Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

11 blogger

20 dicas para trabalhar nomes com crachás

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!!!

Reunimos aqui neste artigo várias dicas para te ajudar a trabalhar os nomes dos alunos usando crachás. São dicas, atividades, dinâmicas, tudo que você precisa! Entre as dicas está uma que sempre deixa uma grande dúvida entre os educadores: como trabalhar os nomes compostos dos alunos. Confira aí, com certeza vai te ajudar... aproveite para deixar um comentário no fim do post dando sua opinião!!!
20 dicas para trabalhar nomes com crachás
  1. Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  2. Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
  3. Escolher um crachá cujo nome seja de um colega e entregar ao mesmo.
  4. Usar os crachás para formar grupos de trabalhos.
  5. Usar os crachás para fazer as chamadinhas.
  6. Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras.
  7. Mostre o crachá de cada aluno e aguarde que o dono o identifique. Caso isto não aconteça, forneça pistas: diga a primeira e a última letra do nome, ou que o nome começa com a mesma letra de determinado objeto, fruta ou animal.
  8. Entregue aos alunos que estiverem nas primeiras carteiras os crachás daqueles que pertencem à sua fileira. Ele deverá pegar seu crachá e passar os demais para quem estiver logo atrás, e assim, sucessivamente, até o crachá chegar ao último.
  9. Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
  10. Trabalhe o número de letras de cada crachá. Pergunte aos alunos: 'Quem tem no nome apenas 5 letrinhas? Venham aqui na frente para a gente ver quem são.' 'Quem são os alunos que o nome iniciam com Vogais?' 'E os que iniciam com Consoantes?' 'Qual o que tem mais ?  Nomes que iniciam com vogais ou com consoantes?' 'Quais alunos têm o nome composto? Quantos são?' 'O que é nome composto? Alguém sabe?' 'Agora cada um vai escrever o nome no papel e fazer um desenho representando você ao lado do nome.'
  11. Entregar os crachás para cada um, mas pedindo para quando for chamado, o aluno deverá buscá-lo pulando com os dois pés ou com um pé só, ou deverá pegar com a mão esquerda, ou gatinhando, etc.
  12. Entregar o crachá de forma visual, apenas. A professora não dirá uma só palavra. O aluno que perceber o nome deverá buscá-lo cantando o seu nome. Pode-se combinar com a classe para que batam os pés no chão caso a criança não perceba que é o crachá dela.
  13. Pode-se colocar os crachás no chão, ou sobre a mesa, sobre o tapete, sobre papeis estendidos no chão como se fossem gramados, mar, etc, para que identifiquem o seu e peguem com a mão, com um rodinho, com varinhas de pescar improvisadas, etc.
  14. A professora pode entregar os crachás para as crianças erradas propositalmente sem que as crianças vejam o nome. Depois que todos tiverem sido entregue, pedir para que vejam se é mesmo o dele e se não for, deverão encontrar o dono e dar um abraço no amigo e voltar para o lugar.
  15. Um dos alunos deverá entregar os crachás. Sugiro que o ajudante do dia o faça.
  16. Bingo: Cada criança deverá receber uma ficha do tamanho de meia folha de sulfite cortada na vertical e colada em papel cartão ou color set contendo o nome da criança digitado. Use a fonte ARIAL, maiúscula, tão grande quanto caiba no espaço da meia folha de sulfite. Colocar num saquinho de TNT ou  de plástico que não seja transparente, as letrinhas do alfabeto que podem ser de EVA. Não se preocupem com as crianças de nomes grandes, pois normalmente estes nomes contém muitas letras que se repetem muito e isso às vezes se reverte em vantagem sobre os nomes curtos. Pode-se usar milho, feijão ou pequenos pedacinhos de retalho de E.V.A. Num segundo momento este jogo pode ser jogado sem mostrar as letras, podendo apenas ser verbalizada pela professora ou até mesmo pelos alunos, um de cada vez, ou todas as letras por um só aluno. Em qualquer um dos casos as letras cantadas devem ser anotadas na lousa, para conferência e evitar que se repitam quando apenas cantadas.
  17. Todo crachá deve conter o nome composto do aluno, caso este seja o caso como "Pedro Miguel", "João Vítor", "Maria Eduarda", etc.
  18. Como trabalhar nomes compostos? Alguns preferem trabalhar um nome de cada vez, para não atropelar o aprendizado. Outros há que já trabalham os dois nomes de uma vez, para que a criança já visualize seu nome completo e aprenda junto. Veja dica para trabalhar nome composto no fim da postagem!!!
  19. Use o crachá de 1º nome com a primeira letra em destaque: pode ser igualzinho o de cima mas a primeira letra deve ser de outra cor, sugiro o vermelho. Este crachá ajuda a passar do nível pré-silábico para o silábico sonoro, pois começarão a relacionar o BI da Bianca com o BI da bicicleta, por exemplo.
  20. Use crachá do nome completo com letra bastão: Neste crachá os nomes devem ser separados por espaço duplo ou até triplo, para que percebam com facilidade a necessidade deles.
COMO TRABALHAR NOME COMPOSTO?
Alguns preferem trabalhar um nome de cada vez, para não atropelar o aprendizado. Para quem adota este método, sugerimos trabalhar o nome fatiado, seguindo a mesma estratégia do texto fatiado. Outros há que já trabalham os dois nomes de uma vez, para que a criança já visualize seu nome completo e aprenda junto. Ex: A mãe da Maria Izabel conta que ensina a filha seu nome completo: Maria Izabel. Primeiro na fala e agora na escrita. Ela começou com Maria, que foi bem mais fácil, seguido logo depois de Izabel. E a pequena de apenas 3 anos já escreve direitinho!!!
DINÂMICA: Para quem vai trabalhar os dois nomes juntos, faça uma dinâmica para não vai deixar a criança muito sobrecarregada. Distribua letras de EVA para cada criança, cada uma vai ganhar a letra inicial do seu nome. A letra pode ser simples ou decorada, não importa o tamanho. A criança com nome composto vai ganhar duas letras. Coloque as crianças em uma roda e comece a chamar os nomes, falando sobre as letras iniciais de cada um: 'L de Lucas', 'J de João', etc. Quando for a vez da criança com nome composto, enfatize: 'Veja, a Maria Eduarda tem duas, o M de Maria e o E de Eduarda!' Peça a turma para repetir junto, isto vai ajudá-las na memorização. 
E aí, qual é a sua dica? Você qual método você usa e gostaria de compartilhar com a gente? 
Deixe um comentário!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
11 Comentários

11 Recados:

Unknown disse...

Muito bom, vou realizar essas dinâmicas na minha turma.bjos

Unknown disse...

Gostei muitoi!

Unknown disse...

Gostei muitoi!

Unknown disse...

Gostei muito das sugestões.

Gilvani Guimarães disse...

Amei! Farei isso na minha primeira semana com os meus pequenos s 1°ano.

ESCOLA INFANTIL PINCEL MÁGICO disse...

Parabéns pelo trabalho ,amei 😍.Vou aplicar com minha turma.

Unknown disse...

Adorei as atividades

Unknown disse...

Gostei bastante

Unknown disse...

Na minha turma faço a chamada cantada. Mas Amei as dicas , obrigada!!

Unknown disse...

Gostei muito,vou fazer cm meus alunos.👏👏👏

Unknown disse...

Amei muito. 👏👏👏👏🥰

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados