Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


segunda-feira, 22 de junho de 2015

facebook 1 blogger

Labirinto com caixas de papelão

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi pessoal!!!

Não é novidade pra ninguém que eu amo trabalhar com caixas de papelão, elas são muito úteis... Aqui neste post vamos mostrar pra vocês como fazer um túnel, estilo labirinto, usando caixas de papelão pintadas ou encapadas. Resultado fantástico!!!
Como que faz?
Seja criativo!!! Use caixas de papelão de tamanho variados, recorte círculos variados e monte seu labirinto. Una as caixas umas às outras com cola quente, depois de pintadas. A criançada vai adorar!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 5 blogger

Projeto Alfabeto - Livro Brichodário

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi amorecos!!!

Estou postando um projeto super fofo, para trabalhar aquele livro Bichodário que postei aqui... Neste projeto vamos apresentar as letras do alfabeto às crianças, ensinar a elas o movimento correto para grafar as letras, abordar o nome e o som de cada uma, introduzir a ideia da formação de sílabas, estimular a criatividade com base na discussão sobre nomes de animais. 
Alunos do Colégio Albert Sabin.
Aranha, macaco, rinoceronte, elefante... Muitos animais fofos e divertidos soltos pela sala de aula!!! Eles são os personagens deste lindo projeto que vai trabalhar o livro 'Bichodário' da Editora Larousse Júnior, com texto de Telma Guimarães e ilustrações de Sami & Bill. 

O LIVRO - A cada semana uma das páginas do livro serve como ponto de partida para o aprendizado de uma letra. Quando falamos sobre animais com as criança, elas demonstram uma curiosidade muito grande, o que facilita o aprendizado de cada uma!!! A cada semana descobre-se mais nomes e mais animais, O texto é muito gostoso e divertido porque brinca com os animais, como o 'macaco macaqueando' e a 'aranha assanhada', e aguça a curiosidade das crianças. 

DURAÇÃO - Este é um projeto não muito curto, mas que consegue prender a atenção e interesse dos alunos durante meses. Eles chegam a ficar ansiosos pelo dia do trabalho com o Bichodário.

Leitura e construção de listas - Solicite, por meio da lista de materiais, que cada aluno tenha seu próprio exemplar do livro Bichodário. A partir disso, tem início o projeto. Imprima vários exemplares, baixe aqui no blog. Temos também os moldes dos bichos para imprimir aqui, caso queira trabalhar com desenhos para colorir, fantoches dos personagens e outras atividades.

DESENVOLVIMENTO

  1. Em primeiro lugar, apresente o livro aos alunos e explore a capa, a autora, a editora e os ilustradores. Só depois passe para o conteúdo do livro.
  2. A cada semana, faça a leitura de uma página, que trata de um bichinho. Aproveite tudo o que já tiver sido desenvolvido em estudos anteriores, como conteúdos de ciências naturais sobre os animais.
  3. Após a leitura do livro, converse com os alunos, estimulando-os a citar outros animais cujo nome comece com a mesma letra trabalhada.
  4. Incentive-os a citar nomes de pessoas, objetos, alimentos e personagens também começados com a letra. As palavras citadas deverão ser reunidas, formando listas para consultas posteriores.

As letras e os sons
Explique aos alunos que as letras possuem um nome, mas não necessariamente um som diferente. Por exemplo, a letra 'p': o nome dela é 'pê', mas o som que ela produz sozinha é diferente. Nesse momento, reproduza para as crianças o som da letra quando está desacompanhada de vogal. Sem usar o termo "sílaba", procure mostrar que, ao juntar duas letras, o som torna-se diferente, como no caso de "p" mais "a", que é igual a "pa". A ideia dessa etapa de sonorização é que eles comecem a compreender, nas séries do pré, que quando vamos escrever uma sílaba, precisamos juntar letras. E, em seguida, levantamos hipóteses sobre quais letras precisamos colocar em determinada posição para formar palavras.


A cada semana, os alunos leem uma página do livro, ponto de partida para as atividades do projeto. O aprendizado da grafia se dá por meio de grandes letras adesivadas no chão, enquanto a formação das palavras é ensinada com o uso das letras móveis. Temos vários alfabetos móveis aqui no blog.

Letras móveis - Faça um alfabeto móvel. Use uma caixa das chamadas letras móveis, com 26 divisões, cada qual com várias unidades de determinada letra. Assim, uma divisória abriga um montinho da letra "a", a outra abriga um montinho da letra "b", e assim por diante. Além dessa, há também as caixas temáticas, como uma caixa só com figuras de animais, uma só com figuras de alimentos e outra só com figuras de personagens folclóricos. Com esses materiais, comece a atividade.
  1. Separe os alunos em duplas. 
  2. Peça a cada dupla que pegue uma figura da caixa temática. 
  3. A partir da figura, eles deverão identificar o nome do elemento retratado (animal, alimento etc.) e as letras necessárias para formar essa palavra. 
  4. Peça às crianças para pegar as letras e, com elas, construir a palavra correspondente à figura. "Nem sempre essas letras estarão vinculadas à letra estudada no livro. Fazemos um paralelo, para dar continuidade ao projeto, mas em outros momentos essa atividade é livre. A letra vai aparecer, com certeza, mas os animais da letra 'a', por exemplo, não aparecerão apenas durante o estudo do 'a'", explica Valéria.

Como escrever cada letra - Para que as crianças aprendam como grafar cada letra estudada com o livro, utilize o método a seguir.
Alfabeto de pezinhos, aprenda a fazer AQUI.

  1. Com fita adesiva, escreva a letra no chão. 
  2. Coloque setas em cada trecho da letra, indicando o sentido em que o movimento deve ser feito.
  3. Ande sobre a letra, acompanhando o sentido indicado pelas setas, para demonstrar aos alunos o caminho a ser percorrido. 
  4. Peça aos alunos que, um por vez, andem sobre a letra, de forma que entendam como grafá-la. Verifique se o movimento está sendo feito corretamente e oriente o aluno se for necessário. 
  5. Para finalizar, leve os alunos até a lousa e peça a eles para escrever a letra. 
  6. A cada letra estudada, relembre-os de como devem ser escritas as letras estudadas anteriormente.

Vamos fazer um livrinho? - O projeto parte da leitura de uma página do livro, passa por construção de lista, sonorização, traçado e leitura, usando textos como parlendas, adivinhas e músicas. Trabalhe também na forma de "palavras fatiadas", ou seja, palavra por palavra. Depois de explorar o conteúdo, os alunos vão fazer seu próprio livro. Para isso, cada criança recebe um livro em branco, que pode ser preparado pela própria escola, com cerca de 30 páginas e espiral. O texto desenvolvido naquela semana, depois de explorado, deve ser colado nesse livro, utilizando-se frente e verso de cada folha. Assim, ao final do projeto, cada aluno terá seu próprio livro.

Conclusão - Uma atividade ajuda a outra: descobrimos as palavras, as construímos com letras móveis, lemos textos ou cantamos músicas e, por último, fazemos a colagem no livro. Costumamos dizer que esses são textos que os alunos sabem de cor, pois eles observam cada um e já sabem exatamente o que há ali, já que propomos ao aluno acompanhar a leitura apontando as palavras com o dedo. Para aprofundar o trabalho e finalizá-lo, proponha a divisão dos alunos em duplas produtivas. Com o livro Bichodário, um lê para o outro o texto referente a determinada letra. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Sapinho pula-pula feito com papel

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!

Estou postando algumas ideias fofas para atender os pedidos das professoras de maternal e também as amigas que trabalhar a turminha pequena do berçário e creche. Esta aqui é uma gracinha, confira!

Este sapinho tem as pernas feitas dobradura de papel, que quando esticadas, dá a ideia de que ele está pulando de verdade, que fofo! Ótima dica para fazer e cantar com os pequenos, aprenda a fazer os seu!!!


♫ O sapo não lava o pé 
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa 
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!!! ♪
Daqui.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 8 blogger

Projeto Descobrindo Sabores - Alimentação

Curta no facebook | Siga no twitter

Oieee!

Estou postando mais um projeto para trabalhar o tema alimentação...

Tema: Descobrindo Sabores
Objetivo Geral: Oportunizar as crianças experimentarem diferentes alimentos.

Objetivo Específico: 
• Melhorar os hábitos alimentares;
• Oportunizá-las degustar frutas que não são servidas normalmente;
• Diferenciar as características dos alimentos, enfatizando salgado/doce/quente/frio...

Atividades propostas:
• Manipular as frutas inteiras e colocá-las à prova. Comprar uma variedade de frutas: morango, uva, pera, abacaxi, melão;
• Histórias que envolvam alimentação, (A cesta de dona Maricota, Poema Laranjeiras e o Conto do garoto que queria comer de cabeça para baixo);
• Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas. Ex. purê de batata, mostrar a batata crua e depois cozida, etc...
• Deixar as crianças manipular revistas e em seguida, estimulamos à apontar as frutas e verduras que encontrar. Recortá-las para montar um cartaz. Esta atividade ficaria por último. Seria depois das crianças já terem tido todas as oportunidades do projeto;
• Dramatizar os alimentos com teatrinho de fantoches. Onde eles (fantoches), experimentam alimentos;
• Elaborar um questionário, perguntando o que comem no almoço/janta/lanche. Qual a preferência, etc...
• Arrumar uma cesta para as crianças colocarem frutas dentro;
• Músicas (a sopa do neném, bolacha de água e sal, etc...);
• Colagem dos alimentos (banana com espuma amarela, maçã – papel camurça, milho com milho colado,feijão com feijão, sorvete com bola de papel, etc...
• Fazer um piquenique.

Materiais: revistas, cartolina, papel crepom para os sorvetes, garrafas pets, tinta guache, frutas escolhidas para o projeto.


Créditos: Site da Verinha.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 9 blogger

PROJETO e Música 'Meu Pintinho Amarelinho'

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Trabalhar com música é uma delícia!!! Hoje vamos mostrar algumas dicas para você trabalhar com a música 'Meu Pintinho Amarelinho'. Alguns objetivos: desenvolver dos movimentos: saltar, pular, andar e dos movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura. Desenvolver os estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas. Ampliação do vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolver a imaginação, criatividade, organização de ideias e muito mais!!!

Pra começar, baixe a música aqui, para ser trabalhada durante toda a duração do projeto... a música é gostosa de cantar, de dançar, aproveite!!!

#01 - Atividade com carimbo das mãozinhas - não se esqueça de trabalhar com esta dica, as crianças amam... carimbe o pintinho com tinta amarela, as mãozinhas serão as asas. Para o corpo use colagem de papel.

#02 - Atividade com recorte e colagem de papel - Outras atividades podem ser desenvolvidas com recorte e colagem, imprima a música, faça desenhos... é hora de fazer muita arte!!! Depois de prontos, todos os trabalhos podem ser expostos num muralzinho.

#03 - Reciclagem e reaproveitamento de materiais - Nosso pintinho pode ser feito com rolinho de papel ou pratinho descartável... de forma bem simples, vamos aprender??? 

De que vamos precisar??? Rolinho de papelão de papel higiênico, papel sulfite amarelo ou laranja para revestir, sobras de papel color set para fazer os detalhes, cola e canetinha. Como que faz??? Corte o rolinho deixando uma parte menor para a cabeça; Cole o papel sulfite amarelo encapando o rolinho virando as bordas para dentro; Cole a cabeça sobre o corpo; Corte as asas, bico e pés e cole no corpo da galinha. E está pronto o seu pintinho!!! 

Tem também Pintinho com pratinhos...

Pintinho de potinho de danone...

E pintinho fofo de feltro e limpa cachimbos...

#04 - Pintinho Amarelinho feito com bexigas - Veja esta super sugestão do Colégio Berlaar, o pintinho amarelinho feito com bexigas, pezinhos e bico com papel... delícia de atividade!!!

#05 - Atividade prática - Que tal? Levar para a sala um pintinho de verdade??? As crianças vão amar... Na rodinha de conversa fale sobre o que ele come, o que bebe, quantos pezinhos ele tem, quantas asas, se ele é macio, se é áspero...
Do blog da professora Ivani Ferreira
#06 - História e Dramatização e Desafios Corporais - Trabalhe a história do pintinho Fujão. Vestir uma criança de pintinho e outra de galinha e direcionar as imitações e gestos, dica do blog da professora Ivani.
Era uma vez um pintinho  fujão... que fugiu do galinheiro e foi passear pela floresta. "Vamos passear com o pintinho? (passear). O pintinho andou, andou, sentiu muito calor (abanar para refrescar), ficou cansado e se sentou um pouco (sentar). Ainda cansado o pintinho espreguiçou... bocejou e se deitou no chão (espreguiçar, bocejar e deitar). O pintinho adormeceu (dormir). Já estava ficando de noite e a mamãe do pintinho saiu a sua procura: "Filhinhoooo, co-co-ri-có!!!" O pintinho acordou assustado e tremendo de frio (fazer cara de assustado e tremer)... ele correu para pertinho da mamãe (correr para perto da mamãe galinha). A mamãe deu água e comidinha para o pintinho (fazer de conta que está tomando água e comendo). O pintinho ficou feliz com a proteção da mamãe e aprendeu a lição... Fugir não pode não!
#07 - Trabalhando com Vídeo - Não se esqueça que trabalhar com vídeo é uma dica que deve ser aproveitada sempre!!! As crianças são atraídas pela música e as imagens, vídeo da música aqui:

Gostaram??? Comenta aí!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

Atividade para aprender a contar com pompons

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Hoje vim mostrar uma atividade super bacana para a turminha aprender a contar. Imprima as fichas no fim deste post. Depois é só levar pra salinha e colar pompons coloridos nos círculos!!! Caso não tenha pompons, use algodão ou outros materiais que tiver em casa.


Clique nas fichas para imprimir!!!










| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Arte - Pintura com garfinhos

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!!!

A pintura, tanto com as mãos, dedinhos ou carimbo com outros materiais é indispensável para trabalhar com a turma pequena. Uma técnica muito bacana para trabalhar com a turminha é a pintura com garfinhos, para fazer tulipas... Dica super fácil de fazer!!! Sugerimos usar garfinhos de madeira para evitar acidentes.

Super dica para trabalhar na primavera!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Alfabetizando com limpa cachimbos

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi amores!!!

Hoje eu vim mostrar pra vocês uma dica super esperta e muito facil de fazer para ajudar na alfabetização das crianças. Vamos usar limpa cachimbos para formar letras, aprender o alfabeto ou formar palavras...



O legal desta dica é que o limpa cachimbos pode ser facilmente dobrado e desdobrado novamente, para formar outras letras ou desenhos. Vamos tentar?

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...