Plano de aula para semana da pátria

27 Ago de 2015
A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor a oportunidade de formar  na criança o conceito de Pátria  e despertar o sentimento de amor e patriotismo. Para isto estamos postando um plano de aula para te auxiliar neste trabalho.
plano de aula para semana da pátria com várias atividades relacionadas ao tema

Turma – Maternal (Podendo ser adaptado para outras turmas).
Objetivos
Realizar várias atividades e brincadeiras relacionadas ao tema para desenvolver nos alunos o sentimento de amor e valorização a Pátria, proporcionar situações de brincadeiras diversas, desenvolver a linguagem oral e corporal e incentivar o amor à Pátria.
Metodologia
Explorar e trabalhar algum livro relacionado ao tema da independência. Sugerimos o livro “Chapéu de papel. Aproveite para trabalhar também com músicas, como Um tal de D. Pedro, baixe aqui. Em seguida confeccione chapéu e espada para os alunos. Aprenda a fazer Chapéu e espada de soldado com reciclagem de jornal AQUI.

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode acode acode
A bandeira nacional

Trabalhando as cores da bandeira
Trabalhe as cores  presentes na bandeira do Brasil: verde, amarelo e azul. Algumas dicas:

Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação.

Colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.

Aproveite a oportunidade para falar sobre a cores e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão… enfim, tudo pintado com verde e amarelo.
Cada aluno pode trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente. Junte tudo e monte uma bandeira gigante!

Oficina de arte e sucata
Não se esqueça de organizar uma oficina com muita arte! Fazer a Bandeira do Brasil com colagem de papel crepom, tampinhas pet ou carimbo das mãozinhas é uma ótima dica.
Vídeo e sessão pipoca
Não se esqueça de fazer pipoca amarela e verde para a sessão de filme… É só colocar corante comestível.
O vídeo Marcha soldado da Galinha Pintadinha é uma ótima sugestão!

Artigos Relacionados

2 Comentários

    Karine Rebouças 27 de agosto de 2014 às 00:43

    Sugestões maravilhosas, parabéns!!!

    Daniella França 30 de agosto de 2014 às 00:35

    Muito boa a dica…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*