Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


sexta-feira, 13 de março de 2015

facebook 0 blogger

Presentinhos de leitora - Amei!!!

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Eu estou tão feliz com esta notícia!!! Todo mundo gosta de ser mimado né??? Até eu!!!kkk Adoro quando minhas leitoras se lembram de mim e me mimam (olha a indireta, bem direta... kkk) e a Flávia Borges, uma artesã de mão cheia (amoooooooo cada pontinho dela!) resolveu me mandar uns mimos tão, mais tão fofos!!!  Não sei o que vem na caixa mas já posso adiantar que vai ter estes caderninhos mimosos, ponteiras e sacolinhas fofas que ela mesma faz, personalizados com meu nome!!! Você gostou e quer adquirir??? Visite o Ateliê Arte com Amor agora mesmo!!!

Não é de se apaixonar??? Eu estou morrendo de amores. A Flávia disse que este é um gesto pra agradecer o post que eu fiz da decoração de corujinhas dela. Gente ela recebeu tantos pedidos!!! Eu quero aproveitar pra agradecer a vocês que compraram as fofurices dela, eu não sei que foi então vai aí o meu beijo pra todos!!! 

APROVEITANDO!!! Quem percebeu o nome oblogdamari na foto??? Eeeee!!! Eu estou de blog novinho, este é pessoal pra mim postar o que eu quiser!!! Já posso adiantar que vai ter muita fofura lá, corre lá e se inscreve no feed, curte no face... vem ficar pertinho de mim tá? Conto com vcs!!!

Conheça meu blog novo, CLIQUE AQUI!

Super beijo amoras!!!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Coelhinhos com saquinhos de pipoca para páscoa

Curta no facebook | Siga no twitter

Olá pessoal!!!

Lembrancinhas fáceis de fazer e práticas são aquelas que conquistam logo a gente né? Não tem jeito... ainda mais quando são feitas com material bem em conta, como estes coelhinhos  branquinhos, feitos com aqueles saquinhos brancos de pipoca... Muito fácil de fazer, ótimo para quem tem uma turma grande e não dispõe de muitos recursos para fazer lembrancinhas de páscoa. 

Eles são realmente fácil de fazer... anota aí o que vamos precisar...

De que vamos precisar?
Somente de saquinhos de pipoca, olhos móveis e canetinhas para fazer o rostinho do coelho.
Como que faz?
Faça um corte vertical três dedos acima da base do saquinhos e recorte as orelhas. Fixe os olhos móveis com cola quente e, com uma caneta, desenhe o rostinho do coelho. Faça dois furinhos para passar a fita. Recheie com mini ovinhos de páscoa ou outra guloseima de sua preferência e feche, amarrando com fitinha fofa. Fácil né? Vamos fazer?

Da revista professor Sassá.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 2 blogger

Como organizar os cantinhos da sala

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!

Muita gente pergunta como organizar os cantinhos da sala e eu vim aqui postar algumas dicas para te ajudar que vi lá na Nova Escola. Os cantos podem ser de diversos temas, mas cinco são essenciais: leitura, faz de conta, escrita, desenho e jogos. O mais importante é respeitar as preferências dos pequenos e suas formas de brincar, além de proporcionar o contato deles com variadas linguagens. Vamos conferir? Dicas da Nova Escola, com fotos da Unidade Municipal de Educação infantil Águas Claras.

1. Cantinho da Leitura
- O que é: o espaço para as crianças lerem.
- O que tem: Revistas, gibis e livros de diferentes gêneros textuais.
- Como organizar: Em local com boa iluminação, colocar tapetes e almofadas. Os livros devem ficar a uma altura que permita às crianças acesso fácil.
- Intervenção: Troque o acervo periodicamente, seja com outra turma, seja na biblioteca.

2. Cantinho do faz de conta
- O que é: Espaço que remete às experiências e à cultura da criança.
- O que tem: Fantasias, tecidos, espelhos, maquiagens, objetos para brincar de casinha, cabana, escritório, loja, feira, hospital, cabeleireiro e miniaturas de animais.
- Como organizar: Em araras, prateleiras e caixas identificadas.
- Intervenção: Ofereça novos objetos para enriquecer e diversificar a atividade.

3. Cantinho da escrita
- O que é: Espaço para as crianças escreverem.
- O que tem: Letras móveis, giz, lápis, canetas, papéis e lousa na altura dos pequenos.
- Como organizar: Em caixas (letras móveis), pastas (papéis) e estojos (lápis, giz e canetas).
- Intervenção: Planeje atividades com variados propósitos, como a escrita dos nomes das crianças ou de textos que saibam de cor.

4. Cantinho da arte
- O que é: Espaço para desenhar e fazer arte como pinturas, colagens sobre vários suportes, usando como apoio a mesa, o chão ou a parede.
- O que tem: Lápis de cor e grafite, giz de cera, canetinhas, colas, tintas, pincéis, aventais, fitas adesivas, papéis coloridos e jornais.
- Como organizar: Em caixas plásticas, conforme o material.
- Intervenção: Mostre referências de obras de arte e ofereça novos e variados materiais.

5. Cantinho dos jogos
- O que é: Espaço para explorar jogos.
- O que tem: Jogos de mesa (quebra-cabeça, jogos da memória e da velha, dominó e pega-varetas) e de construção (blocos de encaixe e de madeira), principalmente jogos reciclados feitos pela própria turma.
- Como organizar: Em prateleiras ou no chão, em caixas, em baldes e outros.
- Intervenção: De tempos em tempos, ensine novos jogos e ofereça objetos que enriqueçam os jogos de construção, como fazer oficinas para construção de jogos feitos com sucata e reciclagem.

Você precisa saber:
1. Organização da sala - Calcule quantos cantos devem ser montados conforme o espaço disponível e o número de crianças na turma. Escolha quais serão fixos ou montados apenas na hora em que forem usados.
2. O que é preciso providenciar - Faltam materiais? Quais? Converse com as crianças sobre os objetos que gostariam de ter para brincar e verifique se pode consegui-los. Organize uma lista para conferir o que se perdeu ou quebrou e providencie a reposição ou a troca.
3 - Intervenções na hora certa - Mais do que dizer como os pequenos devem brincar, faça a mediação de conflitos e dê novas ideias para enriquecer a atividade. Fique de olho para que eles variem o canto e, se preciso, indique que circulem em outros.
Daqui

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 11 blogger

07 Atividades para trabalhar com espelho

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente! 

Esta atividade faz parte do projeto de educação infantil para trabalhar com espelho... Vamos dividir aqui com vocês algumas dicas para trabalhar a identidade com a turma pequena. Os espelhos são muito importantes nesse processo e devem estar presente em sala de aula. É comum ver bebês que passam e voltam, só para se ver — é uma maneira de a criança conhecer-se e enxergar-se como membro do grupo.
  1. Caixa do ReconhecimentoEm uma caixa de sapato, coloque um espelho e feche. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola, explique a função de todas, diretor, professor, secretária, serviços gerais, porteiro... e inclua ALUNOS. Depois da apresentação de todos, você diz que dentro daquela caixa, está a foto da pessoa mais importante da escola. Diga que vai mostrar a foto para todos, um por um e peça que ele não fale para nenhum amigo da sala. Então você mostra a todos a caixa e claro, que ele vai se ver no espelho... Diga que aquela pessoa é a mais importante da escola. Vá até o último aluno e feche a caixa. Observe cada reação deles, e por fim elabore algumas perguntas sobre o que eles viram, se eles concordam... Essa aula irá trabalhar a AUTO-ESTIMA de seus alunos. 
  2. Contação de histórias - Sente-se com a turma em roda, no chão, próximos ao espelho fixo da sala. Quando aparecer na história gestos ou movimentos corporais que você considere significativos (por exemplo, o personagem colocou a mão na cabeça), peça às crianças para imitar a cena, olhando-se no espelho. Essa atividade também pode ser realizada fora da sala com um espelho móvel.
  3. Trabalhando a diversidadePeça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte; "o seu cabelo é da mesma cor que o do seu coleguinha?", "Onde está a sua sobrancelha?", "Quem é mais alto?" etc.
  4. Expressões faciais - De frente para o espelho, peça aos alunos para fazerem uma cara feliz, triste, de dor, brava etc. Você pode mostrar cartazes com diversas fisionomias para que as crianças imitem.
  5. Faz de conta Disponibilize fantasias, acessórios (chapéus, bijuterias, óculos etc.) e maquiagem e deixe as crianças explorarem a autoimagem livremente, inclusive utilizando o espelho como recurso.
  6. Desenhando no espelhoDesenhe acessórios com tinta guache no espelho, como chapéus, coroa de rei ou de princesa etc. e depois permita que as crianças brinquem de "vestir" esses elementos. "Uma vez, a professora estava trabalhando o tema cinema, e desenhou o chapéu e a bengala do Chaplin", lembra Júlia Araújo, da Estilo de Aprender. Com turmas de crianças mais velhas, proponha que elas mesmas desenhem roupas, acessórios e partes do corpo, como bigode por exemplo, e depois brinquem.
  7. Auto retrato - Essa atividade pode ser realizada a partir dos 3 anos. Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para se olharem percebendo os detalhes do seu rosto. Depois, devem transpor esses detalhes para o desenho. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 2 blogger

Fantoches e marionetes com caixa de leite

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!

A proposta apresentada nesta postagem é para fazer marionetes ou fantoches usando... caixas de leite! Gosto de explorar o tema da reciclagem porque além de barato, é também educativo, pois é um gancho para falarmos sobre a preservação do meio ambiente com a turma. 
Para fazer as marionetes com caixa de leite, você só vai precisar lavar bem a caixa, encapar com papel colorido e depois fazer os detalhes do rosto, mãos, pés e cabelo. Para o pés foram utilizadas caixas menores. Decore com papéis, linhas, lãs, feltro, cordões... Depois cole o cordão e as varas para brincar.

A mesma sugestão pode ser aplicada para fazer fantoches...
Mais uma dica, aqui uma família inteira de fantoches foram construídos pelos alunos para contar histórias, criar personagens e brincar. Vamos fazer?
Até mais!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 4 blogger

Identidade - Projeto na frente do espelho

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!


Estou aqui para compartilhar com vocês mais um projeto para trabalhar identidade com a turma... este projeto tem por objetivo: familiarizar-se com a imagem do corpo, trabalhar imitações, gestos e expressões e construir a identidade.
Tempo estimado 
De 15 a 20 minutos por dia. 

Material necessário 
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.

Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia. 

Desenvolvimento 
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação. 

Atividade 1 
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual? 

Atividade 2 
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas. 

Atividade 3 
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento. 

Atividade 4 
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas. 

Atividade 5 
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras. 

Avaliação 
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas e brincadeiras.

Da Nova Escola.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...