Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

facebook 20 blogger

Projeto 'Adeus fraldinha' - 20 dicas para o desfralde

Curta no facebook | Siga no twitter

O desfralde é uma etapa do crescimento tão importante quanto engatinhar, andar, falar. Aprender a usar o banheiro é um processo relativamente simples, composto de diversas etapas. A criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você tiver paciência e souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranqüilo para todos.
Quando começar? 
Não existe uma data certa. A maioria das pessoas geralmente começam o desfraldes aos 2 anos de idade, fica a critério de cada um. O mais importante é perceber o tempo certo da criança, estimular, ter paciência e respeitar o ritmo de cada uma, compreendendo as diferenças.

Tempo estimado
O tempo que for necessário para que todas as crianças consigam dar adeus às fraldas. 

Objetivos
Estimular a retirada da fralda; Ensinar os cuidados que se deve ter nesse momento; Trabalhar em parceria: escola e família; Evitar um processo violento dessa mudança; tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança.

Desenvolvimento
Não existe uma fórmula mágica para o desfralde. Mas existem inúmeras sugestões de pais e professores que já obtiveram sucesso no assunto, que não é um bicho de sete cabeças. Reunimos aqui, 20 dicas super importantes para te ajudar, confira abaixo:
  1. Leitura de livros sobre o assunto (temos dicas de leitura no fim do post), contação e recontação da história e uso de fantoches para falar sobre o tema. Muita conversa em rodinha sobre o assunto. DICA: Primeiro você escolhe uma história ou livro sobre o tema, depois você mesma faz os fantoches com ele para depois começar a história.
    Vaso com rolo de papel higiênico, aprenda a fazer aqui.
  2. Colocar a criança no peniquinho e contar suas histórias preferidas. Ela relaxa, ri e faz xixi. Depois que ela conseguir, faça festa! Se não conseguir incentive-o a continuar tentando!
  3. Manter uma rotina, ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.
  4. Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar no processo e fazer o mesmo em casa. Levar as crianças ao banheiro, aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso.
  5. Incluir alguns títulos de livros do projeto e a cada semana enviar para casa de uma criança para que a família participe de atividades lúdicas sobre o assunto e possa reforçar o trabalho feito na escola.
  6. Presentinhos, mimos ou lembrancinhas para aqueles que conseguiram é uma ideia ótima!
  7. Dica super criativa: trabalhar com bonecas que "fazem xixi" e demonstrar em um peniquinho para toda turminha.Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!
  8. Levar peniquinhos plásticos para a salinha e ensinar as crianças a usar. Deixá-los em local de fácil acesso, usar para falar sobre o assunto.
  9. Enviar bilhetinho aos pais informando do projeto e etapas desse processo, deixando bem claro que tanto na escola como em casa, o processo tem que ser seguido do mesmo modo. Os pais também podem  enviar calcinhas e cuecas com estampas de desenhos, que eles adoram.
  10. No banheiro, usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso. Sempre dá certo!
  11. Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto. Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro e, ao voltar, ser recebida com muita alegria pela turma. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa. 
    Cartaz de desfralde com fraldas, daqui.
  12. Dica criativa: Colar na parede do banheiro um cartaz de cartolina ou EVA, de um lado escrever xixi e do outro cocô. A cada xixi e cocô feito, a criança cola um adesivo. A cada cinco adesivos, a criança ganha um presentinho (potinho de guache, uma cartela de adesivos...).
  13. Sempre perguntar a criança se ela quer ir ao banheiro e incentivá-la a ir, mesmo ela dizendo que não quer ir... Tornar isto uma rotina a ajudará no processo. Quando levar ao banheiro, ter paciência... Fazer barulhinho com a boca, imitando o xixi e falar: "Vamos ouvir o barulho do xixi?", o barulhinho da torneira vazando água as vezes também ajuda... e barulho de descarga diverte e incentiva-os a voltar, deixe-os apertar a descarga.
  14. Vídeo - Levar um vídeo ou filme para a salinha para ver com a turma... Sugerimos aqui o vídeo Saindo das fraldas, da Casa Azul.
  15. Importante: trocar a fralda suja de cocô ou xixi imediatamente ajuda muito! Se uma criança tem que esperar muito tempo entre fazer cocô e trocar a fralda, ela pouco se importará em fazer xixi ou cocô na roupa.
  16. Levar a criança no banheiro para ver o coleguinha maior fazer xixi ou cocô também é ótimo, crianças adoram imitar a outra. Que tal todos irem a banheiro ao mesmo tempo? Um estimula o outro. Geralmente quando o amiguinho termina a criança pede pra fazer também. 
  17. Dica super demais: Usar adesivos ou incentivos ajuda a turminha a familiarizaram-se com a questão do desfralde. Outra dica é um carimbo na mãozinha com mensagem. Ao final do dia ajude-os a colar os adesivos de incentivo na agenda ou caderno, com os dizeres: "Rei do penico", "Rainha do penico!" "Já consigo fazer sozinho", "ops, escapou!", "Consegui fazer xixi no vaso!", "Parabéns para mim!"... Estes momentos são muito esperados por todos e logo eles começam a ajudar os outros para ganhar mais adesivos e vencer o medo do vaso sanitário!
     
  18. Desfile das fraldinhas - Fazer um desfile com a turminha com as fraldas na mão, dando adeus para as fraldinhas. Fazer também um cartaz utilizando carimbo das mãozinhas com os dizeres 'Adeus fraldinhas'. Desfilar pela escola com as fraldas e cartaz, cantando músicas relacionadas ao desfralde.
    Cartaz e desfile do desfralde, Creche Lady Bugs.
  19. Não brigar com as crianças quando fizerem xixi na roupa, tem que ter paciência com as 'escapadas' e passar tranquilidade para elas, mostrando que podem confiar em você. Outra dica é dar adeus para o xixi e cocô, quando feito corretamente.
  20. Evite fazer caras de nojo ou dizer que as fezes são sujas e devem ir para o lixo. Isso pode fazer com que ele prenda o cocô para não fazer nada feio. Evite comparações com os amiguinhos que não fazem mais xixi e cocô na roupa, isto não ajuda em nada e pode inibir a criança. 
Avaliação
Este processo é realizado em parceria com a família, isto é fundamental. Observe junto com a creche e a família o desenvolvimento e progresso de cada criança. Não critique e nem reprima as crianças que não conseguiram, antes os incentive para que consigam alcançar o objetivo. E acima de tudo tenha muita paciência, amor e dedicação.

Dica de leitura

 Patinho usa o Penico
Conheça a história deste lindo patinho amarelo, que precisava usar o peniquinho. Descubra nesse livro como ele conseguiu deixar de usar fraldas e se tornar um patinho crescido! 

Autor: Capstone
Editora: Ciranda Cultural
Preço: R$ 14,90 cada.

 Mirtilo deixa as fraldas
Para Mirtilo chegou a hora de tirar as fraldas: mamãe e papai compraram para ele um lindo troninho em forma de hipopótamo. O que vai acontecer? 

Autor: Sara Agostini
Editora: Ciranda Cultural
Preço: R$ 14,90 cada.


| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

Receitas de tintas para pintar com as mãos

Curta no facebook | Siga no twitter

Oieeeee!!! 

Que a pintura é uma atividade que as crianças adoram nem é desnecessário dizer. Mas, aqui você vai aprender como ir além do simples ato de pintar para trabalhar com a turma do maternal, berçário, creche...

A pintura a dedo é uma das mais fascinantes atividades para as crianças. A parte mais difícil? Acabar com a brincadeira depois que ela começa. Vamos aprender a fazer estas receitinhas?
Aqui você vai aprender a fazer, a um custo muito baixo, sua própria tinta atóxica, para suas atividades de pintura a dedo ou mesmo com pincel. Veja a seguir 02 receitas simples para desenvolver a atividade de pintura com os dedos. Para desenvolver a atividade será necessário o seguinte material:
  • Papel branco lustroso ou um pouco opaco pouco mais grosso que a cartolina; 
  • Mesa lavável ou oleada para protegê-la; 
  • Bacia com água para molhar a folha de papel; 
  • Aventais de matéria plástica; 
  • Tintas (que serão elaboradas conforme a receita abaixo).

RECEITA 01
- Mingau ralo feito de maisena ou polvilho, adiciona-se anilina vegetal na cor desejada, e se obtém uma boa tinta atóxica. De acordo com a espessura do mingau se controla a consistência da tinta, para mais fina ou mais grossa.

TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA - Com a palma da mão espalha-se a tinta sobre a superfície lisa do papel. Com os dedos ou com a mão desenham-se as formas desejadas.

RECEITA 02
- Mingau ralo de polvilho, junta-se uma colher das de sopa de Sabão em flocos (em pó) e o pó de pintar da cor desejada para dar o colorido.

TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA - Passa-se a folha de papel na bacia com água e deita-se a mesma sobre a mesa, alisando-a com as mãos. Com as mãos espalhar a tinta sobre o papel todo e, depois, com a ponta dos dedos abertos ou fechados, a palma da mão ou com o pulso pode-se obter linhas e movimentos bem interessantes.

Do blog Dicas pra Mamãe.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

03 dicas CRIATIVAS para trabalhar folclore com berçário

Curta no facebook | Siga no twitter

Por ser uma turminha bem pequena, nem sempre a gente sabe como aplicar alguns temas com eles, como por exemplo o folclore. A dica é, tudo tem que ser apresentado de forma muito simples e divertida... pensando nisto estamos postando algumas dicas que vão te ajudar, confira!

1 - Pintura coletiva para confeccionar máscaras - Junte toda a turma e faça uma pintura coletiva bem divertida. Depois da pintura pronta, recorte máscaras para a turminha brincar. Decida qual personagem vai trabalhar, escolha uma cor e faça sua pintura. Depois é só riscar o molde, recorta e montar sua máscara do folclore. 

Abaixo, pintura coletiva para fazer máscaras do 'Boi da cara preta' do Berçário 2 do EM Décio Monzoni.

Salvei alguns moldes de máscaras para você escolher para trabalhar com sua turma.


2 - Personagens com carimbo das mãozinhas - Depois de explicar com palavras bem simples sobre as lendas da mula sem cabeça e da cuca, é hora da atividade com tinta... pinte as mãozinhas fofas das crianças e faça os personagens!
Abaixo, a cuca com carimbo das mãozinhas.
3 - Faça fantasias do folclore para sua turminha - Vai ser uma festa só! Confeccione fantasias dos personagens folclóricos para vestir sua turminha. As fantasias podem ser feitas com TNT para economizar dinheiro, o material pode ser costurado ou colado. Não se esquea de levar máquina fotográfica para a sala e registrar tudo. Veja algumas fantasias da Iara, saci e Cuca, da creche Bosque Encantado.

Já já mais novidades!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Curso de psicologia infantil

Curta no facebook | Siga no twitter

Curso online de Psicologia Infantil vai te ajudar a conhecer os principais transtornos psicológicos que atingem crianças, como o Stress Infantil, a Hiperatividade, entre outros. Saberá também como identificá-los e tratá-los de forma adequada.


Psicologia Infantil é o estudo do comportamento infantil, incluindo características físicas, motoras, cognitivas, emocionais, sociais, entre outras. É uma área em grande crescimento, principalmente em função do aumento de transtornos e distúrbios que acometem crianças e adolescentes.
curso de psicologia infantil
No Curso de Psicologia Infantil, você conhecerá os principais transtornos psicológicos que atingem crianças, como o Stress Infantil, a Hiperatividade, entre outros. Saberá também como identificá-los e tratá-los de forma adequada.

Este curso pode ser feito tanto por pais, interessados em auxiliar seus próprios filhos, quanto por professores, educadores e psicólogos em geral, que podem utilizar a Psicologia Infantil para obter melhores resultados profissionais. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você é quem escolhe o ritmo e o local em que deseja estudar, além de não ter um prazo determinado para concluir o seu curso. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Curso online de Berçarista

Curta no facebook | Siga no twitter

Olá gente!!!

Passei hoje aqui pra deixar um recado para os professores de berçário, vocês vão amar esta dica. Já pensou em fazer um Curso de Berçarista? A boa notícia é... nosso Curso já está disponível!!! 

No Curso de Berçarista você aprenderá qual é a rotina de trabalho no Berçário, os principais cuidados necessários, as brincadeiras e o que é necessário para ter sucesso nesta profissão tão gratificante.
Você sabia??? O avanço das mulheres no Mercado de Trabalho trouxe a necessidade de um espaço seguro e confiável, onde os filhos possam ficar enquanto suas mães trabalham. A figura da mãe dedicada exclusivamente a cuidar da casa e dos filhos é cada vez mais rara na sociedade atual. 

Cada vez mais cedo as crianças frequentam espaços escolares, tanto pela segurança que os pais sentem em deixá-las aos cuidados de profissionais, quanto pela grande oportunidade de aprendizado e vivência que estes espaços oferecem.

Apesar do grande crescimento desta área nos últimos anos, faltam profissionais qualificados para atuar como Berçaristas. Já pensou em se atualizar nesta área? Se você gosta de trabalhar com crianças, esta é a sua chance, nosso Curso de Berçarista vai auxiliá-lo a ingressar neste mercado de trabalho promissor.

Ao final do Curso você estará pronto(a) para:

Interagir e passar confiança aos pais;
Desenvolver atividades divertidas e lúdicas para as crianças;
Lidar com os imprevistos que podem ocorrer em um berçário.

O curso é feito de forma totalmente online, por meio de vídeo-aulas interativas, com tutores disponíveis para tirar dúvidas. Ao final, receba o Certificado de Conclusão em Casa, sem custo adicional.


| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...