Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


sexta-feira, 16 de maio de 2014

1 blogger

10 dicas para trabalhar a Copa 2014 com Educação Infantil

Curta no facebook | Siga no twitter

A Copa do Mundo na Educação Infantil deve ser encarada para além da competição e diversão e nesse “bate-bola”, não podemos perder os objetivos estabelecidos nos planejamentos, mobilizando reflexões, encaminhamentos e intervenções necessárias. Se você está meio 'perdido' em relação a este tema, não pode deixar de ler estas 10 dicas que postamos pra você!!!
10 dicas para trabalhar a Copa 2014 com Educação Infantil

  1. Criar jogos cooperativos entre os grupos da escola: tão necessários para refletir sobre solidariedade, num jogo em que todos ganham com a cooperação mútua.
  2. Criar novas regras para o esporte ser desenvolvido na escola, com mais ou menos alunos e adaptados para atender todos os alunos, considerando as questões da educação inclusiva.
  3. Promover o futebol como cultura de Paz, desenvolvendo condições de combater a violência e valorizar sentimentos de harmonia e respeito.
  4. Refletir sobre a violência nos estádios de futebol, violência doméstica e violência escolar, defendendo a liberdade de expressão e explorando as formas dialógicas de interação.
  5. Pesquisar informações sobre a Copa do Mundo: questões históricas, midiáticas e raciais, desenvolvendo o espírito investigativo.
  6. Trabalhar sentimentos e emoções: paixão, empolgação, expectativa, frustração.
  7. Trabalhar valores como o multiculturalismo, a convivência e a paz, ressignificando conceitos.
  8. Analisar a realidade local antes e depois desse evento e as mudanças na vida dos alunos.
  9. Ampliar as brincadeiras com bolas de diversos tamanhos, com ou sem regras, onde sentimentos, criatividade e o lúdico sejam respeitados, de modo ainda a privilegiar as manifestações corporais.
  10. E por último, discutir sobre a importância da Copa ser realizada no nosso país, as vantagens e desvantagens que o acontecimento poderá trazer para todos os brasileiros.

Resumindo, profissionais da educação em sintonia com esse movimento e acontecimento, trarão aos seus alunos o desenvolvimento de novas aprendizagens. Algumas questões para trabalhar: Qual o sentido da aprendizagem na Educação Infantil? Como avaliar os avanços das crianças nas propostas? Quais caminhos e atividades enriquecem a diversidade? 

Estas e outras questões, devem ser respondidas durante o processo, pois a bola pode girar por muitas brincadeiras e lugares, mas a formação de valores, como conduta ética, cultura pela paz, reconhecimento de limites e respeito mútuo, serão os alicerces dessas crianças por muitas e muitas Copas e elas precisam desenvolver habilidades e competências em atividades lúdicas para enfrentar os desafios da escola e do País.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
1 Comentários

1 Recados:

Centro Educacional Presbiteriano disse...

Parabéns, seus projetos são ótimos.

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados