Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


segunda-feira, 22 de junho de 2015

5 blogger

Projeto Alfabeto - Livro Brichodário

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi amorecos!!!

Estou postando um projeto super fofo, para trabalhar aquele livro Bichodário que postei aqui... Neste projeto vamos apresentar as letras do alfabeto às crianças, ensinar a elas o movimento correto para grafar as letras, abordar o nome e o som de cada uma, introduzir a ideia da formação de sílabas, estimular a criatividade com base na discussão sobre nomes de animais. 
Alunos do Colégio Albert Sabin.
Aranha, macaco, rinoceronte, elefante... Muitos animais fofos e divertidos soltos pela sala de aula!!! Eles são os personagens deste lindo projeto que vai trabalhar o livro 'Bichodário' da Editora Larousse Júnior, com texto de Telma Guimarães e ilustrações de Sami & Bill. 

O LIVRO - A cada semana uma das páginas do livro serve como ponto de partida para o aprendizado de uma letra. Quando falamos sobre animais com as criança, elas demonstram uma curiosidade muito grande, o que facilita o aprendizado de cada uma!!! A cada semana descobre-se mais nomes e mais animais, O texto é muito gostoso e divertido porque brinca com os animais, como o 'macaco macaqueando' e a 'aranha assanhada', e aguça a curiosidade das crianças. 

DURAÇÃO - Este é um projeto não muito curto, mas que consegue prender a atenção e interesse dos alunos durante meses. Eles chegam a ficar ansiosos pelo dia do trabalho com o Bichodário.

Leitura e construção de listas - Solicite, por meio da lista de materiais, que cada aluno tenha seu próprio exemplar do livro Bichodário. A partir disso, tem início o projeto. Imprima vários exemplares, baixe aqui no blog. Temos também os moldes dos bichos para imprimir aqui, caso queira trabalhar com desenhos para colorir, fantoches dos personagens e outras atividades.

DESENVOLVIMENTO

  1. Em primeiro lugar, apresente o livro aos alunos e explore a capa, a autora, a editora e os ilustradores. Só depois passe para o conteúdo do livro.
  2. A cada semana, faça a leitura de uma página, que trata de um bichinho. Aproveite tudo o que já tiver sido desenvolvido em estudos anteriores, como conteúdos de ciências naturais sobre os animais.
  3. Após a leitura do livro, converse com os alunos, estimulando-os a citar outros animais cujo nome comece com a mesma letra trabalhada.
  4. Incentive-os a citar nomes de pessoas, objetos, alimentos e personagens também começados com a letra. As palavras citadas deverão ser reunidas, formando listas para consultas posteriores.

As letras e os sons
Explique aos alunos que as letras possuem um nome, mas não necessariamente um som diferente. Por exemplo, a letra 'p': o nome dela é 'pê', mas o som que ela produz sozinha é diferente. Nesse momento, reproduza para as crianças o som da letra quando está desacompanhada de vogal. Sem usar o termo "sílaba", procure mostrar que, ao juntar duas letras, o som torna-se diferente, como no caso de "p" mais "a", que é igual a "pa". A ideia dessa etapa de sonorização é que eles comecem a compreender, nas séries do pré, que quando vamos escrever uma sílaba, precisamos juntar letras. E, em seguida, levantamos hipóteses sobre quais letras precisamos colocar em determinada posição para formar palavras.


A cada semana, os alunos leem uma página do livro, ponto de partida para as atividades do projeto. O aprendizado da grafia se dá por meio de grandes letras adesivadas no chão, enquanto a formação das palavras é ensinada com o uso das letras móveis. Temos vários alfabetos móveis aqui no blog.

Letras móveis - Faça um alfabeto móvel. Use uma caixa das chamadas letras móveis, com 26 divisões, cada qual com várias unidades de determinada letra. Assim, uma divisória abriga um montinho da letra "a", a outra abriga um montinho da letra "b", e assim por diante. Além dessa, há também as caixas temáticas, como uma caixa só com figuras de animais, uma só com figuras de alimentos e outra só com figuras de personagens folclóricos. Com esses materiais, comece a atividade.
  1. Separe os alunos em duplas. 
  2. Peça a cada dupla que pegue uma figura da caixa temática. 
  3. A partir da figura, eles deverão identificar o nome do elemento retratado (animal, alimento etc.) e as letras necessárias para formar essa palavra. 
  4. Peça às crianças para pegar as letras e, com elas, construir a palavra correspondente à figura. "Nem sempre essas letras estarão vinculadas à letra estudada no livro. Fazemos um paralelo, para dar continuidade ao projeto, mas em outros momentos essa atividade é livre. A letra vai aparecer, com certeza, mas os animais da letra 'a', por exemplo, não aparecerão apenas durante o estudo do 'a'", explica Valéria.

Como escrever cada letra - Para que as crianças aprendam como grafar cada letra estudada com o livro, utilize o método a seguir.
Alfabeto de pezinhos, aprenda a fazer AQUI.

  1. Com fita adesiva, escreva a letra no chão. 
  2. Coloque setas em cada trecho da letra, indicando o sentido em que o movimento deve ser feito.
  3. Ande sobre a letra, acompanhando o sentido indicado pelas setas, para demonstrar aos alunos o caminho a ser percorrido. 
  4. Peça aos alunos que, um por vez, andem sobre a letra, de forma que entendam como grafá-la. Verifique se o movimento está sendo feito corretamente e oriente o aluno se for necessário. 
  5. Para finalizar, leve os alunos até a lousa e peça a eles para escrever a letra. 
  6. A cada letra estudada, relembre-os de como devem ser escritas as letras estudadas anteriormente.

Vamos fazer um livrinho? - O projeto parte da leitura de uma página do livro, passa por construção de lista, sonorização, traçado e leitura, usando textos como parlendas, adivinhas e músicas. Trabalhe também na forma de "palavras fatiadas", ou seja, palavra por palavra. Depois de explorar o conteúdo, os alunos vão fazer seu próprio livro. Para isso, cada criança recebe um livro em branco, que pode ser preparado pela própria escola, com cerca de 30 páginas e espiral. O texto desenvolvido naquela semana, depois de explorado, deve ser colado nesse livro, utilizando-se frente e verso de cada folha. Assim, ao final do projeto, cada aluno terá seu próprio livro.

Conclusão - Uma atividade ajuda a outra: descobrimos as palavras, as construímos com letras móveis, lemos textos ou cantamos músicas e, por último, fazemos a colagem no livro. Costumamos dizer que esses são textos que os alunos sabem de cor, pois eles observam cada um e já sabem exatamente o que há ali, já que propomos ao aluno acompanhar a leitura apontando as palavras com o dedo. Para aprofundar o trabalho e finalizá-lo, proponha a divisão dos alunos em duplas produtivas. Com o livro Bichodário, um lê para o outro o texto referente a determinada letra. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
5 Comentários

5 Recados:

Anônimo disse...

Amei o projeto!!! Mais não consegui baixar por favor poderia enviar por e-mail?
Grata

Graziela Gadoti disse...

Amei o projeto lindo parabéns...
Porem não consegui baixar, poderia me enviar por e-mail.
(gragadoti@gmail.com).
Desde já agradeço!!!

Professora Wilfer disse...

Por favor me envie por email!wilferrosa@gmail.com

Unknown disse...

Parabéns pelo projeto! Pode me enviar pelo meu e- mail? Obgda!!!!mirene21@hotmail.com

Unknown disse...

Adorei pode me mandar por email
Cosma .pedagogia @hotmail. Com

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados