Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

6 blogger

30 dicas incríveis para trabalhar com EVA

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Quase todo mundo aqui adora trabalhar com o famoso EVA, este emborrachado mágico que dá vida a ideias e sonhos de tanta gente. Hoje muita gente vive disto, outros usam por necessidade. Mas nem todo mundo tem ainda o jeito pra mexer com ele... alguns acham que não nasceram pra isto. Mas, com um pouco de prática e capricho, qualquer um consegue!
Dicas para trabalhar com EVA

O que faz a diferença são os macetes e a prática... por exemplo, você sabia que pra ter um corte perfeito o que precisa 'rodar' na sua mão não é a tesoura e sim o EVA? Confira abaixo 30 dicas incríveis que aprendi na minha  história de amor com EVA e também outras dicas que vi pela net, de gente que entende do assunto. Vamos lá???
  1. Para limpar o EVA -  Use um pano com detergente ou álcool (o ideal é um tecido de fralda) as manchas secas são mais fáceis de remover. Nunca lave ou esfregue com escova ou bucha porque arranha e fica desbotado.
  2. Para limpar borras de cola de contato - Use um paninho ou algodão, cotonete,  umedecido com acetona para tirar os excessos ou borras de cola de contato. É ótimo. Se usar cola quente (não recomendo porque fica grosso, soltando fios e não dá um acabamento perfeito) não limpe as sobras na hora porque borra, deixe para tirar depois de seco.
    Alguns dos meus materiais: cortadores, tesouras e pincéis.
  3. Para evitar deformar seu EVA - Guarde-os enroladas, protege e ocupa menos espaço. Outra dica e que eu uso  para guardar o EVA aberto, é usar embalagens de cobertor ou edredom (daquelas que vem com zíper) cabe um EVA certinho dentro. Empilhe-os uns sobre os outros e guarde em local limpo.
  4. Para tirar marcas de dobras e vincos - Use ferro de passar ou até um secador de cabelos, já resolve o problema.
  5. Para riscar o EVA - Prefira um palito de churrasco ou agulha sem ponta... Caneta sem tinta também é ótimo e não deixa marcas desagradáveis. Cuidado para não apertar o palito demais e danificar o EVA. Se for usar lápis, risque bem de leve para ficar mais fácil de limpar caso isto seja necessário. Evite canetas porque a tinta não sai com facilidade e pode borrar.
  6. Para quem vai fazer muitas peças iguais, faça os moldes com papel carbono para um papel cartão e recorte. Isso facilita para fazer várias peças idênticas e seu trabalho rende mais. (papel carbono direto no EVA pode manchar).
    Chaveiros com corações de EVA com enchimento.
  7. Para riscar desenhos e formas - Use cortadores de Biscuit, cortadores de alumínio de biscoitos... marque o desenho pressionando o cortador sobre o EVA, assim ficará vincado, em seguida corte com a tesoura. Ou esquente no fogo e aperte sobre o EVA.
  8. Para riscar círculos perfeitos - Use a boca de uma latinha, copo, tampas, compasso...
  9. Não se esqueça - Sempre usar o lado riscado para trás. Entenda: prefira usar a parte riscada para trás para evitar uma peça com riscos. Muita atenção na hora de riscar porque alguns moldes deverão ser riscados do lado contrário.
  10. Para cortes perfeitos - Não rode a tesoura, o que tem que deslizar é o EVA na tesoura, para evitar os picotes. 
  11. Não fique abrindo e fechando a tesoura, abra-a no máximo que puder e vá até o fim do corte, para somente depois abrir novamente, isto evita um monte de picotes no sua peça. 
  12. Alguns recomendam tesouras afiadas (de preferência grande). Eu prefiro uma tesoura não muito afiada, acho que ela corta muito e podemos fazer um  picote fora do lugar desejado. Se encontrar uma tesoura que goste, separe ela somente para este trabalho.
  13. Tipos de tesouras - As tesouras menores, de ponta curva, são indicadas para peças pequenas e as tesouras maiores para as peças grandes. 
  14. Para corte retos - Use um estilete com o apoio de uma régua. Muito cuidado para não se machucar ou cortar a mesa ou toalha. Prefira cortar sobre superfície de madeira que pode ficar marcada.
  15. Para cortar desenhos e formas - Use cortadores de Biscuit ou cortadores de alumínio de biscoitos esquentados no fogo, apertando sobre o EVA.
