Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search

quarta-feira, 24 de junho de 2015

facebook 0 blogger

Playground com reciclagem de pneus

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Vi esta dica no blog Reciclagem e Sucata e não resisti, vim compartilhar com vocês aqui... Os  pneus são peças muito úteis para serem aproveitadas em creches e escolas, já temos muitas ideias feitas com pneus aqui no blog... Mas esta dica é novidade!!! 

Vamos aproveitar pneus velhos para fazer um playground muito criativo!!! Amei a criatividade deste trabalho, o parque virou uma verdadeira floresta!!!

Vejam só que coisa mais fofaaaaa, para o jardim da escola ou a salinha também...

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Plano de Aula - Circuitos no Maternal

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Estou postando este plano de aula pra trabalhar circuitos com a turminha pequena e desenvolver habilidades motoras. Com ele as crianças poderão analisar e refletir sobre os movimentos do corpo, conhecer limites e muito mais!!! 

CONTEÚDO do PLANEJAMENTO
Desafios corporais

JUSTIFICATIVA
É através do movimento e dos desafios corporais que nossas crianças desenvolvem habilidades que permitem a exploração do corpo, bem como o reconhecimentos dos seus limites.

DURAÇÃO
Aproximadamente 40 minutos.

OBJETIVO
Entre vários objetivos destacamos o desenvolvimento das habilidades motoras, conhecimento dos limites do próprio corpo, noções de espaço e fortalecer a musculatura.

EIXO do PLANEJAMENTO
Movimento/Matemática (Grandezas e Medidas)/Identidade e Autonomia

DESENVOLVIMENTO
Antes de tudo, deve-se preparar a sala ou espaço reservado para a realização do planejamento, pátio, sala... antecipadamente com colchões, caixas de papelão, pinos, cordas, pneus, macarrão de piscina e outros obstáculos que lhe permitam movimentos de escalar, rastejar, realizar acrobacias e outros desafio corporais.

AVALIAÇÃO
Será realizada  através da observação e do registro contínuo dos avanços alcançados dentro da atividade proposta. A nossa turma tem ultrapassado diversos obstáculos através dos circuitos motores feitos com emborrachados, bambolês, cones, garrafas pet, plástico bolha, cordas, tábuas e escorregador. A cada semana planejamos um percurso priorizando determinados movimentos.

Materiais/Atividades sugeridas
  1. Utilize vários materiais para fazer seu percurso. Mesmo com poucos recursos é possível montar um percurso usando a criatividade e o reaproveitamento de materiais. Você pode usar caixas de papelão, as próprias cadeirinhas da sala, garrafas pet, pneus pintados com tinta, cordas, macarrão de piscina, colchões... e muito mais!
  2. Estimular as crianças a saltar sem cair;
  3. Passar por cima das cadeirinhas e mesinhas, segurando a mão da professora;
  4. Usar tapete, tnt, colchões para pular e deitar sobre eles;
  5. Potes de tintas, para caminhar em zigue-zague entre elas;
  6. Bambolês feitos com mangueiras e enfeitados com fitas de tnt: para pular dentro dele; entrar e sair do bambolê, caminhar em volta do bambolê;
  7. Corda: as crianças caminharam em cima da corda, equilibrando-se; eixar no chão e pedir para pularem para o outro lado;
  8. Colchonete, para virar cambalhota sobre ele;
  9. Bola: jogar para o alto, jogar para o amigo, chutar, passar em baixo das pernas;
  10. Cones: enfileirar vários cones e pedir para andarem por entre os cones; Faça obstáculos com cones feitos com garrafas pet cheias de areia;
  11. Macarrão de piscina podem ser encaixados sobre pneus para passar por baixo;
  12. Procure colocar músicas infantis para dançarem, brinque com eles em frente do espelho, trabalhe os gestos das músicas, etc.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

Folclore - reescrita de cantigas de roda

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Esta é mais uma sugestão para trabalhar com cantigas de roda em seu projeto de educação infantil sobre o folclore. Temos por objetivo aqui, distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura, desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de geração em geração.

O trabalho também contribuirá também para o desenvolvimento da oralidade. 
atividades para educação infantil com cantigas de roda
DICA: Monte atividades com as cantigas reescritas, oficinas de sucata, livros de parlendas... organize uma exposição para mostrar os trabalhos criados por eles.

1 - Não atiro o pau no gato 1
'Não atiro o pau no gato-to-to,
O meu gato-to-to é inteligente-te-te,
Pegou o rato-to-to, jogou no mato-to-to,
Minha história, com meu gato
é diferente-te-te! Miau!'

2 - Não atire o pau no gato 2
'Não atire o pau no gato-to-to,
Porque isso-so-so,
Não se faz-faz-faz...
O gatinho-nho-nho,
É nosso amigo-go-go,
Não devemos maltratar os animais, jamais!'

Dicas para trabalhar: Amor e proteção aos animais, bichinhos de estimação.
Dicas para oficina de sucata para trabalhar a cantiga: gatinho feito com prato de isopor para porta, serve como lembrancinha. Temos também o gatinho feito com palito de picolé, bem fácil!
 

