03 Atividades lúdicas para crianças autistas

08 Mai de 2014
Assim como para qualquer outra criança, o brincar representa um papel muito importante para o desenvolvimento da criança autista. Além de divertir, ele contribui para a socialização, desenvolvendo a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento de habilidades básicas e a aquisição de novos conhecimentos. Selecionamos pra vocês algumas atividades lúdicas para desenvolver com a criança autista. Vamos ver?

01 – Vamos passear de super carro?

Esta atividade é ótima e simples de fazer, consiste apenas em puxar a criança sobre um colchão ou cobertor pela sala de aula ou quarto. Para chamar mais a atenção da criança, fantasie ainda mais a brincadeira dizendo que agora a criança vai andar no super carro relâmpago Mc Queen da Disney! Com isto, estimule a criança a repetir a palavra passear quando quiser repetir a brincadeira. Nesta brincadeira estimula-se a comunicação verbal e o período de atenção varia de 10 a 15 minutos.

02 – O sapo comedor de bolhas

Para realizar esta atividade você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. Veja abaixo como fazer um fantoche de sapo usando dobradura de papel verde, em 3 passos apenas, muito fácil!

 Outra dica feita com pratinho de papel.

Como que brinca? A atividade consiste em fazer bolhas de sabão (temos uma receita de bolha de sabão caseira aqui) e fazer o sapo “comer” as bolhas, de forma animada e divertida. Dessa forma estimula-se a comunicação verbal quando a criança tem que dizer “bolha” para o sapo comer e o contato visual. O período de atenção é de 5 minutos ou mais.

03 – Dado das brincadeiras

Esta atividade desenvolve a flexibilidade e a participação física e o período de atenção é de 15 minutos ou mias. Para fazer você vai precisar de um dado gigante, que pode ser feito com caixa de papelão e EVA. Cada face do dado deve conter uma ação a ser realizada pela criança, por exemplo: 
PULAR – deve-se incentivar a criança a repetir a palavra “pular” e junto com ela pular o mais alto que conseguir. É muito divertido!
RODAR – girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.
ESCORREGAR – puxar a criança gentilmente sobre um cobertor ou lençol. Você pode realizar esta atividade com TNT.
BALANÇAR – balançá-la em seus braços, em uma rede ou em uma balança.
APERTAR – oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidade de pressões em diversas partes do corpo da criança.
PASSEAR – levar a criança de “cavalinho” em suas costas.
E ai gostaram? Você tem alguma atividade que costuma trabalhar e quer nos sugerir? Deixe um comentário!!! Há muitos outras atividades que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças com autismo, mas o mais importante é compreender que ela é uma criança muito especial que necessita, acima de tudo, ser amada e estimulada um pouco mais para que se desenvolva. E lembre-se de que as crianças autistas não vão necessariamente aprender com as outras crianças. Mas elas surpreendem sempre!!! Fica a dica!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*