Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

17 blogger

Projeto 'Adeus fraldinha' - 20 dicas para o desfralde

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

O desfralde é uma etapa do crescimento tão importante quanto engatinhar, andar, falar. Aprender a usar o banheiro é um processo relativamente simples, composto de diversas etapas. A criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você tiver paciência e souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranqüilo para todos.
Quando começar? 
Não existe uma data certa. A maioria das pessoas geralmente começam o desfraldes aos 2 anos de idade, fica a critério de cada um. O mais importante é perceber o tempo certo da criança, estimular, ter paciência e respeitar o ritmo de cada uma, compreendendo as diferenças.

Tempo estimado
O tempo que for necessário para que todas as crianças consigam dar adeus às fraldas. 

Objetivos
Estimular a retirada da fralda; Ensinar os cuidados que se deve ter nesse momento; Trabalhar em parceria: escola e família; Evitar um processo violento dessa mudança; tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança.

Desenvolvimento
Não existe uma fórmula mágica para o desfralde. Mas existem inúmeras sugestões de pais e professores que já obtiveram sucesso no assunto, que não é um bicho de sete cabeças. Reunimos aqui, 20 dicas super importantes para te ajudar, confira abaixo:
  1. Leitura de livros sobre o assunto (temos dicas de leitura no fim do post), contação e recontação da história e uso de fantoches para falar sobre o tema. Muita conversa em rodinha sobre o assunto. DICA: Primeiro você escolhe uma história ou livro sobre o tema, depois você mesma faz os fantoches com ele para depois começar a história.
    Vaso com rolo de papel higiênico, aprenda a fazer aqui.
  2. Colocar a criança no peniquinho e contar suas histórias preferidas. Ela relaxa, ri e faz xixi. Depois que ela conseguir, faça festa! Se não conseguir incentive-o a continuar tentando!
  3. Manter uma rotina, ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.
  4. Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar no processo e fazer o mesmo em casa. Levar as crianças ao banheiro, aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso.
  5. Incluir alguns títulos de livros do projeto e a cada semana enviar para casa de uma criança para que a família participe de atividades lúdicas sobre o assunto e possa reforçar o trabalho feito na escola.
  6. Presentinhos, mimos ou lembrancinhas para aqueles que conseguiram é uma ideia ótima!
  7. Dica super criativa: trabalhar com bonecas que "fazem xixi" e demonstrar em um peniquinho para toda turminha.Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!
  8. Levar peniquinhos plásticos para a salinha e ensinar as crianças a usar. Deixá-los em local de fácil acesso, usar para falar sobre o assunto.
  9. Enviar bilhetinho aos pais informando do projeto e etapas desse processo, deixando bem claro que tanto na escola como em casa, o processo tem que ser seguido do mesmo modo. Os pais também podem  enviar calcinhas e cuecas com estampas de desenhos, que eles adoram.
  10. No banheiro, usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso. Sempre dá certo!
  11. Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto. Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro e, ao voltar, ser recebida com muita alegria pela turma. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa. 
    Cartaz de desfralde com fraldas, daqui.
  12. Dica criativa: Colar na parede do banheiro um cartaz de cartolina ou EVA, de um lado escrever xixi e do outro cocô. A cada xixi e cocô feito, a criança cola um adesivo. A cada cinco adesivos, a criança ganha um presentinho (potinho de guache, uma cartela de adesivos...).
  13. Sempre perguntar a criança se ela quer ir ao banheiro e incentivá-la a ir, mesmo ela dizendo que não quer ir... Tornar isto uma rotina a ajudará no processo. Quando levar ao banheiro, ter paciência... Fazer barulhinho com a boca, imitando o xixi e falar: "Vamos ouvir o barulho do xixi?", o barulhinho da torneira vazando água as vezes também ajuda... e barulho de descarga diverte e incentiva-os a voltar, deixe-os apertar a descarga.
  14. Vídeo - Levar um vídeo ou filme para a salinha para ver com a turma... Sugerimos aqui o vídeo Saindo das fraldas, da Casa Azul.
  15. Importante: trocar a fralda suja de cocô ou xixi imediatamente ajuda muito! Se uma criança tem que esperar muito tempo entre fazer cocô e trocar a fralda, ela pouco se importará em fazer xixi ou cocô na roupa.
  16. Levar a criança no banheiro para ver o coleguinha maior fazer xixi ou cocô também é ótimo, crianças adoram imitar a outra. Que tal todos irem a banheiro ao mesmo tempo? Um estimula o outro. Geralmente quando o amiguinho termina a criança pede pra fazer também. 
  17. Dica super demais: Usar adesivos ou incentivos ajuda a turminha a familiarizaram-se com a questão do desfralde. Outra dica é um carimbo na mãozinha com mensagem. Ao final do dia ajude-os a colar os adesivos de incentivo na agenda ou caderno, com os dizeres: "Rei do penico", "Rainha do penico!" "Já consigo fazer sozinho", "ops, escapou!", "Consegui fazer xixi no vaso!", "Parabéns para mim!"... Estes momentos são muito esperados por todos e logo eles começam a ajudar os outros para ganhar mais adesivos e vencer o medo do vaso sanitário!
     
