Projeto para trabalhar com rótulos de embalagens

10 Fev de 2015
Uma dica infalível para ajudar na alfabetização é trabalhar com rótulos de embalagens. A sugestão é indicada para toda a sala de aula e ajuda na leitura fluente. É importante o trabalho oral exploratório para que a criança perceba as especificidades desse tipo de texto como o tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto, etc.
Alunos do Colégio Raízes, Balneário Camboriú.Explorar rótulos de embalagens – A maioria dos produtos usados para trabalhar com rótulos estão dispostos nas dispensas de nossas casas e são já bem conhecidos pelas crianças. Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho. Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Na escola, faça um alfabeto de parede usando rótulos comuns, juntamente com a turminha, eles vão amar participar do projeto. Você pode fazer a colagem das letras de EVA (compre em lojinhas de artesanato que é baratinho…) ou fazer suas próprias letras cortadas em papel ou pintadas em papelão. Depois cole em um retângulo de papelão pintado ou EVA.

Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que está escrito naquela embalagem. Os rótulos são interessantes de serem lidos porque, na maioria dos casos, são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva. Você pode montar um painel do alfabeto com rótulos, como este aqui…

Trabalhando matemática com rótulos – Use as informações das embalagens, como tabela nutricional, data de validade e quantidade, para que as crianças da pré-escola aprendam mais sobre o sistema de números… Peça para trazerem os rótulos de casa e analise com eles as informações numéricas da embalagem, usando a criatividade para explorar todo este conteúdo. Aqui você pode trabalhar a investigação de algumas regularidades do sistema de numeração, leitura e comparação de números e a análise das informações nos rótulos dos alimentos.
DINÂMICA – CAIXA MÁGICA: A dinâmica é realizada com uma embalagem descartável dentro de uma caixa.
A criança escolhida fica com a caixa dando pistas para os demais tentarem descobrir qual é a embalagem escondida. As crianças adoram!
Dicas para trabalhar com rótulos
LÍNGUA PORTUGUESA: Bingo com os rótulos. Frases com os nomes dos produtos, alfabetos.
MATEMÁTICA: Trabalho com dinheiro, colocando preço nos produtos e criando um mini-mercadinho; usara as informações das embalagens para fazer contas.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Trabalho com a trajetória que os produtos percorrem  até chegar em nossas casas desde o local onde se fabrica;
CIÊNCIAS: Sustentabilidade. Produtos que devem ser consumidos diariamente e esporadicamente para uma boa qualidade de vida. Reciclagem. Poluição.
ENSINO RELIGIOSO: Não desperdiçar os alimentos. Agradecer a Deus antes das refeições. Cuidar bem do nosso corpo.
ARTE: Construção de  um brinquedo através das embalagens… reciclar, reutilizar…

Artigos Relacionados

3 Comentários

    Juliana Castro S. Oliveira 20 de outubro de 2014 às 12:42

    Amei! Ótimas fotos! Parabéns!

    Cristina Magalhaes da Silva 28 de dezembro de 2014 às 12:42

    Parabens pelo seu trabalho!

    lanuza lanuza 6 de janeiro de 2017 às 19:07

    Perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*