Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

5 blogger

Plano de aula para o carnaval

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Objetivo
Valorizar a data comemorativa 'carnaval, desenvolver o respeito e afeto pelo próximo, fazer arte e aprender brincando!
Plano de aula para o carnaval - Educação infantil
Rodinha
Na rodinha, conversar sobre o carnaval. Sugestões: Quem gosta de carnaval? Quem vai ao carnaval? Você acha divertido brincar no carnaval? Que fantasia ou máscara vai usar?

Paródias - Marchinhas
Você pode fazer, juntos as crianças, várias paródias das marchinhas para cantar, dançar e se divertir, demonstrando carinho e afeição entre os colegas. Na brincadeira sugerimos a paródia da marchinha 'Me dá um dinheiro aí'. Faça uma roda e separe pares. Enquanto cantam, as crianças apontam para o coleguinha, trocando de pares quando terminar. Todos cantam e batem palmas acompanhando o ritmo da canção.

♫ Me dá um beijinho aí
Ei você aí, me dá um beijinho aí,
Me dá um beijinho aí! ♪

Ir trocando por outras palavras como: cheirinho, docinho e etc...

Música - Marchinhas
Gravar várias marchinhas e levar para a sala, para cantar e dançar. Veja algumas letras de marchinhas aqui bem como dicas para trabalhar com cada uma delas. 

MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO,
MAMÃE EU QUERO MAMAR!

DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA!
DÁ A CHUPETA PRO BEBÊ NÃO CHORAR!

01 - No primeiro momento ouvir a música  gravada. Depois cantar junto com as crianças, durante  a semana toda, usando o chocalho de pet.
02 - Fazer um cartaz com a música, ilustrando-do com desenhos de chupetas e mamadeiras, e afixar na sala de aula, cantar apontando a escrita. Você também pode fazer máscaras e painéis com mamadeiras e chupetas feitas com papel, pratinhos descartáveis ou bexigas! 

03 - Localizar e trabalhar a letrinha inicial do nome no cartaz. Depois, trabalhar a letrinha do nome dos coleguinhas.

 (EX: Com o M de MARA também se escreve MAMÃE, MAMAR...)

Alfabeto
Montar com o alfabeto móvel, feito de EVA, papelão, sucata ou outro de sua preferência, a palavra CARNAVAL. Aproveite para trabalhar as letrinhas da palavra, relacionando-as às letras iniciais dos nomes dos alunos. Ex: C de Caio, A de Amanda, R de Ricardo.

Decoração
01 - Decoração a sala com fitas coloridas, bandeirinhas, papel picado. Uma ótima sugestão com preço bem em conta é decorar com tiras de TNT colorido. Você pode cobrir o teto como mostra a foto abaixo ou pendurar tiras variadas na parede, também fica muito bonito!

02 - Enfeites com flores de papel de seda também estão super na moda! Você pode usar tanto para pendurar no teto, colar na parede e também nos enfeites das mesas... Aprenda a fazer as flores ou pompons de papel de seda aqui e aqui também, é muito fácil e fica super original!


Reciclagem - Chocalho de pet
Aproveite que vai ter muita dança e folia para fazer um instrumento musical com sucata: encha garrafas pet com sobras de EVA de várias cores, picadinho. Junte coloque pedrinhas ou grãos para fazer barulho. Se quiser uma variedade de sons, coloque grãos de tamanhos diferente como: arroz, feijão e outros. 
Depois de pronto, decore a garrafa com fitas adesivas coloridas ou prenda na tampa da garrafa fitas de papel de várias cores. Cada criança deve ganhar um chocalho para balançar ao som das machinhas. Vai ser uma festa! Você também pode cortar a garrafa pet ao meio, encher de tampinhas coloridas e depois colar com fita adesiva colorida, como mostra a foto abaixo. PASSO A PASSO AQUI.
Reciclagem - Máscaras com caixa de ovo
Pedir para a turma trazer caixas de ovos vazias de casa e confeccionar máscaras, enfeitando-as com plumas, penas coloridas e tiras de EVA. 
Atividade gráfica
1 - Cantar a marchinha 'Mamãe eu quero'.
2- Distribuir desenhos relacionados à marchinha para as crianças pintarem, colorir, fazer colagem. Veja várias imagens e desenhos para serem usados nesta atividade aqui.


3 - Punção - com palitos de  churrasco perfurar o desenho no isopor. Fica lindo!
4 - Máscaras - Confeccionar máscara de carnaval, junto com as crianças, usar a técnica de carimbo com as mãozinhas para fazer as máscaras. Aprenda como fazer aqui e aqui.

5 - Pintura facial - Pintar o  rostinho das criança, de acordo com sua escolha. Você pode usar desenhos variados, como corações, borboletas, aranhas, estrelinhas, palhacinho...

Fechamento
Festa de carnaval. Chegou o dia do fechamento, com muita festa e diversão! Cante as marchinhas trabalhadas anteriormente, com máscaras, chocalhos e muita alegria. Boa festa!

Gostou? Deixa um comentário, vai...

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
5 Comentários

5 Recados:

Cissa disse...

Perfeito!

Mayre Montanha disse...

Vou assumir uma turminha de Jardim II esse ano e estava muito insegura e apreensiva, mas com o material disponível no site passei da fase da apreensão para a da empolgação. Estou amando tudo e muito animada para começar a colocar tudo vem prática. Obrigada!!

Mayre Montanha disse...

Vou assumir uma turminha de Jardim II esse ano e estava muito insegura e apreensiva, mas com o material disponível no site passei da fase da apreensão para a da empolgação. Estou amando tudo e muito animada para começar a colocar tudo vem prática. Obrigada!!

Aline Nascimento disse...

Parabéns, adorei cada detalhe

Aline Nascimento disse...

Parabéns, adorei cada detalhe

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados