Projeto para o dia da água

02 Mar de 2014
Oi gente!
Postei este projeto para vocês trabalharem no Dia Mundial da Água, dia 22 de março. O projeto contém atividades, sugestões criativas, dicas, vídeos, histórias, músicas, lembrancinhas e tudo que você precisa para falar sobre o tema de forma lúdica e criativa. Confira!
Projeto ÁGUA para Educação Infantil

Objetivos

Valorizar a água como fonte de vida.
Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente. 
Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza. 
Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente. 
Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde. 
Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades. 
Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
Objetivos específicos
Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).
Metodologia

Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: “Os ciclos da água”.
Desenvolvimento
Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.

Atividades – Música
1° Dia – Iniciar a aula com a música: Chuá, Chuágua (baixe aqui), em seguida comentar a música, cantar e dançar. Levantar hipóteses com perguntas sobre e o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema da aula. Outra música sugerida é Ratinho tomando banho (baixe aqui), veja o vídeo abaixo… falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo.

Vídeo

Exibir o vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água

Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.
História 
Contar a história A gotinha Plim Plim e fazer a recontação da história. Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Trabalhar com fantoches da gotinha, ilustrar um livrinho e desenhar na sala de aula.  Ilustrar e comentar os desenhos da história. Exibição do desenho em sala de aula. 
1   – A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 – Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 – Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 – Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 – Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 – No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.

História e Arte – A gotinha viajante
Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.

 Recursos didáticos
Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.

Lembrancinhas e decoração
Construir com a turma painéis sobre a necessidade de se economizar água. Realizar oficinas para a confecção de lembrancinhas para o projeto e decoração da sala. A sala pode ser decorada com várias gotinhas feitas com papel ou eva, penduradas no teto. Você pode também confeccionar móbiles sobre o ciclo da água. Lembrancinhas podem ser feitas com gotinhas de EVA ou papel coladas no copo descartável com água. A água será tomada na sala de aula enquanto se fala sobre a importância da mesma.
Avaliação
Avaliar os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora. O que melhorou?  Conseguiram se expressar através do desenho ou pintura? Observar as atividades desenvolvidas e registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.

Artigos Relacionados

7 Comentários

    Débora 16 de março de 2014 às 10:12

    Ótimo projeto! Parabéns!

    Adri 20 de março de 2014 às 03:20

    Parabéns! Sempre encontro atividades criativas aqui.

    Mena Vieira 4 de março de 2015 às 23:15

    Muito bom este projeto! Simples e claro!

    josilene 7 de março de 2017 às 09:29

    parabéns pelo projeto , nos ajudou muito.

    inesita 20 de março de 2017 às 13:27

    Ótimo projeto adorei ajudou muito .

      Mari Barbosa 23 de março de 2017 às 18:42

      Obrigada!

    Reneide Santana 21 de março de 2017 às 19:19

    Parabéns belo projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*