Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quarta-feira, 22 de abril de 2015

0 blogger

Planejamento semanal para o dia das mães

Curta no facebook | Siga no twitter

Nem todo mundo concorda, mas a maioria acha que o tema Dia das Mães é maravilhoso para trabalhar com a turma... afinal, toda criança fica empolgada e super feliz quando o assunto é a mamãe. Pensando nisto trouxemos pra vocês um lindo planejamento para trabalhar na semana do dia das mães.
Objetivos
• Valorizar o papel da mamãe;
• Estimular a construção de laços afetivos entre filhos e mães;
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
• Ampliar a criatividade da turma;
• Comemorar o Dia das Mães com muita alegria, criatividade e ludicidade.
• Desenvolver habilidades motoras, criatividade e outros.

Linguagem oral e escrita
- Conversa na rodinha sobre o Dia das Mães. Explorar o conhecimento das crianças sobre o assunto; trazer mais conhecimentos aos alunos sobre a data.

Parlenda
Recitar e trabalhar com a turma a parlenda 'Batatinha quando nasce'. Explique o significado da palavra 'esparramar', rolando no chão com a turminha, se 'esparramando'. Além de divertido, ainda trabalhamos movimentos! Aqui pode-se também trabalhar a alimentação e falar da batata e seu valor nutritivo. Uma dica legal é levar batatinhas para a sala, fazer cartazes, e preparar uma salada de batata ou sopinha para a turma. 
BATATINHA QUANDO NASCE,
SE ESPARRAMA PELO CHÃO.
MAMÃEZINHA QUANDO DORME,
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

Leitura de imagens/Identidade
Cartaz e turma da professora Ivani.
Confeccionar um cartaz “Parabéns Mamãe”, usando técnicas como recorte em revistas, jornais e colagem de materiais variados sobre as mães e seu papel. Observar o cartaz junto com a turminha e conversar sobre  a mamãe: 'Qual o nome da mamãe?' (Alguns alunos, de turminhas menores, podem não saber o nome da mãe e vai responder: “Mamãe”. Neste caso, é necessário que a professora tenha em mãos o nome das mães de todos os alunos). Em que a mamãe trabalha? Quem cuida dos filhinhos? Quem ajuda a mamãe?

Poesias/Paródias
Recitar os versos ou cantar em paródia com a música 'Teresina de Jesus', é diversão garantida!!! Imprimir a paródia ilustrada e distribuir para a turma, depois de colorir, cantar com eles.

Parabéns  à mamãe
Parabéns à mamãe.
É minha alma que diz
Deus, que é Pai, te proteja
E te faça feliz!

A mamãe é minha vida
A mamãe é meu amor
Seja feliz neste dia
Mamãezinha querida.

Viva a mamãe!

Hora da história - Mamãe e seus filhotes
Trabalhar com a turma algum livro que tenha os animais e seus filhotes... O livro a Fazenda do barulho, da Editora Ciranda Cultural é ótimo para este planejamento, fala dos animais da fazenda e seus filhinhos.

Contar e recontar a história, comentando sobre cada animalzinho... explicar que o pintinho é filhotinho da galinha, o gatinho é filhotinho da gata e assim por diante. O uso de fantoches ou dedoches para fazer a recontação da história é muito importante aqui...
Alunos da professora Ivani, ouvindo a história.
Música e vídeo
Assistir com a turma o vídeo da música 'Toda mamãe tem o seu bichinho', cantar e encenar, imitando os animaizinhos. Imprimir desenhos de animais e seus filhotes para colorir.

Todo bichinho tem sua mamãe
Todo bichinho tem sua mamãe,
Toda mamãe tem o seu bichinho...
O gatinho, O cachorrinho, O leãozinho, Até o ursinho.
Todo bichinho tem sua mamãe,
Toda mamãe tem o seu bichinho...
O pintinho, O passarinho, A lagartixa, Até o ratinho.
Todo bichinho tem sua mamãe,
Toda mamãe tem o seu bichinho...
O elefantinho, A girafinha, O macaquinho e a formiguinha.
Todo bichinho tem sua mamãe,
Toda mamãe tem o seu bichinho...

Coordenação motora e equilíbrio
Uma brincadeira muito divertida é 'Mamãe posso ir?'. Nela, a criança  pergunta: 'Mamãe posso ir?' e a professora (mamãe) responde: 'Pode...com passinhos de formiga' ou 'Pulando como sapinho sapinho' ou ainda 'Andando como elefante' e assim segue a brincadeira.

Música e máscaras de EVA
Ensaiar com a turma para aprender e dramatizar a música 'Mamãe me plantou, mamãe me regou'. Confeccionar máscaras de flores de EVA para a turminha usar no dia da apresentação. Baixe a música aqui.

Mamãe me plantou, mamãe me regou
Mamãe me plantou, mamãe me regou, me fez crescer!
Mamãe é uma flor, mamãe é um amor, é o meu viver
Quem sabe um dia o mundo tivesse uma mãe assim
Pra poder cuidar de todas as crianças como cuida de mim!

Baixe a música aqui

Arte/ Confecção de lembrancinhas
Chegou a hora de fazer arte com a turma, e esta é uma atividade que eles adoram!!! Vamos confeccionar uma linda flor para a mamãe com carimbo das mãozinhas e palito de picolé... Aprenda aqui.
Outra sugestão ótima para fazer é a flor de EVA com miolo de foto dos alunos, distribua após a apresentação da música 'Mamãe me plantou, mamãe me regou'. Aprenda a faze a lembrancinha aqui. Para esta dica você também pode usar pratinhos de papel.
Avaliação e encerramento
A avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, a criatividade em relação ao tema desenvolvido. Para encerramento organize uma festa com apresentação da turma, decoração para as mães e distribuição de lembrancinhas. Se quiser fugir da tradicional festa, sugerimos um chá da tarde ou café da manhã.

Adaptado daqui.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
0 Comentários

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados