Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


segunda-feira, 23 de março de 2015

facebook 0 blogger

Máscaras e fantasias para o Dia do Circo

Curta no facebook | Siga no twitter

Oieeee!!!

Dia do Circo já tá aí e eu não poderia deixar de mostrar pra vocês estas lindas dicas... tem máscaras de palhacinhos feitas com EVA ou papel, muito coloridas e lindas!!! Temos também uma linda dica para fazer uma peruca de palhacinho, use e abuse das cores e enfeites!!!





| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Mãe de primeira viagem? Lá vem palpites!

Curta no facebook | Siga no twitter

Eu me casei muito cedo. Tinha apenas 17 anos e com 18 já era mãe do meu primeiro filho... não vou dizer que foi fácil, sofri muito e tenho marcas até hoje. Mas também foi um momento mágico, que mudou minha vida pra sempre. E mudou pra melhor. Hoje todas as experiências que eu tive eu procuro passar pra frente e é isto que quero fazer aqui, neste post.

Um dos meus maiores erros foi ser influenciada. Tão logo engravidamos já sofremos uma verdadeira enxurrada de opiniões, crítica e palpites alheios, só quem é mãe sabe como isto é terrível. As críticas vem de todo lado: família, vizinhos, amigas, parentes da amiga, colegas de trabalho... Vem gente que muitas vezes nem conhecemos, dando dicas de todo tipo, as quais confundem nossa cabecinha de mãe de primeira viagem, já que vem de pessoas diferentes.'Não pode dar isto para o bebê', 'Não faça assim', 'Faça assado...' Enfim! Os palpites na minha primeira gestação foram muitos, desde o que eu podia comer até ao nome que eu tinha escolhido para o meu filho. Eu só chorava, não tinha coragem de dizer nada, nem de reagir... Hoje eu faria bem diferente!

A maioria das pessoas não respeitam nem mesmo o período pós parto da mãe, quando estamos ela está sensível, emotiva, cansada, chorando por qualquer motivo... Presenciei algo que nunca vou esquecer: uma amiga tinha acabado de ganhar seu primeiro filho, e claro, estava acima do peso e bastante inchada. Alguém chegou e simplesmente foi falando: "Nossa, como você está gorda!" Que absurdo!!! Muitos hospitais até proíbem visitas neste período, para não cansar ou preocupar a mãe.

Depois que tive meus outros dois filhos fui aprendendo a lidar com estas situações. Aos poucos comecei a dar um basta naquilo, a colocar minhas regras e me impor. Não sendo mal educada, mas firme. O filho era meu, era eu que passava as noites em claro e perdia noites e noites de sono. Era eu que estava lá com ele o tempo todo. Eu era a mãe. Toda e qualquer decisão sobre meu filho seria tomada por mim e meu marido. Claro que eu dava créditos à conselhos mais experientes, como da minha mãe, sogra... mas eu ouvia, analisada e tomava minhas próprias decisões, baseada no que eu já havia vivido em outras gestações, baseado no que eu lia a respeito e nas minhas preferências. Você não acha um absurdo isto??? As pessoas criticam até o nome que você escolheu para seu filho. A maioria das pessoas dizia que não ia conseguir falar o nome dos meus filhos, (risos) "era muito complicado", diziam eles. Eu fui firme: "nós gostamos deste nome, vai ser este!!!" 

Então é isto mamães!!! O caminho da maternidade não é fácil e este é apenas um dos problemas que eu enfrentei e que você pode estar passando. O segredo é se manter firme nas suas decisões, procurar tirar suas dúvidas com alguém que você confie, sua mãe, avó, seu médico... Este filho é seu tesouro e você foi escolhida para dar a ele todo o amor, carinho, instrução, educação... tudo!!! 

É sua vez de ser mãe, apenas dê o seu melhor. Não existe uma escola que nos ensine o que fazer nas horas de dúvidas, nas noites em claro, ouvindo o choro do bebê... Mas fique de cabeça fria, tudo isto passa!!! Seja a melhor mãe que puder, você com certeza vai se sair muito bem na sua missão.

Gostou do nosso bate papo? Vai ter mais!!! Vamos continuar falando sobre Maternidade lá no grupo Minha Vida Anda, dos calçados Bibi. Vai rolar muita coisa bacana, muitas dicas, experiências... Vai ser amanhã, terça feira, dia 24. Espero vocês lá ok???

Pra participar basta acessar este link aqui, e pedir para entrar no grupo. Conto com vcs lindas, não se esqueçam, amanhã, das 14h às 16h (horário de Brasília)!!!

