07 dicas para trabalhar folclore com maternal

24 Jun de 2015
Como trabalhar folclore com o maternal e toda a turminha pequena? Nem todo mundo sabe o que fazer nesta hora… A sugestão desta postagem é resgatar as brincadeiras de roda, lendas, trava-línguas… Isto é folclore! 
1 – Simplifique tudo
A ideia inicial é organizar uma exposição sobre o folclore, mas como o assunto é muito abrangente, monte um projeto para que as crianças participem ativamente de todo o processo. Aproveite para incluir as tradições populares, as lendas, trava-línguas… Com estas dicas você vai poder conhecer o folclore e sua origem, resgatar a importância do folclore, repassar os valores culturais, desenvolver a criatividade, desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas, desenvolver a linguagem oral, a atenção e o raciocínio e também a habilidade de pesquisar.

2 – Pra começar, vamos brincar!
Primeiramente, apresente aos pequenos o folclore e sua origem. Uma forma simples de fazer isto é fazendo perguntas como: do que será que a mamãe brincava quando era pequena? Quais histórias antigas a vovó costuma contar? Veja aqui várias brincadeiras do tempo da vovó
Em seguida, eles irão conhecer as brincadeiras que passam de geração para geração, como pular corda, brincar de passa-anel, ciranda e batata quente… Que tal fazer um telefone de lata? Aprenda aqui. Outra dica muito bacana é fazer um pé de lata para brincar, veja como fazer um pé de lata com reciclagem de lata de nescau aqui

3 – Trabalhe com musiquinhas!!!
Trabalhe com musiquinhas e deixe tudo mais animado! Depois de cantar bastante com a turma, reúna todos numa gostosa oficina e faça um Pintinho Amarelinho com pote de danoninho ou copo descatável. Outra dica bem fácil, trabalhar a música Borboletinha tá na cozinha e fazer uma borboletinha usando material reciclado. 
4 – Personagens do folclore na TV
Que tal confeccionar uma TV com uma caixa de papelão para contar as diversas lendas brasileiras aos alunos? Aprenda a fazer uma TV com caixa de papelão aqui.  
Os personagens podem ser simples, imprima os desenhos, pinte e depois recorte e cole em palitos de churrasco para contar as histórias. Escolha um personagem para cada dia. É bom reforçar para as crianças o significado das lendas, explicando que são narrativas populares que não existem, mas que são transmitidas no boca a boca de geração para geração.  Você também pode fazer os personagens em origami e colar no palito. Aprenda a fazer os personagens em origami aqui. Abaixo, alguns personagens para você fazer seus fantoches da TV.
5 – Trabalhe com parlendas e trava línguas
Escolha os versinhos mais simples como O peito do pé de Pedro é preto, ou O rato roeu a roupa do rei de Roma ou ainda O sapo no saco. Depois que eles aprenderem direitinho, você pode fazer um campeonato entre os grupos para ver quem são os campeões nos trava-línguas e nas adivinhações. Outra dica muito divertida é trabalhar o trava língua Maria mole é molenga e levar maria mole para toda a turma!

Veja vários trava línguas aqui



O peito do pé de Pedro é preto
Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,
tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

O rato 
O rato roeu a roupa, Do rei de Roma. E a rainha, de raiva, roeu o resto.
O sapo dentro do saco

 E era o sapo dentro do saco,
O saco com sapo dentro,
O sapo fazendo papo,
O papo fazendo vento.

>>Veja aqui mais de 100 parlendas e trava línguas


6 – É hora de filme!
Nada melhor para aplicar todo o conteúdo exposto do que assistir um bom filme. Escolha vídeos que falem sobre o tema do folclore brasileiro e leve para a sala para assistir com a turma. Uma boa ideia é montar um cenário típico, com decoração e luz ambiente. Feche as janelas, apague as lâmpadas e não se esqueça da pipoca! Veja várias dicas de vídeos sobre folclore aqui.

7 – Dê vida aos personagens
Depois de conhecer as estórias e os trava línguas a proposta final é confeccionar lembrancinhas com a temática das tradições populares. Ao terminar você pode expor as lembrancinhas na sala. 

Artigos Relacionados

1 Comentário

    Escola do Leão 21 de julho de 2013 às 20:08

    Amei seu blog e suas sugestões de atividades!!
    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

mautic is open source marketing automation