Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

0 blogger

Dicas para organizar a escola para volta às aulas

Curta no facebook | Siga no twitter

Início do ano letivo... é hora de organizar tudo para receber os alunos! A organização de tudo, desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos, é uma tarefa muito importante! Postamos aqui algumas dicas do blog Coordenadoras em Ação para te ajudar.
Há muito trabalho a ser feito: verificar se os banheiros estão em bom estado, se as lâmpadas e ventiladores estão funcionando, se as cortinas estão limpas, se os materiais pedagógicos e livros estão organizados, se a quantidade de carteiras e cadeiras está de acordo com o número de alunos, entre muitos outros itens. A sugestão mais inteligente então é dividir os trabalhos entre os membros da equipe gestora. A direção fica responsável em administrar a organização geral da instituição (quadras, refeitório, salas dos professores e outros) e eu cuido dos espaços necessários para que as atividades pedagógicas aconteçam (sala de aula e de material pedagógico). Vejamos algumas dicas:

Salas de aulas
  • Verificar se as plaquinhas de identificação das salas estão de acordo com as séries/anos e períodos;
  • Etiquetar os armários com o nome do professor e com a série/ano e período respectivos;
  • Deixar dentro dos armários de cada docente a quantidade certa de livros didáticos, dicionários e calculadoras de acordo com o número de alunos da sala;
  • Verificar o estado de alguns materiais de uso coletivo na sala, como globo terrestre, mapas, letras do alfabeto, calendário, tabela numérica, relógio, quadro para medir a altura das crianças, estante do cantinho da leitura e mural. Sempre é necessário fazer substituições ou consertos;
  • Deixar em cada sala de aula quantidade suficiente de kits de materiais dos alunos para serem entregues no primeiro dia de aula. Cada criança recebe do governo estadual um kit contendo: cadernos, lápis, borrachas, lápis de cor, régua, cola, apontador e giz de cera;
Sala de materiais pedagógicos
  • Sugerimos uma salinha para guardar todos os materiais pedagógicos.  No início do ano, deixe esse espaço organizado de modo que se possa encontrar facilmente o que é solicitado pelos professores.
  • Facilita muito separar os materiais pelas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, matemática, Geografia e Ciências. Liste e quantifique tudo, porque assim fica fácil saber o que precisa ser reposto e em que quantidade.
Recursos tecnológicos
Durante a organização dessa época do ano, também é hora de verificar se os recursos tecnológicos, como computador, teclado, mouse, DVD, caixa de som e microfone, estão funcionando. Afinal de contas, esses equipamentos precisam estar disponíveis para que os professores desenvolvam suas aulas.

Murais do pátio
Antes da chegada dos alunos e dos professores, decore os murais com personagens de contas de fadas, ou outro tema escolhido e frases de boas vindas para recepcioná-los. Deixar a escola organizada para o início do ano é uma forma de começar bem.

Dicas da Coordenadora Maria Inês, do blog Coordenadoras em Ação.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
0 Comentários

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados