Como organizar os cantinhos da sala

13 Mar de 2015
Oi gente!!!
Muita gente pergunta como organizar os cantinhos da sala e eu vim aqui postar algumas dicas para te ajudar que vi lá na Nova Escola. Os cantos podem ser de diversos temas, mas cinco são essenciais: leitura, faz de conta, escrita, desenho e jogos. O mais importante é respeitar as preferências dos pequenos e suas formas de brincar, além de proporcionar o contato deles com variadas linguagens. Vamos conferir? Dicas da Nova Escola, com fotos da Unidade Municipal de Educação infantil Águas Claras.

1. Cantinho da Leitura

– O que é: o espaço para as crianças lerem.

– O que tem: Revistas, gibis e livros de diferentes gêneros textuais.
– Como organizar: Em local com boa iluminação, colocar tapetes e almofadas. Os livros devem ficar a uma altura que permita às crianças acesso fácil.
– Intervenção: Troque o acervo periodicamente, seja com outra turma, seja na biblioteca.

2. Cantinho do faz de conta

– O que é: Espaço que remete às experiências e à cultura da criança.

– O que tem: Fantasias, tecidos, espelhos, maquiagens, objetos para brincar de casinha, cabana, escritório, loja, feira, hospital, cabeleireiro e miniaturas de animais.
– Como organizar: Em araras, prateleiras e caixas identificadas.
– Intervenção: Ofereça novos objetos para enriquecer e diversificar a atividade.

3. Cantinho da escrita

– O que é: Espaço para as crianças escreverem.
– O que tem: Letras móveis, giz, lápis, canetas, papéis e lousa na altura dos pequenos.
– Como organizar: Em caixas (letras móveis), pastas (papéis) e estojos (lápis, giz e canetas).
– Intervenção: Planeje atividades com variados propósitos, como a escrita dos nomes das crianças ou de textos que saibam de cor.

4. Cantinho da arte

– O que é: Espaço para desenhar e fazer arte como pinturas, colagens sobre vários suportes, usando como apoio a mesa, o chão ou a parede.
– O que tem: Lápis de cor e grafite, giz de cera, canetinhas, colas, tintas, pincéis, aventais, fitas adesivas, papéis coloridos e jornais.
– Como organizar: Em caixas plásticas, conforme o material.
– Intervenção: Mostre referências de obras de arte e ofereça novos e variados materiais.

5. Cantinho dos jogos

– O que é: Espaço para explorar jogos.
– O que tem: Jogos de mesa (quebra-cabeça, jogos da memória e da velha, dominó e pega-varetas) e de construção (blocos de encaixe e de madeira), principalmente jogos reciclados feitos pela própria turma.
– Como organizar: Em prateleiras ou no chão, em caixas, em baldes e outros.
– Intervenção: De tempos em tempos, ensine novos jogos e ofereça objetos que enriqueçam os jogos de construção, como fazer oficinas para construção de jogos feitos com sucata e reciclagem.

Você precisa saber:
1. Organização da sala – Calcule quantos cantos devem ser montados conforme o espaço disponível e o número de crianças na turma. Escolha quais serão fixos ou montados apenas na hora em que forem usados.
2. O que é preciso providenciar – Faltam materiais? Quais? Converse com as crianças sobre os objetos que gostariam de ter para brincar e verifique se pode consegui-los. Organize uma lista para conferir o que se perdeu ou quebrou e providencie a reposição ou a troca.
3 – Intervenções na hora certa – Mais do que dizer como os pequenos devem brincar, faça a mediação de conflitos e dê novas ideias para enriquecer a atividade. Fique de olho para que eles variem o canto e, se preciso, indique que circulem em outros.
Daqui

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*