Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

10 blogger

Projeto Adaptação Escolar para Educação Infantil

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi amigos do blog Gente Miúda!

Estou passando para postar mais um Projeto para sua Volta às aulas! O Projeto Adaptação Escolar é voltado para a turma da Educação Infantil podendo ser adaptado para a faixa etária que você trabalha, com  o objetivo de promover uma boa adaptação. Confira abaixo!
Projeto Adaptação Escolar para Educação Infantil
Objetivo
Promover uma boa adaptação.

Conteúdo
  • Familiarização com o novo ambiente;
  • Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
  • Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo
Aproximadamente dois meses, com atividades diárias.

Material
Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão.

Organização do ambiente
As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novos objetos. As fotos serão apresentadas às crianças, a princípio, individualmente. Após a familiarização de todos com suas próprias fotos, a intenção será a de socializar o acervo.

Desenvolvimento
• 1ª Etapa: Pedir fotos em que a criança apareça com familiares e animais de estimação. Solicitar também os objetos de apego de cada um. Tudo deverá ser devidamente identificado como o nome da criança e ficará na creche para permitir que os pequenos usem o material sempre que sentirem necessidade;

• 2ª Etapa: Aproveitar os momentos de permanência dos pais na creche para colher informações sobre a rotina caseira. Exemplo: dicas de acalanto, banho, etc;

• 3ª Etapa: Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conter pertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serão reunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas a manipular/explorar o novo objeto, introduzindo a ideia de que os pertences podem ser emprestados. Com o tempo, as fotos também poderão ser socializadas de maneira a descrever os integrantes de cada família e estimular que cada criança reconheça a sua. Observar as reações e registrá-las por meio de fotos. 

• 4ª Etapa: Fixar as fotos trazidas pelas famílias no chão do espaço em que as crianças permanecem a maior parte do tempo. As fotos deverão ser protegidas com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza do local. Dessa forma, ao engatinhar, as crianças terão acesso ao “mural de fotos” com imagens de todo o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essa atividade ainda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (ao reconhecer-se nas fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, da mesma forma, seus colegas).

Avaliação
Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos, atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
10 Comentários

10 Recados:

Unknown disse...

olá...mto bom o projeto de adaptação.
obrigada

Elaine Sasso disse...

SEU BLOG ESTÁ EXCELENTE COLEGA!
PARABÉNS!!!

kellem disse...

Parabens pelo deu Blog, além de lindo virou valioso para mim. o projeto da adaptação escolar ficou muito bom.
Vou visitar todos os dias.

Unknown disse...

Muito bacana esse projeto!👍

Unknown disse...

Amei seu projeto.Paravens.

Unknown disse...

Amei vcs sao demais...

Unknown disse...

Fiquei encantada com este projeto muito bom

Unknown disse...

Amei seu trabalho bjs

Unknown disse...

RPOJETO MARAVILHOSO , AMEI SEU TRABALHO.

Elaine disse...

Muito bom.
Obrigada.

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados