Trabalhando o quadro “O grito do Ipiranga”

21 Ago de 2012
Oi gente!!!
É possível comemorar a  semana da pátria e explorar o tema, realizando atividades que saem do tradicional. A sugestão aqui proposta é trabalhar o famoso quadro “O grito do Ipiranga”, de Pedro Américo. Para isto você vai precisar de uma reprodução do quadro. É provável que exista um pôster na sua escola ou uma cópia no livro didático. Caso não tenha, você também pode imprimir a imagem abaixo (em alta resolução) clicando nela e esperando carregar. Depois, é só mandar imprimir. 

O quadro

“O Grito do Ipiranga” foi pintado por Pedro Américo em 1888 – ou seja, anos depois da data oficial da independência, em 1822. O quadro foi uma encomenda da Família Real, pois a monarquia ia mal e queria engrandecer os feitos do Imperador e da Família Real instalada no Brasil. Pedro Américo não testemunhou o grito (ele nem havia nascido) e não baseou seu trabalho numa foto. A obra é uma construção simbólica que visa transmitir valores e conceitos sobre aquele período da nossa história.

Como trabalhar
★ Com a imagem em mãos, peça que as crianças descrevam o que veem em detalhes: a quantidade de pessoas e animais, os uniformes, a pose emocionada de D. Pedro, o caráter heroico da cena.
★ Conte que o quadro foi encomendado e que o pintor não estava presente na cena.
★ Distribua material de desenho e pintura e diga que elas também receberam uma encomenda. Depois do que aprenderam sobre a independência do Brasil, devem pintar um quadro – como fez Pedro Américo – reproduzindo como imaginam que aconteceu a declaração de independência.
★ Exponha os trabalhos na classe e discuta a diferença entre eles para evidenciar como o registro e o documento histórico são frutos do olhar de uma pessoa e de sua época.
Proponha que os alunos confeccionem, com variados materiais como sucata, alguns dos elementos do quadro “O Grito do Ipiranga“. Aqui temos algumas sugestões:
cavalinho feito com sucata
cavalinho com cabo de vassoura
cavalinho com cabo de vassoura 2
cavalinho feito com garrafa pet
espada e chapeú com dobradura de jornal

Créditos revista Guia Fundamental.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

mautic is open source marketing automation