Férias – Peça de teatro em casa!

08 Jul de 2011
Oi gente!!!
Mais uma bela dica de atividade para estas férias!
Leia, crie, encene e brinque!
1 – Escolha uma história de que você goste muito. Leia bastante e veja se ela te diverte.
2 – Procure na história tudo que pode ajudar a entendê-la ainda melhor. Do que ela é “feita”: quem e como são os personagens? E o cenário? Há parte triste ou engraçada? É na praia ou dentro de casa? Tem castelo, bruxa, jardineiro, bailarino, música? Tem animal? Ele fala? Isso tudo são os movimentos da história, é o que fará a platéia dar risada, se emocionar, ficar com medo…
3 – Agora veja na sua casa – ou onde estiver brincando – o que você pode usar para ajudar a fazer de conta que essa história é sua. Como as crianças da foto, é possível usar um cobertor ou lençol e prender com um pregador de roupa. Ou usar uma bengala, um chapéu, um casaco da avó. Ou inventar, como uma espada feita com jornal! A imaginação aqui é sua!
4 – O palco. Caso você não tenha um degrau no meio da sala da sua casa, há outras formas de mostra que você está no palco. Um tapete, por exemplo. O que está dentro do tapete é o ator, atriz e cenário. O que está fora é platéia.
5 – Bem, agora, as falas. Você pode reescrever e ir decorando tudo como está na história ou inventar algo a partir dela. Pode também escrever todas as falas ou apenas montar um roteiro principal, marcando a ordem de um e de outro em cena, quem entra e quem sai, quem fala e quem fica quieto, etc.
6 – Combine tudo que você acha importante e ensaie quantas vezes quiser. Esta também é uma parte gostosa da brincadeira!
7 – Que tal fazer um ingresso da peça e enviar para os pais, os parentes e os amigos virem assistir? Recorte retângulos de papel-cartão (10 cm largura x 5 cm altura) e coloque o nome do teatro, do diretor, dos atores, a data e a hora. Aproveite!

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*