  18. Desfile das fraldinhas - Fazer um desfile com a turminha com as fraldas na mão, dando adeus para as fraldinhas. Fazer também um cartaz utilizando carimbo das mãozinhas com os dizeres 'Adeus fraldinhas'. Desfilar pela escola com as fraldas e cartaz, cantando músicas relacionadas ao desfralde.
    Cartaz e desfile do desfralde, Creche Lady Bugs.
  19. Não brigar com as crianças quando fizerem xixi na roupa, tem que ter paciência com as 'escapadas' e passar tranquilidade para elas, mostrando que podem confiar em você. Outra dica é dar adeus para o xixi e cocô, quando feito corretamente.
  20. Evite fazer caras de nojo ou dizer que as fezes são sujas e devem ir para o lixo. Isso pode fazer com que ele prenda o cocô para não fazer nada feio. Evite comparações com os amiguinhos que não fazem mais xixi e cocô na roupa, isto não ajuda em nada e pode inibir a criança. 
Avaliação
Este processo é realizado em parceria com a família, isto é fundamental. Observe junto com a creche e a família o desenvolvimento e progresso de cada criança. Não critique e nem reprima as crianças que não conseguiram, antes os incentive para que consigam alcançar o objetivo. E acima de tudo tenha muita paciência, amor e dedicação.

Dica de leitura

 Patinho usa o Penico
Conheça a história deste lindo patinho amarelo, que precisava usar o peniquinho. Descubra nesse livro como ele conseguiu deixar de usar fraldas e se tornar um patinho crescido! 

Autor: Capstone
Editora: Ciranda Cultural
Preço: R$ 14,90 cada.

 Mirtilo deixa as fraldas
Para Mirtilo chegou a hora de tirar as fraldas: mamãe e papai compraram para ele um lindo troninho em forma de hipopótamo. O que vai acontecer? 

Autor: Sara Agostini
Editora: Ciranda Cultural
Preço: R$ 14,90 cada.


| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
17 Comentários

17 Recados:

blossomppg4 disse...

Ai que coisa mais linda, o momento de deixar a fraldinha é tão fofo quanto o que o bebe deixa a chupeta, exige paciência e dedicação para dar certo, da orgulho de ver uma pessoinha pequena falar pra alguém que chega "fiz xixi no piniquinho, eu lembrei de pedir, não fiz na calça, eu já tô grande"
Isso é uma coisa linda de se ver, parabéns pelo projeto, Beijos <3

Poesia do Bem disse...

Muito bom o projeto, trabalho com Ed Infantil e vez ou outra somos surpreendidos por xixi na roupa, e aqui aprendi muitas dicas e vi muita opção de ideias, bjs Tô participando do sorteio

Cei Monte Sinai !! disse...

Muito bom o projeto e como sempre nos ajudando na rotina de nosso CEI. Estamos desfraldando nossos pequenos e toda informaçãoé muito importante nesse momento. A idéia é facilitar essa fase para os educadores e tornar divertido e menos traumático para os bebês.

viviane rochelle disse...