Uma iniciativa: Calçados Bibi.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Curta no facebook | Siga no twitter

Muitos, muitos pedidos para postar sugestões para brincar no carnaval com as crianças... Bom as sugestão são inúmeras e já postamos aqui duas maravilhosas que são as máscaras feitas com reciclagem de caixa de ovo, máscaras com pratinhos descartáveis e as máscaras de papel, pintadas pelos próprios alunos!
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Agora vamos ver algumas sugestões para fazer máscaras e também fantasias... Na imagem acima podemos ver várias sugestões, todas muito coloridas e alegres! Para fazer use papel crepom, fitas, papel cartão, eva... Tem chapéu, cartola de mágico, palhaços... E também uma touca que pode ser feita com meia e decorada com fitas coloridas ou lã. Não se esqueça da pintura facial.
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Máscaras de palhaços são muito usadas pelas crianças e podem ser feitas com pratinhos de isopor e colagem de EVA. Veja dica acima. Depois de fazer as peças de EVA, cole-as no pratinho, recortando um círculo no meio para aparecer o rostinho... lindo! Coloque uma roupa bem colorida ou faça roupas de TNT, sai bem em conta...
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

Veja aqui um modelo de fantasia de palhaço bastante fácil de fazer e divertida... Use TNT colorido, com bolas de EVA ou de TNT coladas. Para 'armar' use uma mangueira, faça as alça e pronto!!!  Os sapatos também podem ser feitos com EVA.
Fantasias e máscaras para brincar no carnaval

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 3 blogger

04 truques para ajudar na alfabetização

Curta no facebook | Siga no twitter

Várias dicas, atividades e truques para ajudar no processo de alfabetização de seus alunos ou filhos, confira!


Algumas atividades, desenvolvidas em sala de aula, são fundamentais no processo de alfabetização das crianças. Leitura em rodas, caça-palavras, escrever textos memorizados e até ditados. Pela simplicidade das atividades, é possível até que os pais alfabetizados tentem desenvolvê-las em casa.


Se você está tendo dificuldades na alfabetização de alguns de seus alunos não deixe de ler estas dicas, são super importantes. 
dicas para alfabetizar crianças
01 - LEITURA EM RODAS
O que é: o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas etc.). 
Quando propor: diariamente, tomando o cuidado de trabalhar cada tipo de texto várias vezes, para que a turma se familiarize com ele, e de variar os gêneros, para que o repertório se amplie. 
O que a criança aprende: esse é o principal canal de acesso ao mundo da escrita, essencial para os filhos de pais analfabetos ou que têm pouco contato em casa com livros, revistas e outros materiais. Na atividade, a criança se familiariza com a linguagem dos livros (onde há histórias que divertem), dos jornais (que trazem notícias), dos manuais (que ensinam a usar um aparelho) etc. Assim, ela aprende que cada um é produzido e apresentado de uma forma diferente e, assim, começa a perceber a diferença entre a língua falada e a escrita.

02 - LER PARA APRENDER A LER
O que é: a confrontação da criança com listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) e textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou "leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada). 
Quando propor: em dias alternados com as atividades de escrita. A atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler com autonomia. 
O que a criança aprende: acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.

03 - ESCREVER PARA APRENDER
O que é: a escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava-línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor: em dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o sistema de escrita. A atividade deve ser realizada com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever. 
O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita - pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.

04 - DITADO PARA ESCRIBA
O que é: a turma cria oralmente um texto num gênero específico - conto, carta, bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar alfabetizada, e a professora escreve no quadro. É condição didática para a atividade as crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem saber definir o que são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe diferenciá-los. 
Quando propor: várias vezes por semana. Sempre que o uso da escrita se fizer necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita. 
O que a criança aprende: ela se aprimora na linguagem escrita ao adaptar a linguagem oral (mais coloquial) às exigências de um texto no que se refere às suas características. Há ainda o trabalho de revisão dessa produção, eliminando palavras repetidas.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

Como fazer fantoches de meia

Curta no facebook | Siga no twitter

Olá!!!

Atendendo alguns pedidos das meninas que trabalham com maternal, creche e berçário... estou postando dois passo a passo para ensinar a fazer fantoches de meia! Tá super!


DICA: Peça duas meias para cada criança... depois de prontos os fantoches, além de brincar e contar muitas histórias, os pimpolhos ainda podem levar os fantoches nos pezinhos pra casa!!!
Ideia 01 - Amigo Fantoche
Conforme a visão do bebê melhora, ele passa a ver claramente objetos a distâncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de rastrear, tenha um fantoche à mão na hora da comida, da troca da fralda ou da brincadeira. Você vai trabalhar: Desenvolvimento da linguagem, Interação social, Acuidade visual.

