Planejamento para volta às aulas

15 Jan de 2016
O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Estamos postando este planejamento com atividades e sugestões que vão te ajudar neste período inicial do ano letivo. Confira!
Oi gente! O objetivo deste planejamento é propiciar um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar. 
Objetivos

Planejar a volta às aulas e propiciar um momento de maior descontração e interação entre as crianças, seus novos colegas e professora, por meio do lúdico;
Trabalhar o sentimento de insegurança;
Recepcionar os pequenos nos primeiros dias de aula;
Adaptar os alunos ao ambiente escolar;
Desenvolver a interação entre os alunos;
Valorizar a amizade;
Desenvolver o ser participativo e atuante;
Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.

Por onde começar? 
Normalmente, os alunos que retornam das férias têm pouca dificuldade para se adaptar novamente à rotina das aulas. Geralmente, as crianças têm muita insegurança em relação ao novo ambiente e aos colegas de turma. Para amenizar esse receio, o professor pode levar seus alunos para conhecer os demais ambientes da escola e funcionários. Além disso, as crianças podem levar pertences pessoais e o professor realiza a troca deles. Após observar os pertences, cada um fala sobre o seu objeto e o do amiguinho. Assim elas criam laços mais íntimos, conversam e se conhecem melhor.
Você sabia? A intervenção amistosa e segura de uma professora bem preparada costuma atenuar o impacto da separação, quando a criança agora tem de frequentar a escola. Isso ameniza as expectativas negativas desta vivência, na medida em que ela vai conversando com os pais e com a criança, esclarecendo dúvidas e transmitindo carinho e amizade à criança. 
1º Momento – Dinâmicas e organização
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais.

Atividade para relaxar

Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a expressão corporal, socializar as crianças e relaxar e aliviar as tensões. Peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

Brincadeira – Chuvinha de papel

Como que brinca? Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!
DICA: A professora pode participar das brincadeiras e se apresentar como a turma… Outra sugestão é que os pais permaneçam nos primeiros dias de aula na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança.
2º Momento – Hora de fazer arte
Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis. Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.

Receba as crianças com carinho
É importante que o professor e a escola demonstrem para pais e alunos que eles preparam com carinho a escola e a sala para recebê-los. E o que é possível fazer? Que tal deixar a sala de aula bem bonita para os pequenos? Capriche na decoração!!!

Confecção de Lembrancinhas
Outra sugestão importantíssima são as lembrancinhas e mimos… Você pode optar por levar a lembrancinha pronta ou fazer em sala de aula nos primeiros dias com a turma. O importante é não deixar de preparar um pequeno presente ou lembrancinha que será bem útil durante o período escolar… Sugerimos a confecção de estojinho de EVA ou de feltro para guardar canetinhas e lápis de cor. Vamos ver algumas sugestões?

Estojinho de EVA, veja outras dicas feitas em EVA aqui neste link.

Aprenda a fazer este estojinho de feltro aqui, muito fácil!Aprenda a fazer este estojo de garrafa pet AQUI.

3º Momento – História, música e dramatização
Tem o objetivo de desenvolver a expressão oral, socializar, dar noções rítmicas,  trabalhar a percepção auditiva e dramatizar. A dica aqui é trabalhar a história Os músicos de Bremen, também conhecida como Os 04 heróis.

Para trabalhar a história você vai precisar apenas de instrumentos musicais de brinquedo ou feitos com sucata (opcional). Conte livremente a história, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.

Hoje tem palhaço? Tem sim senhor!

A escola também pode promover nas primeiras duas semanas de aulas atividades diferentes que atraiam as crianças pela escola. Que tal contratar palhaços para fazerem apresentações aos pequenos? E por que não fazer uma seção de cinema com um filme divertido e dar saquinhos de pipoca para eles?

É isto aí… estas são apenas algumas dicas para te ajudar… elabore sua volta às aulas com grande alegria, entusiasmo e carinho que com certeza seu ano letivo será um grande sucesso! Beijinhos e até mais!

Dicas adaptadas daqui.

Artigos Relacionados

1 Comentário

    Maria Elaine Santos 21 de janeiro de 2017 às 22:04

    Adorei. Vou adotar algumase dessas atividade com minha turma. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*