Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

facebook 7 blogger

Brincadeiras de Adaptação - Mini Maternal

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!

Estou postando algumas sugestões de atividades para trabalhar com o mini maternal, berçário e creche... são dinâmicas para deixá-los mais a vontade na sala de aula e ajudá-los na fase de adaptação.
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao tororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?

MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ
IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
OBJETIVOS: Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário,guarde o desenho com as demais atividades.

PAPAI VEIO BRINCAR
IDADE: De 3 meses a 1 ano.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos.Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.

JOGO DAS EXPRESSÕES
IDADE:De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

Créditos para Mabilee.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 7 blogger

10 sugestões para decorar a porta da salinha

Curta no facebook | Siga no twitter

Oieee!!!

O que tem na porta da salinha??? Tem girafa, leão, burrico, baleia... nossa tem até pirata!!! Não pude resistir a tanta sugestão fofa e postei 10 dicas para você decorar a porta da sua sala, cada uma mais linda que a outra confira aí... Não perca a oportunidade de fazer arte com a turma!

Tem baleia gulosa pra sala com decoração do fundo do mar...

Tem girafinha elegante, com moldes aqui.

Tem joaninha que combina com jardim encantado...

E tem pirata! Perfeito para uma decoração cheia de aventura!

O sapinho... lindo!

E também as ideias anteriores que já tínhamos aqui, também são lindas!!!
Olha só que burrico fofo!
Aproveitem, clique para ampliar!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 4 blogger

Planejamento para volta às aulas

Curta no facebook | Siga no twitter

O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Estamos postando este planejamento com atividades e sugestões que vão te ajudar neste período inicial do ano letivo. Confira!

Oi gente! O objetivo deste planejamento é propiciar um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar. 

Objetivos
  • Planejar a volta às aulas e propiciar um momento de maior descontração e interação entre as crianças, seus novos colegas e professora, por meio do lúdico;
  • Trabalhar o sentimento de insegurança;
  • Recepcionar os pequenos nos primeiros dias de aula;
  • Adaptar os alunos ao ambiente escolar;
  • Desenvolver a interação entre os alunos;
  • Valorizar a amizade;
  • Desenvolver o ser participativo e atuante;
  • Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
Por onde começar? 
Normalmente, os alunos que retornam das férias têm pouca dificuldade para se adaptar novamente à rotina das aulas. Geralmente, as crianças têm muita insegurança em relação ao novo ambiente e aos colegas de turma. Para amenizar esse receio, o professor pode levar seus alunos para conhecer os demais ambientes da escola e funcionários. Além disso, as crianças podem levar pertences pessoais e o professor realiza a troca deles. Após observar os pertences, cada um fala sobre o seu objeto e o do amiguinho. Assim elas criam laços mais íntimos, conversam e se conhecem melhor.
Você sabia? A intervenção amistosa e segura de uma professora bem preparada costuma atenuar o impacto da separação, quando a criança agora tem de frequentar a escola. Isso ameniza as expectativas negativas desta vivência, na medida em que ela vai conversando com os pais e com a criança, esclarecendo dúvidas e transmitindo carinho e amizade à criança. 
1º Momento - Dinâmicas e organização
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais.

Atividade para relaxar
Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a expressão corporal, socializar as crianças e relaxar e aliviar as tensões. Peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

Brincadeira - Chuvinha de papel
Como que brinca? Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!
DICA: A professora pode participar das brincadeiras e se apresentar como a turma... Outra sugestão é que os pais permaneçam nos primeiros dias de aula na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança.
2º Momento - Hora de fazer arte
Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis. Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.

Receba as crianças com carinho
É importante que o professor e a escola demonstrem para pais e alunos que eles preparam com carinho a escola e a sala para recebê-los. E o que é possível fazer? Que tal deixar a sala de aula bem bonita para os pequenos? Capriche na decoração!!!

Confecção de Lembrancinhas
Outra sugestão importantíssima são as lembrancinhas e mimos... Você pode optar por levar a lembrancinha pronta ou fazer em sala de aula nos primeiros dias com a turma. O importante é não deixar de preparar um pequeno presente ou lembrancinha que será bem útil durante o período escolar... Sugerimos a confecção de estojinho de EVA ou de feltro para guardar canetinhas e lápis de cor. Vamos ver algumas sugestões?

Estojinho de EVA, veja outras dicas feitas em EVA aqui neste link.

Aprenda a fazer este estojinho de feltro aqui, muito fácil!
Aprenda a fazer este estojo de garrafa pet AQUI.
3º Momento - História, música e dramatização
Tem o objetivo de desenvolver a expressão oral, socializar, dar noções rítmicas,  trabalhar a percepção auditiva e dramatizar. A dica aqui é trabalhar a história 'Os músicos de Bremen', também conhecida como 'Os 04 heróis'.

Para trabalhar a história você vai precisar apenas de instrumentos musicais de brinquedo ou feitos com sucata (opcional). Conte livremente a história, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.

Hoje tem palhaço? Tem sim senhor!
A escola também pode promover nas primeiras duas semanas de aulas atividades diferentes que atraiam as crianças pela escola. Que tal contratar palhaços para fazerem apresentações aos pequenos? E por que não fazer uma seção de cinema com um filme divertido e dar saquinhos de pipoca para eles?

É isto aí... estas são apenas algumas dicas para te ajudar... elabore sua volta às aulas com grande alegria, entusiasmo e carinho que com certeza seu ano letivo será um grande sucesso! Beijinhos e até mais!

Dicas adaptadas daqui.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 3 blogger

10 Dicas para Adaptação Escolar

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!

As aulas já vem aí!!! Ainda sobre o assunto Adaptação Escolar, que é bem complexo, estamos postando aqui no blog mais 10 dicas imperdíveis que muito vão te ajudar. Tome nota!
1) Receba bem os pais dos alunos - Professores costumam contar que, no inicio do ano letivo, alguns pais ficam mais ansiosos que seus filhos, o que acaba prejudicando o processo de adaptação e socialização. Este comportamento dos pais é mais que natural, portanto, não encare como desconfiança ao seu trabalho. É importante se colocar no lugar dos pais das crianças e procurar compreender suas inseguranças e ir conversando até que a relação esteja completamente estabelecida. Trabalhar em conjunto com a coordenação da escola também é muito importante, esta deve oferecer um suporte adequado.
2) Recepcione bem os seus alunosJá dizia o velho ditado que a primeira impressão é a que fica!!! Receba os seus alunos com empolgação, entusiasmo e carinho. Procure dar preferência aos pequenos, receba-os fora da sua sala de aula, no portão de entrada ou em alguma área livre. Apresente-se com educação e converse um pouco com cada um deles, fazendo sempre comentários otimistas e animados a respeito deles. Que tal convidar os pais para irem até a sala nesse primeiro dia de aula??? Os filhos se sentirão mais seguros!!! Outra coisa importantíssima é estar com todos os nomes dos seus alunos na ponta da língua. "Olá, Fulano? Seja bem-vindo". Com esse simples gesto, a criança se sentirá automaticamente mais próxima de você. É de suma importância que você reconheça qual aluno é novo na sua turma e já ir apresentando-o ao grupo pelo nome: "Olha só quem está aqui, pessoal. Conte pra gente, fulano, onde você estudava antes". Esta simples sugestão irá ajudar a sensibilizar os alunos antigos para receberem os novos.
3) Esteja bem com você - Uma coisa muito importante: para conquistar a confiança dos alunos e dos pais nesse início de ano, é imprescindível que você se sinta tranquilo, realizado, seguro e feliz. O professor precisa demonstrar equilíbrio emocional e estar sempre com um sorriso no rosto. É de suma importância mostrar que você está preparado para receber seus queridos alunos.
4) Recicle seu conhecimento - Esteja preparado!!! Estude, pesquise, faça cursos (conheça nossos Cursos Pedagógicos aqui)... Enfim, prepare-se profissionalmente para o início do ano letivo, isto é importantíssimo! Conhecimento aqui é sinônimo de segurança, e segurança é a chave para conquistar os alunos e os pais. Importante: Suas primeiras aulas (bem como as demais) devem ser aulas atraentes, com atividades que envolvam todos os alunos. Mude rapidamente de uma atividade para outra, evitando que as crianças fiquem entediadas. O ideal é que a escola prepare um treinamento antes de as aulas terem início, para todos os professores. 
5) Prepare bem o ambiente - É muito importante que seus alunos se sintam bem em sua sala de aula. Ali é o lugar onde ela passará várias horas do seu dia a dia, durante muito tempo. O primeiro contato com esse ambiente precisa ser bem-sucedido, portanto, cuide para que ele esteja bem cuidado, limpo e com tudo conservado. Cores, música e organização são bem vindas. Capriche na decoração da sua sala de aula!!! 
6) Monitore os novos alunos - Haverá muitas situações no início de ano letivo. Em algumas escolas, os professores acompanham suas turmas na série seguinte; em outras, recebem turmas inteiramente mudadas. Você certamente terá de lidar com algum aluno novo na sala e isto exigirá atenção redobrada! Monitore esse aluno e saiba tudo sobre ele. "Como foi hoje?", "Está precisando de alguma coisa?". Se ele estiver com dificuldades para se adaptar, você deve acolhê-lo de fato. "Tem que legitimar os sentimentos do aluno: 'eu te entendo', 'também passei por isso quando entrei na escola, não é fácil".
7) Eleja um aluno-mentor - Importante: um aluno-mentor irá te ajudar na adaptação dos outros novos alunos. Esse aluno precisa estar na escola há um tempo, conhecer as dependências, os funcionários e acompanhar a criança recém-chegada pelos primeiros dias, ajudando-a a se inserir nos grupos e a compreender a rotina da escola, recreio, cantina etc. Cuidado!!! Muitos vão querer exercer essa função, por isto faça uma votação na sala para escolhê-lo. E, continue de olho, sempre monitorando o desenrolar desse combinado.
8) Não tenha pressa - Cada aluno seu irá lidar com as questões novas de um jeito diferente. Tudo depende de quanto eles estão preparados, da vivência deles em casa, da Educação Infantil, do colégio anterior, etc. Alguns alunos podem se acostumar rapidamente com a mudança no volume de livros ou no número de disciplinas. Outros vão precisar de um tempo maior para se adaptar. Inicie o ano colocando a rotina em pauta. "Hoje nosso dia vai ser assim". Repita esse aviso todos os dias, isto ajudará a conter a ansiedade de todos. 
9) Convoque os pais para uma reunião - Os pais podem se sentir ansiosos com o início das aulas. Por isto o ideal é que eles sejam chamados para uma reunião com os professores e a coordenação. Nessa reunião, fale sobre a proposta pedagógica, como vai ser o primeiro dia de aula e, com os pais de alunos novos, explique sobre como a escola funciona.
10) Agende um atendimento para as novas famílias - Depois que começar as aulas, chame os pais dos alunos que foram matriculados na escola naquele ano para saber como todos estão se sentindo, o que acham da escola, do professor etc. É muito comum que a criança estranhe algumas coisas e você precisará sentir se ela está se adaptando aos poucos ou não. E o retorno dos pais é essencial. Às vezes a criança não dá sinais sinal em sala, mas dá em casa. É comum ela reclamar no começo para os pais que está achando a lição difícil, ou que não está acompanhando as aulas. O professor precisa investigar se a criança realmente está com dificuldades ou se está só insegura, ainda se adaptando. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 7 blogger

Lembrancinha para volta às aulas - Corujinhas

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi amores!!!

E vamos lá para mais uma dica com o tema super da hora: corujinhas!!! Agora vou mostrar duas dicas de lembrancinhas para sua volta às aulas, um porta guloseimas e ponteiras! As duas dicas são perfeitas e tem moldes no fim do post pra ajudar ok?

A primeira dica são as ponteiras lindas do Painel Criativo.

E a segunda são os lindos porta guloseimas do Cantinho da Cininha feitos com latinhas de extrato de tomate. O legal de fazer esta aqui é que as latinhas viram lindo porta trecos ou porta lápis depois né?