Materiais: Meia branca limpa, Canetas hidrocor.

Como que faz?
1. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e ouvidos nos “dedões” das meias. Use a parte dos calcanhares para desenhar a boca e a língua vermelha. 2. Coloque o bebê no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha. 3. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mão e comece a cantar, recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na outra mão para uma diversão dobrada.

Ideia 02 - Fantoche de Meia 2
Materiais: Meias Velhas, Restos de Lã, Papelão, Olhos móveis (alternativa: costurar os olhos com lã), Tecido ou Papel Vermelho, Agulha, Cola, Tesoura.

Como que faz?
Recorte no Papelão uma forma oval, que caiba dentro da “sola” da meia e dobre-a ao meio. Insira o papelão recortado na meia, fazendo com que um lado fique na ponta e a outra no calcanhar da meia. Isso será a boca móvel. Depois de testar se cabe na meia, afixe com cola. Coloque a mão dentro da meia e mova a boca do fantoche. Em seguida recorte um pedaço do tecido ou papel vermelho e cole na boca do boneco. Recorte alguns fios de lã e costure os na cabeça do boneco para criar o cabelo. Use a criatividade para enfeitá-lo. Costure ou cole os olhos. Se desejar, use uma bolinha de tecido ou mesmo lã para fazer o narizinho do fantoche. Agora só falta deixar secar e prontos estão os fantoches para os seus filhos se divertirem criando as próprias histórias e para você usar para ilustrar as histórias contadas. 

Boa brincadeira!!! As crianças adoram!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Jogo reciclado para trabalhar cores e formas

Curta no facebook | Siga no twitter

Aprenda a fazer um jogo pedagógico para trabalhar cores e formas com seus alunos usando caixa de fósforos e figuras de EVA.

Este jogo é feito com reciclagem de caixas de fósforos, encapadas com EVA e, com ele para a turminha aprender sobre cores e formas, organização e muito mais.  Muito fácil de fazer confira! 

A sugestão de atividade consiste em misturar as peças para que as crianças ordenem por forma e cor. 
jogo reciclado para trabalhar cores e formas

Linda ideia para aplicar com sua turma do maternal, creche e berçário! Pra fazer encape as caixinhas.  Cole uma figura por fora de cada caixinha para identificar. Depois recorte várias silhuetas fáceis (coração, círculos, borboletas...) no EVA. Do blog Atividades para maternal.
jogo reciclado para trabalhar cores e formas

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 4 blogger

Projeto para educação infantil: Ateliê de arte

Curta no facebook | Siga no twitter

Este projeto para educação infantil é para ser trabalhado com a turminha de maternal, creche e berçário, de 0 a 3 anos... O objetivo do projeto é desenvolver a autonomia e promover o percurso criador em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem. 
Material necessário 
Argila, cola, giz de cera, papéis, potes de tinta, caixas de tamanhos variados, sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.). 

Flexibilização 
Os alunos com deficiência motora de qualquer ordem devem ter garantido o acesso aos materiais e ser estimulados a produzir da melhor forma que conseguirem. A ajuda necessária, sempre que possível, deve partir dos colegas, seja para alcançar o pote de tinta, manusear materiais pequenos, ou movimentar pincel e lápis em suas produções. Mais importante que tudo isso, é garantir que todos se sintam autores das próprias obras, o que nem sempre acontece quando a ajuda é muita. Portanto, é fundamental que tanto o professor, quanto as crianças deixem que o aluno com deficiência física faça suas escolhas e, pouco a pouco, aprenda a pedir ajuda apenas para o necessário. 

Desenvolvimento 
Prepare dois ambientes com a seguinte organização: em um deles, disponha sobre uma mesa argila, papéis de tamanhos e espessuras variados. Apresente os materiais para as crianças e deixe que criem desenhos e esculturas, decidindo com o que querem trabalhar e de que maneira vão realizar suas produções. Fique próximo das crianças, orientando quando elas não conseguem utilizar algum dos materiais ou se ameaçam colocar algo na boca, por exemplo. Em outra mesa, disponibilize materiais de acabamento para o trabalho feito no momento anterior. Explique a função dessa etapa: com a colagem de pequenos objetos, como barbante ou purpurina, e pintura de detalhes com cores variadas, podem pensar na finalização das peças. 

