Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quinta-feira, 8 de maio de 2014

4 blogger

03 Atividades lúdicas para crianças autistas

Curta no facebook | Siga no twitter

Assim como para qualquer outra criança, o brincar representa um papel muito importante para o desenvolvimento da criança autista. Além de divertir, ele contribui para a socialização, desenvolvendo a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento de habilidades básicas e a aquisição de novos conhecimentos. Selecionamos pra vocês algumas atividades lúdicas para desenvolver com a criança autista. Vamos ver?

01 - Vamos passear de super carro?
Esta atividade é ótima e simples de fazer, consiste apenas em puxar a criança sobre um colchão ou cobertor pela sala de aula ou quarto. Para chamar mais a atenção da criança, fantasie ainda mais a brincadeira dizendo que agora a criança vai andar no super carro relâmpago Mc Queen da Disney! Com isto, estimule a criança a repetir a palavra 'passear' quando quiser repetir a brincadeira. Nesta brincadeira estimula-se a comunicação verbal e o período de atenção varia de 10 a 15 minutos.

02 - O sapo comedor de bolhas
Para realizar esta atividade você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. Veja abaixo como fazer um fantoche de sapo usando dobradura de papel verde, em 3 passos apenas, muito fácil!
 Outra dica feita com pratinho de papel.

Como que brinca? A atividade consiste em fazer bolhas de sabão (temos uma receita de bolha de sabão caseira aqui) e fazer o sapo "comer" as bolhas, de forma animada e divertida. Dessa forma estimula-se a comunicação verbal quando a criança tem que dizer "bolha" para o sapo comer e o contato visual. O período de atenção é de 5 minutos ou mais.

03 - Dado das brincadeiras
Esta atividade desenvolve a flexibilidade e a participação física e o período de atenção é de 15 minutos ou mias. Para fazer você vai precisar de um dado gigante, que pode ser feito com caixa de papelão e EVA. Cada face do dado deve conter uma ação a ser realizada pela criança, por exemplo: 
PULAR - deve-se incentivar a criança a repetir a palavra "pular" e junto com ela pular o mais alto que conseguir. É muito divertido!
RODAR - girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.
ESCORREGAR - puxar a criança gentilmente sobre um cobertor ou lençol. Você pode realizar esta atividade com TNT.
BALANÇAR - balançá-la em seus braços, em uma rede ou em uma balança.
APERTAR - oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidade de pressões em diversas partes do corpo da criança.
PASSEAR - levar a criança de "cavalinho" em suas costas.

E ai gostaram? Você tem alguma atividade que costuma trabalhar e quer nos sugerir? Deixe um comentário!!! Há muitos outras atividades que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças com autismo, mas o mais importante é compreender que ela é uma criança muito especial que necessita, acima de tudo, ser amada e estimulada um pouco mais para que se desenvolva. E lembre-se de que as crianças autistas não vão necessariamente aprender com as outras crianças. Mas elas surpreendem sempre!!! Fica a dica!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
4 Comentários

4 Recados:

MARIA JEANNE disse...

Olá boa noite, estou com uma aluna autista e essas dicas vão me ajudar muito, são muito interessantes e divertidas, tenho certeza que minha pequena vai amar!

Cris disse...

Adorei, parabéns!

Unknown disse...

Ideias super criativas adorei.

Unknown disse...

Muito bom.

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados