10 dicas para trabalhar festas juninas

25 Mai de 2016
Oi gente!
Em quase todas as atividades para festas juninas propostas aqui no blog, tentamos envolver ao máximo a turma num pensamento consciente, mostrando que é possível brincar e preservar a natureza ao mesmo tempo… 
Veja aqui 10 dicas para fazer uma festa junina mais consciente!

Com estas dicas que estamos postando agora vamos pesquisar e conhecer a origem e as características das festas juninas, valorizar esta tradição e também socializar com a comunidade escolar e familiar, desenvolvendo a linguagem oral, o gosto pela culinária junina e a participação de diversas brincadeiras… Sem nos esquecer é claro de conscientizar tanto crianças como adultos sobre a reciclagem e a reutilização de materiais. Confira 10 dicas super úteis para te ajudar nesta tarefa:

Na aula de Língua Portuguesa, peça aos alunos que façam uma produção de texto coletivo descrevendo as características da festa junina. Converse com a turma sobre os dialetos regionais e a diferença das línguas oral e escrita.Bandeirinhas com color set e glitter.
Na aula de Geografia, localize as regiões brasileiras com os alunos e comente sobre a maneira como são os festejos juninos.
Na aula de Matemática, crie problemas matemáticos envolvendo situações da festa junina e, com o tema “comidas típicas”, trabalhe diversas questões, como quantidade, preço, tempo de preparo, medidas de massa e fração.
Na aula de História, divida a turma em grupos e proponha a pesquisa de um assunto relacionado às festas juninas, como: origem, biografia dos santos homenageados, a origem das danças etc.
Na aula de Artes, confeccione os convites e a decoração com os alunos e mostre obras de Alfredo Volpi ou de Heitor dos Prazeres, os quais mostram a alegria das festas juninas.As Bandeirinhas, de Alfredo Volpi.

Na aula de Educação Física, ensaie a quadrilha e outras danças típicas.
Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre as Festas Juninas. Se já participaram de alguma e como foi essa participação.
Fale com a turma sobre as Festas Juninas e sua história, pesquise, descubra… teste seus conhecimentos…
Comente com eles sobre as comidas típicas dessa época, as tradições, os trajes, as danças, a quadrilha, as brincadeiras, enfim, fale sobre todos os itens que fazem com as Festas Juninas continuem sendo comemoradas com tanto entusiasmo. Promova uma aula de culinária!Flores feitas com copos descartáveis, para enfeitar…
A partir de todo o estudo sobre o tema, os alunos estarão prontos para confeccionar convites e enfeites para decorar o tão esperado dia, usando material reciclado de preferência… Comenta aí!

Artigos Relacionados

1 Comentário

    Alessandra SOUZA DA SILVA LIMA 23 de maio de 2015 às 11:01

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*