  16. Para cortar círculos - Quem não tem cortadores pode usar latinhas de alumínio com as bordas afiadas. Rode-a pressionando o EVA. Para círculos pequenos eu também já usei até um cartucho de espingarda (verdade!), sem carga é claro, não tem coisa melhor!!!
  17. Para tirar imperfeições - Picotes, rebarbas saem com lixa fina ou lixa de unha. Use com cuidado somente no local desejado, para não deixar sua peça com aparência esbranquiçada.
  18. Para colar o EVA - A cola campeã e a que eu uso é a famosa cola de contato, cola de sapateiro. Mas há quem use cola super bonder, cola de EVA, cola quente... Para colar peças pequenas prefira cola instantânea, é mais rápido e você ganha tempo.
  19. Acabamento - Sempre cole sua peça depois de pronta sobre um EVA maior que a peça, para esconder a montagem da peça e ter um trabalho bem acabado atrás.
  20. Contorno - Para fazer um contorno e dar mais firmeza na peça cole-a, depois de pronta, sobre um EVA mais escuro e deixe secar. Depois, recorte toda a peça deixando uma borda de meio ou um centímetro. 
  21. Para modelar o EVA - Use ferro quente na sua peça e modele com a mão, faça isto com as flores elas ficam fofinhas... Para fazer cachinhos: enrole a tirinha em um lápis ou caneta. Segure-a enrolada e passe o ferro em cima por alguns segundos. Espere esfriar e tire seu cachinho.
    Marca páginas, com flores modeladas com ferro.
  22. Como pintar ou colorir o EVA - Quem não tem EVA estampado pode estampar seu próprio EVA, carimbando-o ou estampando em casa com tecido assim: espalhe cola branca sobre a placa e vá esticando o tecido sobre ela, sem deixar rugas. Deixe secar bem. Depois é só cortar e usar. Tem passo a passo aqui para quem quer aprender.
  23. Maquiagem - Para fazer as maçãs do rosto coradinhas, use maquiagem comum ou tinta pva. Para efeitos esfumaçados use sombra de olhos.
  24. Detalhes - Para fazer os olhos e pequenos detalhes como pontilhados, use caneta permanente de ponta fina (caneta para retroprojetor) ou caneta para tecido; Nunca caneta normal porque borra.
  25. Sombreados - Alguns usam giz pastel para fazer sombreamentos e bordas. Pra isto, passe o giz em toda a borda e espalhe com um paninho. Pode-se usar também maquiagem e cotonete. Outra dica é a técnica da pintura em madeira, com pincel chanfrado ou tinta para tecido ou tinta acrílica. 
  26. Tintas - Tinta mais usadas e recomendadas: tinta pva latéx, tinta acrílica, tinta relevo multidimensional.
  27. Lavar as peças - Se pintar com tinta PVA, depois de 24 horas passe verniz ou selador, assim sua peça poderá ser lavada. 
  28. Verniz - Verniz acrílico ajuda nas peças que ficam muito no tempo, como guirlandas e plaquinhas de porta.
  29. Enchimento - Para enchimento use restos de EVA, algodão, manta acrílica e até sacolinhas plásticas. Para fechar as peças de enchimento sempre passe a cola com um ajuda de um palito ou pincel sem ponta.
  30. Reaproveitamento - Não jogue as sobras fora, pois o E.V.A é um material que demora muito pra se decompor na natureza! Pedaços pequenos podem ser guardados para usar em boquinhas, olhos e outros detalhes. Guarde pedaços muito pequenos, como tirinhas e picotes, e depois faça quadradinhos, círculos, retângulos e trabalhe com mosaicos. Outra sugestão é fazer enchimentos, dá até pra fazer almofadas ou pufs recicladas. Use aquelas embalagens plásticas de zíper de edredom ou enxoval. Faça um acabamento por fora e pronto, ótimo para o quarto de brinquedos das crianças ou escola.
E aí gostaram das dicas? O segredo é nunca desistir na primeira peça. Continue se aperfeiçoando e nunca desanime ao ver seus primeiros cortes.

Tem alguma dica esperta? Deixe aqui pra nós que vamos adicionar..

Bom trabalho!!! Comenta aí!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
6 Comentários

6 Recados:

rolt disse...

Amo trabalhar com este material, obrigada pelas dicas ameeeei!

Patrícia Garcia disse...

Amei sua dicas.Amo Eva.tenho um blog artesanatosud.blogspot.com.br

INES OLIVEIRA disse...

Dicas muito preciosas. Adorei. Realmente o EVA deixa qualquer decoração de sala de aula com vida e brilho e os pequenos amam ! 😍

Jeize Lopes disse...

Amei as dicas

Maria fernandes disse...

Amei as dicas😙

Danny disse...

Adorei as dicas!

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados