20 dicas simples para economizar água

17 Mar de 2015
Oi gente!!!
Como prometi no post anterior, aqui vão várias dicas simples e criativas para te ajudar a economizar água!!! As dicas são super práticas e serão ótimas para ajudar a incentivar as crianças a fazer o mesmo… tome nota!!! Fiz também um panfleto com todas as dicas para você imprimir e distribuir, está no fim do post… Todas as dicas são minhas e da @etcemae.

A última água limpa da máquina de lavar pode ser usada para lavar calçadas, banheiro, calçados, baldes e até o carro. Outras águas da máquina pode ser usada para bater outras roupas mais sujas como jeans e tapetes ou descargas.
A ultima água da máquina também pode ser usada para colocar roupas de molho.
Se as crianças usam a pia para ajudar, ou não desligam o chuveiro, incentive-os da seguinte forma: dê a eles o valor, em dinheiro, que a família economizar no fim do mês!!! Eu fiz com minha filha que me ajuda nas tarefas domésticas e já deu resultado!!!
Use um balde para aparar a água do banho, entre as ensaboadas e a água inicial do banho, você vai juntar muita água que pode ser usada em descargas e outros fins.
Aqueles restinhos de água nos copos, que as crianças sempre deixam, podem regar as plantinhas.
A água limpinha e cheirosa do banho do bebê pode ser usada para lavar a roupinha dele e outros fins como lavar o banheiro.
Filtro – Há meios de filtrar a água do último enxágue da máquina de lavar roupas, podendo ser encontrado no mercado filtros com a função de deixar a água da máquina novamente pura para outras funções. Pesquise e certamente irá encontrar vários produtos com essa função.
Na cozinha, a água do cozimento de alguns alimentos servem para cozinhar outros (ovos, macarrão, legumes).
Em dias de falta de água é bom não abusar de alimentos cozidos. Prefira cozinhar legumes junto com a carne para aproveitar a água.
Use a água da manutenção da piscina e encha uma caixa dágua e use-a para lavar a churrasqueira, varanda, carro…
Você sabia que se você fazer xixi no banho economiza até 14 litros de água de uma descarga?
Use a água que você lava a salada para regar as plantinhas…
Acumule o maior número possível de roupas para lavar de uma só vez.
Adquira baldes com capacidade para armazenar no mínimo 100 litros dessa água a ser reutilizada.
Monte sua própria cisterna para armazenar água da chuva (na internet você consegue várias dicas).
Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes.
Na hora de lavar louças armazene uma pequena quantidade de água numa vasilha para molhar a esponja, lave toda a louça e só ligue a torneira na hora de enxaguar.
Só troque roupas de cama e banho quando realmente for necessário.
Antes de utilizar água pense: é mesmo necessário? Por exemplo, o quintal ou a garagem podem ser varridos ao invés de lavados.
A água da chuva pode ser aparada em baldes e bacias e usada para outros fins. A instalação de uma calha no telhado que leva até um reservatório de água também é uma dica muito usada.

SUPER DICA!!! Fiz um panfleto super fofo com as 20 dicas acima. Imprima e distribua nas salas de aula para as crianças levarem pra casa. Distribua em escolas, postos de saúde, no seu bairro… Divulgue o máximo que conseguir para que mais pessoas sejam alcançadas!!! Clique na imagem do panfleto para ampliar e salvar em tamanho original.
✔Se vai armazenar água, muito cuidado com a dengue!!! Não se esqueça de ficar de olho e manter a vasilha bem fechada. Gostou das dicas? Comenta aí!!!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*