Fica aí estas duas dicas para você escolher!!!
Até mais!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Plaquinha de Porta - Tema Corujinhas

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi voltei!!!

E com uma linda plaquinha de porta feita Trick Track Artesanatos!!! Uma graça mesmo quem quiser comprar não deixe de conferir a lojinha deles aqui.  Bom vamos lá então mostrar como faz esta linda plaquinha de porta... os moldes são praticamente os que postei no fim do post ok??? Só vai fazer letreiros porque meu programa de desenho estragou, vou ficar devendo!!! Mas é muito simples copiar letras de outra postagem e fazer!!!

Que amor né??? Apaixonei, lindo trabalho do Trick Track Artesanatos!!! Não deixe de conferir também o Calendário Permanente de Corujinhas que já postamos  e o Painel de Aniversariantes!!! Aí vão os moldes!!!

Agorinha eu volto com os outros painéis com o lindo tema Corujinhas!!! Beijocas e até lá!!! 

Gostou? Quero ver seu comentário!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 2 blogger

Painel para aniversariantes com moldes

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi meninos e meninas!!!

Voltei para postar mais um painel em EVA para sua salinha... esta dica aqui é para fazer um painel de aniversariantes em EVA, muito fofo!!! No painel há 12 bolsos, um para cada mês, nos quais você vai colocar os nomes dos alunos...

Uma dica super original e linda é decorar prendedores de roupa com os nomes dos alunos e prender em cada bolso, nas datas respectivas de cada aniversário. Outra ideia também muito legal é colocar palitos de picolé com os nomes...Tenho aqui o molde em tamanho super grande pra quem for fazer... clique para ampliar. 


Seguindo este mesmo padrão, você pode fazer painel de chamadinha, tempo, quantos somos e outros...  a Eliane França fez um painel bem fofo, para recados... 

Temos também o molde em preto e branco...


| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 12 blogger

Projeto para volta às aulas

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Passei para postar mais uma super dica para sua volta às aulas! Este Projeto com certeza vai te ajudar no período de adaptação da turma, confira todas as atividades, dicas e sugestões nos links abaixo!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 16 blogger

Como montar um plano de aula

Curta no facebook | Siga no twitter

Planejar nem sempre é algo fácil. Muita gente encontra grandes dificuldades quando precisa montar seu próprio planejamento. Aprenda como montar seu próprio plano de aula com este passo a passo.

Olá!
Muita gente quando se depara com a necessidade de apresentar seus próprios planos de aula fica sem saber o que fazer. Apresentamos aqui nesta postagem um esqueleto de um planejamento simples, que vai te ajudar a montar seus próprios planejamentos.
Por este exemplo que estamos postando aqui você vai poder criar os seus próprios planejamentos, adaptando-o a qualquer tema trabalhado.

como montar um plano de aula
1. TEMA 
Em primeiro lugar você precisa de um tema, relacionado ao conteúdo trabalhado. Escolha um tema simples, de acordo com a disciplina em pauta.

2. TURMA
Aqui você precisa identificar sua turma, para poder aplicar o conteúdo adequado para esta faixa etária, de acordo com suas necessidades e dificuldades.

3. DURAÇÃO
Aqui você precisa determinar a duração do seu plano de aula. Este tempo vai variar de acordo com a necessidade de aplicação de cada uma das atividades propostas.

2. OBJETIVOS
Qual são os objetivos desta aula? O que você pretende ensinar com ela? Alguns exemplos de objetivos que podem ser aplicados em seu planejamento:
- Mostrar as diferentes formas de linguagens;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Trabalhar o respeito ao próximo e amizade;
- Trabalhar a linguagem oral, atenção, e criatividade;
- Desenvolver/Estimular a motricidade fina;
- Experimentar e desenvolver atividades manuais;

3. CONTEÚDOS
Aqui você vai especificar o o conteúdo ligado ao seu planejamento escolar. Exemplo: coordenação motora, formação humana, natureza e sociedade, leitura e comparação de números, linguagem, etc.