Avaliação 
Veja se as crianças ficam um tempo maior entretidas na atividade, planejam o que querem criar e escolhem quais materiais utilizar para conseguir o resultado desejado. Esteja atento às necessidades de todos - se estão satisfeitos com o que estão fazendo ou se precisam de auxílio.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Fantoches de peneirinha para maternal

Curta no facebook | Siga no twitter

Olá pessoal!!!

Estamos aqui para postar mais uma dica bem simples para fazer fantoches para brincar com a turma... A ideia é para o maternal, creche e berçário mas pode ser usada por outras turmas também... Que tal fazer fantoches para contar histórias, dramatizar e brincar com peneiras de plástico?

Veja como simples peneirinhas podem se transformar em personagens mágicos!

DICA DE HISTÓRIA: Cachinhos dourados e os 03 ursos.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Coelhinhos fáceis com copos descartáveis

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi genteeee!!!

Já postei aqui 07 dicas para fazer coelhinhos porta guloseimas para a páscoa. Mas esta dica aqui é mais fofa ainda e a parte mais bacana: fácil de fazer!!! Super sugestão pra quem tem uma turminha grande e está com poucos recursos para fazer lembrancinhas... vamos ver???
Vejam só que ideia graciosa, super colorida e fofa!!! 

Como que faz?
Desenhe o rostinho do coelho no copo branco e recorte as orelhas em outro copo. Cole as orelhas. Use copos coloridos na parte debaixo do coelho. Encha com guloseimas de sua preferência, balas, bombons... Depois, encaixe o copo branco por cima e cole. Faça o laço com papel estampado ou EVA... 

Fofo demais né? Gostou? Comenta aí!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

Ovo de páscoa com linha e bexiga

Curta no facebook | Siga no twitter

E hoje eu trouxe algo diferente, super atual, apesar de ser uma técnica já antiga... vamos fazer ovos de páscoa feitos com linhas coloridas? Esta atividade é muito legal e gasta bem pouco dinheiro. 

Veja que graça depois de prontos, muito criativo!
Pra começar o trabalho você vai precisar de bexigas pequenas, linhas de cores variadas (meadas de bordar ou outra linha) e cola. Encha a bexiga e vá enrolando a linha em volta, molhada na cola. Envolva a bexiga até obter o resultado desejado.
Deixe secar e depois estoure as bexigas. Agora é só passar uma linha se quiser fazer uma guirlanda de páscoa ou colocar na cestinha... não é perfeita esta ideia? Achei no Craft Endeavor.
Ótima ideia para decorar festas de páscoa com muito bom gosto!

DICA: Se você colocar pequenos brinquedinhos dentro da bexiga antes de encher, quando estourar ela, os brinquedinhos vão ficar dentro do ovo... Não é um belo ovo surpresa? Beijocas e até mais!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Passo a passo de coelhinho com saquinho de papel

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!!!

Gostei tanto da sugestão para fazer coelhinhos com saquinhos de papel para colocar guloseimas que voltei com mais uma dica linda lá do blog Oh happy day, e é realmente muito, muito fácil de fazer! Como eu falei lá na nossa fanpage, impossível não fazer, já que além de muito simples, também é bastante econômica...

Linda demais!!! E tem passo a passo, clique na imagem para ver em tamanho original e aprender direitinho... beijinhos a todos!
E aí gostou? Que tal comentar?

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Coelhinho porta 'baton' de chocolate

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Esta lembrancinha de páscoa é muito fácil de fazer, gostosa e econômica... hum, que delícia! Um lindo coelhinho feito com EVA, com um chocolate batom atrás... gracinha! Você pode usar outro chocolate de sua preferência. 
Gente não é uma graça esta dica? Pra fazer basta passar o molde para o EVA da cor de sua preferência e montar a cabeça do coelhinho. Depois recorte um pedaço de EVA, faça um anel do tamanho do baton e cole atrás. Prontinho!!!
Achei aqui. Fiz os moldes pra facilitar, clique para ampliar...
Gostou? Deixe um comentário!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Coelhinho feito com palitos de picolé

Curta no facebook | Siga no twitter

Olá pessoal!!!

Uma simples atividade feita com palitos de picolé podem dar um toque todo especial as suas aulas... pode apostar! E é tão fácil de fazer com as crianças, você só vai precisar de dois palitos para cada coelho, olhos móveis, e partes do corpo feitas com eva ou papel... 
Acrescente esta dica ao seu planejamento ou projeto de páscoa, vai ser um sucesso!!! Fica aí mais uma dica de páscoa para fazer com a turminha... A dica também ser usada como lembrancinha de páscoa.

Amei, ♥!!!  Gostou? Veja também:
Várias dicas de páscoa com palitos de picolé

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...