3 - A canoa não virou
A canoa não virou,
Não virou, nem vai virar,
A Maria está dentro dela e não sabe nadar...
Se eu fosse um marinheiro,
e soubesse nadar,
Eu salvava a Maria,
Pra com ela me casar!!!

Dicas para trabalhar: Amor ao próximo, amizade e companheirismo.

Dicas para oficina de sucata para trabalhar a cantiga: fazer canoas feita com rolo de papel higiênico (aprenda a fazer AQUI) para montar um painel com a reescrita da cantiga. Nas canoas, desenho dos alunos e seus nomes.

O cravo brincou com a rosa
O cravo brincou com a rosa,
De roda e de queimada,
O cravo saiu contente,
E a rosa muito encantada!
A rosa foi para casa,
O cravo foi atrás dela,
De noite fez serenata,
Em frente sua janela!

Dicas para trabalhar: Amor ao próximo, amizade e companheirismo, paz.

Dicas para oficina de sucata para trabalhar a cantiga: fazer rosas de papel para cantar a canção com a turma. Cada criança leva uma rosa pra casa. Aprenda a fazer rosas de papel aqui.

Use a criatividade e proponha a criação de várias outras parlendas com a turma!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

07 dicas para trabalhar folclore com maternal

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Como trabalhar folclore com o maternal e toda a turminha pequena? Nem todo mundo sabe o que fazer nesta hora... A sugestão desta postagem é resgatar as brincadeiras de roda, lendas, trava-línguas... Isto é folclore! 

1 - Simplifique tudo
A ideia inicial é organizar uma exposição sobre o folclore, mas como o assunto é muito abrangente, monte um projeto para que as crianças participem ativamente de todo o processo. Aproveite para incluir as tradições populares, as lendas, trava-línguas... Com estas dicas você vai poder conhecer o folclore e sua origem, resgatar a importância do folclore, repassar os valores culturais, desenvolver a criatividade, desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas, desenvolver a linguagem oral, a atenção e o raciocínio e também a habilidade de pesquisar.

2 - Pra começar, vamos brincar!
Primeiramente, apresente aos pequenos o folclore e sua origem. Uma forma simples de fazer isto é fazendo perguntas como: do que será que a mamãe brincava quando era pequena? Quais histórias antigas a vovó costuma contar? Veja aqui várias brincadeiras do tempo da vovó
Em seguida, eles irão conhecer as brincadeiras que passam de geração para geração, como pular corda, brincar de passa-anel, ciranda e batata quente... Que tal fazer um telefone de lata? Aprenda aqui. Outra dica muito bacana é fazer um pé de lata para brincar, veja como fazer um pé de lata com reciclagem de lata de nescau aqui

3 - Trabalhe com musiquinhas!!!
Trabalhe com musiquinhas e deixe tudo mais animado! Depois de cantar bastante com a turma, reúna todos numa gostosa oficina e faça um Pintinho Amarelinho com pote de danoninho ou copo descatável. Outra dica bem fácil, trabalhar a música 'Borboletinha tá na cozinha' e fazer uma borboletinha usando material reciclado. 

4 - Personagens do folclore na TV
Que tal confeccionar uma TV com uma caixa de papelão para contar as diversas lendas brasileiras aos alunos? Aprenda a fazer uma TV com caixa de papelão aqui.  
Os personagens podem ser simples, imprima os desenhos, pinte e depois recorte e cole em palitos de churrasco para contar as histórias. Escolha um personagem para cada dia. É bom reforçar para as crianças o significado das lendas, explicando que são narrativas populares que não existem, mas que são transmitidas no boca a boca de geração para geração.  Você também pode fazer os personagens em origami e colar no palito. Aprenda a fazer os personagens em origami aqui. Abaixo, alguns personagens para você fazer seus fantoches da TV.

5 - Trabalhe com parlendas e trava línguas
Escolha os versinhos mais simples como 'O peito do pé de Pedro é preto', ou 'O rato roeu a roupa do rei de Roma' ou ainda 'O sapo no saco'. Depois que eles aprenderem direitinho, você pode fazer um campeonato entre os grupos para ver quem são os campeões nos trava-línguas e nas adivinhações. Outra dica muito divertida é trabalhar o trava língua 'Maria mole é molenga' e levar maria mole para toda a turma!
Veja vários trava línguas aqui

O peito do pé de Pedro é preto
Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,
tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

O rato 
O rato roeu a roupa, Do rei de Roma. E a rainha, de raiva, roeu o resto.

O sapo dentro do saco
 E era o sapo dentro do saco,
O saco com sapo dentro,
O sapo fazendo papo,
O papo fazendo vento.

>>Veja aqui mais de 100 parlendas e trava línguas

6 - É hora de filme!
Nada melhor para aplicar todo o conteúdo exposto do que assistir um bom filme. Escolha vídeos que falem sobre o tema do folclore brasileiro e leve para a sala para assistir com a turma. Uma boa ideia é montar um cenário típico, com decoração e luz ambiente. Feche as janelas, apague as lâmpadas e não se esqueça da pipoca! Veja várias dicas de vídeos sobre folclore aqui.

7 - Dê vida aos personagens
Depois de conhecer as estórias e os trava línguas a proposta final é confeccionar lembrancinhas com a temática das tradições populares. Ao terminar você pode expor as lembrancinhas na sala. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...