5. RECURSOS
Quais os materiais você vai utilizar no seu planejamento? Cite aqui todos os possíveis materiais necessários para a aplicação do seu plano de aula. Exemplo: lápis de cor e giz de cera, TV e DVD, massinha, tinta e meleca, revistas, livros, sucata, rótulos de embalagens e outros.

6. DESENVOLVIMENTO
Aqui você vai explicar como será aplicado o seu plano de aula, passo a passo. Proponha todas as atividades, brincadeiras, jogos, como irá utilizar os recursos escolhidos. Você pode explicar isto acrescentando alguns tópicos na ordem correta de como será o desenvolvimento. Exemplo: 
- Acolhimento
- Música para recepção
- História com livro
- Vídeo
- Recontação com fantoches
- Rodinha de conversa
- Lanchinho
- Oficina
- Despedida

Como realizar algumas atividades porpostas

Acolhimento - Receba os alunos com abraços e beijos, desejando-lhe boas vindas. Aqui você pode identificar cada um com crachás para uma melhor apresentação e já trabalhar as letras do alfabeto. Uma música bem alegre, já relacionada ao tema trabalhado é muito sugestiva também para este momento introdutório. 

História com livro (nome do livro) - Se você tem um livro que vai trabalhar no seu planejamento agora é a hora de sentar toda a turminha e começar a trabalhar o livro. Apresente o livro de forma criativa e cativante, falando dos personagens. Você pode fazer uma leitura dinâmica com acompanhamento pelos alunos (um livro para cada um) ou também distribuir xerox do livro. Outras sugestões criativas: fantoches e dedoches dos personagens, recontação da história, dramatização... 

Vídeo (nome do vídeo) - Um vídeo relacionado ao tema ou filme pode ser aplicado de forma lúdica aqui. Que tal organizar uma rodada de filme e pipoca?

Rodinha de conversa - Sentar com a turminha no chão, na sala ou ao ar livre, para discutir o tema trabalhado. Fale sobre o livro, sobre o vídeo, sugerindo outro fim para a história, o que elas pensam sobre o assunto, o que fariam a respeito. Instigue questões e espere com calma as resposta, respeitando cada uma delas e incentivando os amiguinhos a fazer o mesmo.

Intervalo e lanche - Prepare com antecedência um saboroso lanche que pode também ser relacionado ao tema. Alimentos divertidos são uma ótima opção!

Oficina de sucata - Esta é uma ótima dica para ser acrescentada ao todos os projetos e planos de aula. Nela você pode confeccionar lembrancinhas com os alunos relacionadas ao tema trabalhado usando reciclagem de vários materiais e sucata. 

Despedida - Despedir cada aluno com carinho, atenção e alegria é muito importante. Só assim eles se sentirão amados e terão vontade de voltar no outro dia, o que tornará suas aulas mais dinâmicas. 

7. AVALIAÇÃO
 Qual foi sua meta? Ela foi alcançada? Avaliar cada criança durante o processo de ensino e aprendizagem é muito importante. Todos devem ser avaliados quanto à capacidade de comunicação, reações em cada atividade, como cada um reagiu diante às situações e aos desafios propostos, a interação individual de cada um com os colegas, anotando tudo que foi falado na roda de conversa com muita atenção. Algumas dessas informações, poderá ser muito útil para o portfólio de seus alunos. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 4 blogger

04 dicas de chamadinhas para a salinha

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi Pessoal!

Pra quem está precisando de ideias novas para chamadinha da turma para este ano aí vão algumas... Aproveite as férias pra fazer a sua. Algumas ideias da Maestra Jardinera e a última é minha... vamos ver as dicas?

Casinha, os alunos que não vieram ficam dentro da casa.

Maçã, bem no estilo escola.
Escola e Casinha, muito fofa esta.
Quem está em casa? Quem está na escola?

Esta eu fiz para minha salinha, com copinhos descartáveis, flores de EVA e palitos de churrasco. Cada criança coloca sua flor no seu vasinho. Quem não vem, fica no vaso grande da mesinha ou do canto.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...