta dica aqui foi feita esta semana, pela minha filha, ela mesma desenho e pintou. Mamãe amou tanto!!!
Confira outras ideias:

Releitura das obras de Romero Britto com reciclagem de tampas plásticas, tampinhas pet e pratos de papel.
projeto de educação infantil com obras de romero britto

Obras de Romero Britto em bandejas de isopor.

Obras de Romero Britto em papel.

Dica feita com reaproveitamento de CD's velhos.
projeto de educação infantil com obras de romero britto
Releitura das obras de Romero Britto, daqui.
Caixas de pizza são ótimas para serem usadas como telas para as obras.

Organize uma bela exposição no fim do projeto para expor as obras de arte dos alunos... Abaixo postei alguns moldes pra quem vai trabalhar este projeto.









| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...