Sou professora e agora sou mãe, com os nossos alunos sempre foi tão fácil... Mas com oeu pequeno, vixi... Tudo é tão complicado... Nem parece que vou fazer 20 anos de profissão... Ai meu bebê, te amo meu bebê, sou louca por você.

viviane rochelle disse...

Sou professora e agora sou mãe, com os nossos alunos sempre foi tão fácil... Mas com oeu pequeno, vixi... Tudo é tão complicado... Nem parece que vou fazer 20 anos de profissão... Ai meu bebê, te amo meu bebê, sou louca por você.

Jallyne Neris Correia disse...

Projeto maravilhoso! Parabéns!!!!!
Vou botar em pratica e repassar para todas minhas amigas!!!!
Amei!!!!

Elícia disse...

Eu sou professora de ed infantil fazem 10 anos e mãe há 5 anos... e são mundos completamentes diferentes! É tão fácil ensinar os filhos dos outros, mas com a minha filha tem hora que me perco. Mas nesse quesito "fraldas" nós duas tiramos nota 10. No aniversário dela de 2 anos, nao coloquei mais e dai pra cá foi so alegrias, ela adora contar que nao faz mais xixi na cama, na fralda etc... e na escola é do mesmo jeito. Acontece tudo sempre de maneira calma, no tempo de cada aluno.

Mamãe Roberta Soares disse...

Aqui falta só o desfralde noturno. Não forçamos e o diurno foi muito rápido.

abraços.

www.matheusmeucoracao.com

Déa Nagy disse...

Deixar a fralda é um momento de "perda" mas também de construção de autonomia pelos pequenos.. o orgulho deles cada vez que conseguem ir ao banheiro antes de escapar um "xixi" na roupa, não tem preço...

Cris Philene disse...

Eu tb acredito que cada criança tem seu tempo, mas amei todo incentivo e essa proposta.
Meu filhote ainda tem dificuldades, pois ele não pede pra ir ao banheiro, mas vamos firmes nas tentativas, bjs

Unknown disse...

Mais uma fase para minha pequena Maria Júlia! !! Ela tem apenas 1 ano e 5 meses...mas acredito que o incentivo precisa começar cedo. Já deixo ela sem fraldinha durante o dia...apenas com a calcinha e ela adoraaaaa!!!!! E eu tb...além de vê-la feliz é uma economia e tanto!!!! Kkkk. Também penso que o planeta agradecerá muito...imagina quantas fraldas deixarão de ser jogadas por ai????

Unknown disse...

Meu nome não aparece!!!!
Sônia Maia (facebook)

Unknown disse...

Mais uma fase para minha pequena Maria Júlia! !! Ela tem apenas 1 ano e 5 meses...mas acredito que o incentivo precisa começar cedo. Já deixo ela sem fraldinha durante o dia...apenas com a calcinha e ela adoraaaaa!!!!! E eu tb...além de vê-la feliz é uma economia e tanto!!!! Kkkk. Também penso que o planeta agradecerá muito...imagina quantas fraldas deixarão de ser jogadas por ai????

Anna disse...

Parabéns pela iniciativa lindo projeto que vai auxiliar a todas as mamães nesse momento de desfralde,excelentes dicas e o melhor que tudo com muito amor. Abraço.

Maggie Barbosa disse...

Tenho um pequenino que está saindo das fraldas agora, e uma das minhas táticas é ligar a sirene (barulho feito com a boca mesmo) quando ele anuncia que quer fazer xixi ou cocô no peniquinho. A prática tem feito sucesso, nós saímos correndo em direção ao peniquinho e ele ri muito...

Maggie Barbosa disse...

Tenho um pequenino que está saindo das fraldas agora, e uma das minhas táticas é ligar a sirene (barulho feito com a boca mesmo) quando ele anuncia que quer fazer xixi ou cocô no peniquinho. A prática tem feito sucesso, nós saímos correndo em direção ao peniquinho e ele ri muito...

Flávia Andréa facr disse...

Adorei ira nos ajudar muito. Aproveitando vocês não teriam um projeto para largar a chupeta e ou dedo? Obrigada

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados