Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quarta-feira, 2 de julho de 2014

facebook 2 blogger

Mensagem surpresa para o dia dos pais

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!!!

Apareci pra postar uma linda ideia para o Dia dos Pais. Sei que muita gente gosta e já está pedindo para postar novidades para trabalhar com as crianças com bastante calma e antecedência.. então aí vai uma dica!

Esta é uma ideia de mensagem reciclada, feita com rolo de papel higiênico. Pra fazer basta pintar o rolinho e colar os olhos flutuantes... Depois faça o corte no rolo. A mensagem secreta deve ser feita com antecedência, preparada pelos próprios alunos.
A mensagem secreta vai ser a língua do sapinho. Pra fazer faça um corte no rolinho, na largura da mensagem... depois vá colocando a mensagem pra dentro e enrolando, fazendo um canudo dentro.. pra isto use as laterais para enrolar a mensagem dentro do rolinho... deixando apenas uma pontinha pra fora para puxar. Vai ser uma bela surpresa! Linda ideia!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 1 blogger

Lembrancinha - Vovó na Garrafa Pet com moldes

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!!!!!!!!!

Muita gente tem me mandado recados pedindo dicas de lembrancinha para o dia da vovó... e como sei que você adoram sugestões feitas com reciclagem eu vim mostrar esta vovozinha porta guloseimas, feita com reciclagem de garrafa pet. Uma graça de lembrancinha!!!

Pra fazer basta riscar os moldes abaixo no EVA e encapar a garrafa pet com EVA também... depois cole a sua peça, abraçando o potinhos. Enfeite com fitinhas e rendas e encha de guloseimas... Amei!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
facebook 0 blogger

Projeto para educação infantil - Sarau

Curta no facebook | Siga no twitter

Oi!

Os saraus eram manifestações artísticas de teatro, dança, música e poesia que eram apresentadas para os nobres e reis. Ainda hoje este trabalho artístico é apreciado e trabalhado nas escolas. Com este projeto você poderá ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma e utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.


Conteúdo - Comunicação oral

Anos - Pré-escola

Tempo estimado - Dois meses

Material necessário - Filmadora, caixa de papelão, aparelho de som e CD de músicas infantis

Flexibilização
Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.

Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.

2ª etapa
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

3ª etapa
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.

4ª etapa
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.

5ª etapa
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.

6ª etapa
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.

7ª etapa
Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.

Produto final - Sarau infantil

Avaliação
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

Dica daqui.

DICA ESPERTA - Livros para trabalhar o projeto
  

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...