Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


sábado, 31 de maio de 2014

facebook 0 blogger

História para o Meio Ambiente - O mágico de Zó

Curta no facebook | Siga no twitter

Oie!!!

Postei um roteiro da história 'O mundo de Zó', adaptado do original 'O mágico de Oz'... A história é maravilhosa para trabalhar na Semana do Meio Ambiente com a turma...

Roteiro do teatro - "O mundo de Zó"
Adaptado de - "O mágico de Oz"

NARRADOR - Vivia em um lugar uma menina chamada DOROTH, que tinha um cachorrinho chamado Totó. Um dia o Totó sumiu, então DOROTH saiu para procurá-lo , andou por muito tempo, foi a muitos lugares, conversou com muitas pessoas e descobriu que quem o roubara foi uma terrível bruxa, que havia se mudado para um distante lugar chamado:

NARRADOR - Certa vez havia um lugar chamado zó. Um lugar muito bonito, onde havia montanhas, jardins com muitas flores, e uma floresta com um rio de água limpa e cristalina. Todos que ali habitavam viviam em harmonia, plantavam e cuidavam das águas dos rios e da floresta, pois sabiam que precisavam deles para sobreviver. Mas certo dia apareceu por lá uma mulher muito má, ela era vendedora e se as pessoas não comprassem seus produtos ela ficava enfurecida. Ela não gostava de nada bonito e nem de pessoas felizes, por isso, quando chegou a Zó, não gostou nada, e então falou:

BRUXA - Que lugar horrível! Tenho horror a plantas, detesto árvores, credo! Que rio mais limpo! Odeio água, Muito menos água limpa! Mas mesmo assim, vou ficar por aqui!

NARRADOR - A partir daquele dia o mundo de Zó não foi mais o mesmo.

NARRADOR - Já havia passado algum tempo até que um dia chegou a Zó, uma menina que procurava seu cachorrinho que tinha sido roubado...

DOROTH - Totóóóó! –Ah! Estou tão cansada e já perdi a esperança de encontrar meu cachorrinho.

Quando chegou em uma estrada de pedras amarelas encontra Totó.

DOROTH - Totó! Por onde você andou? Que bom que te encontrei! Agora vamos voltar pra casa... Mas e agora? Eu não sei mais o caminho de volta pra casa? Meu Deus Toto! Estamos perdidos!

ESPANTALHO - Você pode ir por aqui, ou por lá também se quiser.

DOROTH - Quem está falando? De onde vem esta voz?

ESPANTALHO - Aqui, no milharal .

DOROTH olhou para o outro lado da estrada e viu um espantalho pendurado

DOROTH - Quem é você? O que faz aí?

ESPANTALHO - Bom, eu sou um espantalho, me colocaram aqui para espantar os passarinhos que vinham comer as plantas. E você quem é?

DOROTH - Eu sou, DOROTH vim buscar meu cachorrinho que foi roubado. Mas... você fala? Você não pode pensar, como consegue falar?

ESPANTALHO- Ah! Tem tanta gente que não pensa e fala! Você parece estar preocupada?

DOROTH - Sim, é que Totó havia sumido, e só agora eu o encontrei, mas andei muito, estou muito longe de casa e não sei o caminho de volta...

ESPANTALHO - Se eu tivesse um cérebro pra pensar eu te ajudaria, mas eu não posso resolver nem o meu problema.

DOROTH - E qual é o seu problema?

ESPANTALHO - Você não vê? Olha como está esse lugar? Zó não era assim, vivíamos felizes aqui, plantavam, tinha muita água limpa para dar para as plantinhas e os animais, e eu? Eu espantava todos os passarinhos que queriam comer a plantação, mas de repente, tudo mudou, deixaram de plantar, e eu fiquei abandonado por aqui... neste lugar que agora está horrível.

DOROTH - É realmente este lugar está muito feio. Quanto lixo jogado na estrada e no rio também...

ESPANTALHO - O pior, é que eu não sei o porquê isto aconteceu.. Eu não posso pensar... Se ao menos eu tivesse um cérebro... Mas quanto a você, alguém me disse que quem ir até o final desta estrada de pedras amarelas , chegará a casa de uma fada, que pode realizar desejos ... ela poderia te ensinar o caminho de volta.

DOROTH - Então porque não vem comigo? Ela também poderia dar um cérebro a você?

ESPANTALHO - Será? E então eu poderia pensar... e iria saber porque Zó ficou assim!

DOROTH - E também a caminhada seria melhor com um amigo.

E lá se foram DOROTH, Totó e o espantalho pelo caminho de pedras amarelas...

Barulho de coisa enferrujada

HOMEM DE LATA -Iiiii!..... Iiiiiiiiiiii!......iiiiiiii!

DOROTH -Que barulho é esse?

HOMEM DE LATA - iiiiii...iiiiii

DOROTH fica impressionada com o homem de lata.

DOROTH - Incrível! Você é realmente todinho de lata, e porque está gemendo assim?

HOMEM DE LATA ( murmurando) -Óooleooooo, Óleoooooooo

ESPANTALHO - Ele está pedindo óleo! Vamos colocar óleo em suas juntas que estão muito enferrujadas.

HOMEM DE LATA – Ufa! Obrigada amigos, vocês não sabem como é bom poder se mexer novamente. Fui formado quando as latas que jogaram no rio se juntaram, e alguém me pegou do rio e me pôs aqui na floresta, me deu este machado e falou pra eu cortar as árvores, então eu virei um lenhador. Mas um dia, eu estava aqui para cortar uma arvore e começou a chover, então eu não conseguí mais sair do lugar, e desde aquele dia nunca mais choveu, por isso fiquei parado aqui, porque fiquei enferrujado!

DOROTH -Mas agora você já pode se mexer novamente

HOMEM DE LATA -É, mas não é só este meu problema.

DOROTH - E Qual mais ?

HOMEM DE LATA - A floresta! Está cada dia mais vazia, está ficando muito feia sem o verde das árvores. Acho que eu preciso de um coração.

DOROTH - Um coração?! Mas o que tem a ver o coração com a floresta?

HOMEM DE LATA - Alguém um dia passou por aqui e falou: Olha como está ficando a floresta? Você não tem coração? Então se eu tivesse um coração talvez às arvores voltassem a nascer aqui na floresta.

ESPANTALHO - Acho que sabemos quem poderia te dar um coração. Estamos indo até a fada da estrada de pedras amarelas, DOROTH vai pedir a ela que a leve de volta pra casa, e eu vou pedir que me de um cérebro para eu poder pensar, você poderia vir com a gente e pedir a ela um coração.

HOMEMDE LATA- Você acha que ela me daria mesmo um coração???

DOROTH - Teremos que chegar até o final da estrada...

E lá foram eles

De repente ouviram um rugido de um animal

LEÃO - AHUUH!!!

Chegaram mais perto

DOROTH - Um leão!!! Preso numa armadilha

O homem de lata rapidamente tirou o leão de lá.

HOMEM DE LATA-Agora você está salvo!

Então o leão começou a chorar.

DOROTH - Mas porque está chorando?

LEÃO - Desculpe-me é que sou um leão sem coragem, um covarde, não consigo botar medo em ninguém... até mesmo este cachorrinho me trás medo ... Se eu tivesse coragem eles não iriam embora.

DOROTH - Eles quem?

LEÃO - Meus amigos animais, estão indo embora da floresta porque não querem ter um rei covarde, de um tempo pra cá, meus amigos estão sumindo... Se eu ao menos tivesse coragem... -Choramingou

HOMEM DE LATA -Seus amigos podem estar indo embora por outro motivo, e não por sua causa

HOMEM DE LATA -Se realmente precisa de coragem poderia vir com a gente, queremos encontrar a fada dos desejos que mora no final da estrada das pedras amarelas, eu vou pedir a ela um coração, e meu amigo espantalho em cérebro e DOROTH quer saber o caminho de volta pra casa, você poderia pedir coragem a ela...

LEÃO - É tudo o que eu mais quero, ser corajoso pra que meus amigos se orgulhem de mim e não vão embora.

Então lá se foram os cinco, a caminho de realizar seus desejos...

A estrada de pedras amarelas já estava chegando ao fim, seria por ali a casa da boa fada? Mas não havia nenhuma casinha por ali, onde moraria a fada dos desejos?

Ali era o final da estrada e agora? Onde encontrá-la?

DOROTH - Fada! Boa Fada!! - Onde é sua casa? Precisamos que realize nossos desejos!

ESPANTALHO - Já chegamos ao final da estrada de pedras amarelas como me disseram. Poderia agora atender nosso pedido?

Neste momento uma risada sinistra soou na floresta:

BRUXA -Há! Há! Há!Há!!!! Então vocês querem encontrar a fada boa?

BRUXA -Há!há! há!há! Então seu espantalho bobo, você realmente acreditou nesta história, de que haveria no final da estrada uma boa fada que realizava os desejos? Há! Há!Há! Você é mesmo um bobo! Não existe fada nenhuma, muito menos fada boa. Você não quis comprar meus produtos! Então eu inventei esta história porque se você descesse daquele pau, seria comido pelos animais, já que estavam morrendo de fome e não tinha mais plantação para eles comerem mesmo.

ESPANTALHO - Mas eu nem estava precisando dos seus produtos? Não poderia comprá-los-Não interessa!! Deveria ter comprado assim mesmo! Depois jogasse fora, no lixo, ou melhor, no rio. É isso que eu faço quando compro uma coisa e não gosto ou quando fico enjoada dele, jogo fora.

HOMEM DE LATA - Mas não podemos jogar as coisas no rio, O rio ficaria todo sujo, mataria os peixinhos, e a água contaminada não seria o melhor para as plantas.

DOROTH - E também vovó me ensinou que devemos comprar somente o necessário, para evitar o desperdício

BRUXA - Que desperdicio o que? Eu ADORO comprar, adoro jogar comida fora, jogar lixo na rua, deixar a torneira aberta, comer muito doce, bala, salgadinho e refrigerante e depois é só jogar o lixo no rio.

ESPANTALHO ( MUITO BRAVO)- Então é você sua Bruxa, que vem destruindo esse lugar! Bem que eu desconfiei de você , foi a partir do dia que você veio morar aqui, que Zó ficou deste jeito, toda destruída!!

HOMEM DE LATA - Foi você quem me jogou no rio, e me mandou cortar as árvores . Agora eu sei que cortar árvore não é certo, Quando eu vi que a floresta estava ficando sem as arvores e os animais que moravam ali indo embora eu fiquei muito triste e arrependido e agora não vou nunca mais fazer isso.

LEÃO - Então meus amigos animais não estão indo embora da floresta por minha causa, estão indo porque estavam acabando com a floresta, porque já não tinha mais água limpa para eles beberem, e foi você quem disse que eu não tinha coragem, que meus amigos estavam sumindo porque eu era um covarde, Mas agora você vai ver quem é o Leão covarde..

O leão pulou sobre a Bruxa para atacá-la, mas o espantalho pulou na frente amarrou a bruxa numa arvore, e disse:

ESPANTALHO - Você não pode devorá-la, ela terá que permanecer viva para consertar o que fez, poderá continuar morando aqui, mas terá que cuidar das árvores, limpar todo o lixo do rio, e se quiser comer, terá que plantar.

DOROTH - Então foi você que roubou o Totó de mim, e o escondeu por todo, esse tempo-

BRUXA - Esse cachorro pulguento que não sabe fazer nada!- disse a malvada

- Neste momento, como num passe de mágica apareceu uma linda fada com uma varinha de condão na mão

FADA - Acho que alguém chamou por mim.

DOROTH - Você está um pouco atrasada, não é dona fada! Mas espera aí... a Bruxa falou que não existia fada nenhuma!

FADA - Pois é meus amiguinhos, eu sou a fada boa da consciência e só apareço quando alguém aprende uma boa lição , as vezes nem preciso realizar os desejos, pois eles acabam sendo realizados pela própria pessoa que o desejou, como você espantalho, queria um cérebro para poder pensar, mas você provou que sabe pensar, quando não deixou o leão devorar a bruxa e deu a ela o castigo que merecia, mandando-a consertar tudo o que fez de errado.

FADA - você querido homem de lata mostrou ter um bom coração quando percebeu que cortar as árvores e jogar lixo no rio não é certo.

FADA -Já você corajoso Leão, mostrou sua bravura , quando corajosamente pulou sobre a bruxa má para devorá-la, por ela ter enganado a todos e ainda mais por destruir este lugar que sempre foi tão lindo e agora está deste jeito.

FADA - Quanto a você Doroth, vou realizar seu desejo levando-a de volta pra casa, pois mostrou que é uma menina consciente de que devemos cuidar muito bem do que a natureza nos dá, e ainda nos ensinou que a caminhada é mais fácil quando fazemos bons amigos.

DOROTH - Obrigada boa fada, eu também aprendi que o mundo que a gente quer depende do que a gente faz.

DOROTH foi se despedir de seus amigos, com tristeza por ter que deixá-los. E a Boa fada Tocou nela com sua varinha e Doroth a pode voltar pra casa.

Então o espantalho , o Homem de lata e o Leão foram denominados pela fada por “Patrulha Especial” a partir daquele momento seriam os responsáveis por defender Zó contra as ameaças ao meio ambiente; o espantalho pela sua inteligência, o Homem de lata pela sua bondade e o Leão pela sua coragem , juntos defenderiam Zó.

------------------------

Ah! A Bruxa, coitada, teve que plantar muitas árvores na floresta, limpar o lixo das ruas, recolher os lixos do Rio, e passar a viver do seu trabalho; transformar todo o material que encontrava em objetos para o uso dos habitantes de zó.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...