Trabalhando alfabetização com mágica

29 Abr de 2015
Oi gente! 
Hoje vamos ensinar uma atividade muito simples de fazer com a turminha e que vai ajudar muito na alfabetização deles… A dica aqui é impressionar a turma com um pouco de mágica, elas adoram e com certeza vão se desenvolver muito melhor neste processo… A atividade é do site PSICOLSOL.

De que vamos precisar?
Você vai precisar somente de folhas de papel A4;  vela; tinta guache (cor mais escura); pincel; pote com água; pano para limpeza e jornal para forrar as mesas.

Como que faz?

Sem que as crianças vejam, escreva com a vela uma palavra em uma folha de papel. Isso mesmo, escreva com a vela, e passe, no mínimo, duas vezes a vela em cada letra (faça um teste antes de utilizar com as crianças) a minha não ficou muito boa porque não apertei bem a velha, tem que apertar e deixar as letras largas. A princípio não dará para ver o que está escrito (isto fará parte da mágica!). Prepare uma folha para cada criança.

Após a organização das mesas para trabalhar com pintura entregue para cada criança uma das folhas, você pode trabalhar com palavras variadas para cada um ficar mais interessante. Outra dica bacana é trabalhar as palavras que começam com as letras que você estiver trabalhando em sala de aula no momento. Depois disto, as crianças deverão pintar com guache toda a folha, Assim a palavra irá aparecer. Já estou até vendo a alegria no rosto de cada um quando verem a palavra surgir… De preferência faça palavras diferentes. Assim aumenta a curiosidade e o desafio! 

DICA: Trabalhe com parlendas, utilizar palavras de uma parlenda é tudo de bom!!! Após, dá até para concluir montando um painel com a parlenda. Outra dica é trocar as folhas depois de secas e prontas que os alunos possam aprender também as palavras dos amigos…

DICA: Para trabalha as família silábicas, corte retângulos com as sílabas das palavras escolhidas e depois monte cada palavrinha que você vai trabalhar!!!

E isto aí!!! Outra dica que vai deixar ainda maior o suspense é não falar para as crianças que tem algo escrito. Apenas diga para pintar a folha e observar o que acontece. Se alguma delas disser o que você escreveu antes de pintar diga apenas: “Então vamos pintar para conferir se você acertou?”

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*