06 Dicas para uma festa junina sustentável

26 Mai de 2015
Oi gente!!!

Estas são algumas dicas do Guia Prático para preparar uma arraiá ecológico, mais consciente e sustentável. Tomem nota aí pessoal… A dica é: se toda a escola vai participar, cada sala pode ficar responsável por realizar com a turma um dos tópicos.

Objetivos

Estimular a consciência ecológica 
Ampliar o entendimento sobre sustentabilidade 
Desenvolver o trabalho em grupo 
Resgatar a cultura típica
1. Ser sustentável é valorizar a cultura local

Que tal substituir a dança de quadrilha pela tradicional ciranda brasileira? Isso estimula as crianças a realizar brincadeiras coletivas e os movimentos e canções são mais fáceis para decorar. Você pode trabalhar várias cantigas de roda tradicionais, como Ciranda, Cirandinha, O Pato Pateta, Cai Cai Balão, entre outras canções.
2. Operação limpeza dos rios 
A tradicional pescaria junina merece também uma abordagem diferente. Encha um tanque com água e substitua os peixes de plástico por resíduos como sacolas plásticas, garrafas plásticas e latas. O objetivo da brincadeira é que as crianças retirem todos os materiais que poluem os rios.
3. Moda do bem 
Em vez de comprar roupas novas, estimule os alunos a utilizar roupas que já têm e a customizá-las com retalhos de tecidos, fitilhos e outros adereços. Assim eles terão roupas personalizadas da maneira que desejam. Se preferir, reserve um dia de aula para a customização e oriente a confecção das roupas criativas. Para evitar a costura, utilize colas específicas para pano.

4. Para crianças e adultos
O correio elegante pode ser feito com mensagens criativas de acordo com o foco ecológico da festa. Já tenha à disposição alguns recadinhos prontos como: “Soltar balão? Nem pensar!”, “Não jogue o lixo no chão”, “Não gastei nadinha com essa festa. A minha roupa é customizada. E a sua?”.
5. Bebidas saudáveis 
Elimine os refrigerantes, pois eles são agravantes para os casos de obesidade, aumentam os níveis de colesterol ruim, diabetes, causam insônia, agitação, ansiedade, falta de atenção e outros transtornos emocionais. Apesar de agradar muito às crianças, prefira oferecer refrescos naturais. 
6. Diferencie o cardápio 
Distribua pequenas porções de castanhas torradas sem sal, fazendo um mix de castanha-do-pará, amendoim, castanha de caju e semente de abóbora. Substitua também o churrasco de carne por espetinhos de legumes, com cenoura, pimentão, tomates, cebola, berinjela, abóbora, abobrinha, batata-doce, cogumelos frescos. Asse-os com um pouco de óleo de oliva e alecrim. O espeto ganhará a simpatia das crianças pelos tons coloridos dos vegetais e você transmite a mensagem de que ser sustentável também é cuidar da saúde e da alimentação.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

mautic is open source marketing automation