Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

2 blogger

Plano de aula - Dia das crianças é dia de festa!

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Este planejamento tem por objetivo comemorar o Dia das Crianças com os alunos, aproveitar a data para mostrar que é possível se divertir com brinquedos confeccionados na escola ou em casa e estimular a interação entre os alunos.

O dia das crianças não pode passar em branco. Sugerimos aqui homenagear os pequenos com muita música, dança, lembrancinhas, comidas e diversão! 
plano de aula para dia das crianças

Atividades propostas
Sugerimos agitar a rotina da escola, envolvendo pais, professores e crianças em oficinas de brinquedos, de contação de história e de culinária. Essas atividades devem ser organizadas com antecedência, com o propósito de comemorar a data e, claro, trazer ganhos para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

Oficina de brinquedos
Crianças adoram brinquedos! O que mais poderia ser feito no dia das crianças que as agradasse tanto? Mas não falamos aqui de brinquedos comprados, apesar deles serem também divertidos. Falamos de brinquedos feitos por nós mesmo, alunos e professores. Se for possível usar sucata e reciclagem na confecção dos brinquedos, melhor ainda! Convide os alunos, pais, e todo os profissionais da escola para participar dessa oficina de construção de brinquedos. Para isso, disponibilize uma grande variedade de materiais: EVA, cartolina, cola, canetinhas, jornal, sucatas diversas, caixas de papelão, entre outros. Deixe-os livres para criarem a peça que desejarem e depois levarem para casa. Sugerimos aqui 15 dicas maravilhosas para te ajudar:
Casinha de papelão
Construir uma casinha de papelão para brincadeiras de faz de conta é uma ótima ideia! Faça em tamanho grande que permita à criança brincar dentro. Aprenda! Veja aqui outra ideia para fazer uma casinha de papelão. Também estamos disponibilizando duas ideias com passo a passo.
passo a passo de casinha com caixa de papelão
De que vamos precisar
-Caixas de papelão
-Papel color set rosa, roxo e amarelo
-Cola quente
-Tesoura e estilete
-Papel crepom branco
-Cola branca
-Florzinhas e fitas
-Papel de bala de coco (rococó) verde

Como que faz?
Faça a estrutura da casa com as caixas de papelão. Corte as janelas e a porta e encape-as (na casa, use color set roxo e, nas janelas, rosa). Faça o telhado e encape-o com o color set amarelo. Cole o telhado na casa e enfeite-o com fitas, florzinhas e papel de bala. Para as cortinas, basta franzir o papel crepom e colar nas janelas.

DICA: Confeccione bonecas de pano para as crianças brincarem dentro da casinha. Deixe os moldes prontos: as crianças apenas enchem as bonecas com espuma e fazem o acabamento, como detalhes do rosto e cabelo.

Oficina de brinquedos - Avião de garrafa pet
Os meninos vão se encantar com esse brinquedo. Enquanto confecciona o avião com eles, questione: vocês já viram um avião? Já voaram nele? Como foi essa experiência? Se não voaram, como imaginam que deva ser? Que tamanho tem um avião?
passo a passo de avião com garrafa pet
De que vamos precisar?
-2 garrafas pet
-Papel laminado prata
-Papelão
-Tinta acrílica vermelha
-1 pedaço pequeno de papel-celofane vermelho
-Cola quente
-Tesoura
-Estilete
-1 catavento
-Quadradinhos de color set preto para as janelas

Como que faz?
1. Corte um pedaço de uma das garrafas. Encaixe uma garrafa na outra e encape com o papel laminado prata. Com o estilete, corte as garrafas para atravessar as asas. Corte as asas conforme o molde, coloque na garrafa e depois pinte. Cole o catavento (hélice).

Oficina de lembrancinhas
Em uma festa, não podem faltar lembrancinhas. Escolha uma que seja fácil de fazer e de custo baixo. Sugerimos aqui um lindo porta guloseimas com garrafa pet. Confira o passo a passo.
lembrancinha para dia das crianças
Vamos precisar de garrafa pet, EVA bege, vermelho e amarelo, cola quente ou cola de contato, tesoura e caneta hidrocor preta.

Como que faz?
1. Corte na marca da garrafa. Com o EVA, faça os detalhes do rosto, o cabelo, o boné e os braços dos bonequinhos (siga os moldes). Desenhe o rosto no EVA com a hidrocor preta.  Fixe o rosto entre os braços e cole-os no fundo da pet cortada. Encha de suspiros, balas ou bombons para as crianças.

Oficina de culinária
Se é festa tem que ter que ter comida gostosa. Sugerimos uma bela oficina de culinária onde as crianças possam colocar a mão na massa a vontade, ajudando na preparação das guloseimas. Escolha receitas simples, fáceis de fazer. Aqui sugerimos uma receita maravilhosa:


receita de mousse de morango
Mousse de morango

Ingredientes
8 morangos médios
1 sachê de gelatina em pó sem sabor
1 pote de iogurte natural desnatado
Adoçante a gosto
1 clara
Morangos para decorar

Como que faz?
Bata a clara em neve. No liquidificador, bata os morangos, a gelatina sem sabor, o iogurte e o adoçantes. Adicione levemente à mousse já liquidificada a clara em neve, coloque em uma travessa e leve para gelar. Antes de servir, enfeite com morangos.

Oficina de contação de história
Não se esqueça, traga os livros para participar da festa de Dia das Crianças! Providencie uma grande caixa colorida e enfeitada e coloque vários livros dentro dela. Depois, disponha-a em um lugar de destaque da sala de aula e convide os alunos a escolher uma leitura por dia durante uma semana. Mas é importante que a oferta seja muito grande, porque isso levará os pequenos a folhear os livros antes de escolher o seu. Opte por obras coloridas e com imagens, adequadas à faixa etária que se está trabalhando.

oficina de contação de história
DICA: deixe a sala convidativa à leitura, espalhe tapete e almofadas pelos chão, ou colchonetes. Providencie luvas e aventais de histórias, dedoches e fantoches reciclados para este dia. Uma boa dica é incluir a produção destes materiais com antecedência na oficina de sucata. Selecione alguns colegas de trabalho para revesarem na sala de leitura. Diversão garantida!

Daqui, com adaptações.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
2 Comentários

2 Recados:

Luciana disse...

Boa noite! Agradeço as excelentes ideias, farei boa parte delas em nossa igreja e talvez num bairro carente tbm😉.O Pragentemiuda sempre tem dicas preciosas e surpeendentes para nós professores e pais😉

odorina lopes de oliveira oliveira disse...

Parabéns!!
Muito criativo

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados