Plano de aula – Bom dia todas as cores

04 Set de 2014

O planejamento vai trabalhar a história de Ruth Rocha. Esta história é super divertida e deliciosa… então resolvi criar um planejamento para vocês trabalharem nesta primavera!

plano de aula para primavera

Objetivos
Trabalhar e reconhecer cores, proporcionar momentos de descobertas e situações criativas entre os alunos, onde eles possam aprender mais sobre amizade, valores e companheirismo. Falar e trabalhar também sobre o tema da diversidade.

Aconchego
Prepare a sala com bastante carinho para receber seus alunos. Você pode organizar um belo cenário com TNT de várias cores pendurando e fazendo cabanas para ouvir e contar a história e falar sobre ela. Baixe o livro para imprimir aqui e também o áudio da história!

A história
Bom dia Todas as Cores – O livro conta a história de um camaleão que um dia acorda muito contente, e resolve ficar cor-de-rosa, sua cor favorita. Sai para passear pela floresta e, a cada amigo que encontra, ouve um palpite diferente sobre a cor que deveria estar usando. E a cada palpite, muda de cor, na ânsia de agradar a todos. Pois no final da história, nosso amigo camaleão percebe que não é possível agradar a todos, e que o mais importante é que façamos aquilo que nos faz feliz. 

Bom dia todas as cores

O que aprendemos?
Depois de contar e ouvir a história é hora de colocar em prática. Instigue os alunos sobre o tema central da história, ensinando a eles o valor de cada um e suas diferenças. Trabalhe também as cores.

Brincar, cantar e dançar!
Utilize os pedaços de TNT de várias cores que você decorou a sala, corte-o em várias partes de dê uma parte para cada criança cantar, brincar de roda e fazer festa com a paródia

Música: Atirei o pau no gato
Eu conheço um bichinho-nho-nho,
Colorido-do-do, que confusão-são-são!
Todo dia-ia-ia, troca de cor-cor-cor,
Ele é, ele é, o camaleão!!!

No fim da música, substituir o “miau” por um grito de guerra com os nomes das cores trabalhadas: Verde! Vermelho! Amarelo! Marrom! Preto! (Usar quantas cores quiser, enquanto durar a brincadeira…)

Brincar de teatro com lençóis, TNT, cores, abajur e sombras
Organize várias atividades com seus alunos durante toda a semana para trabalhar cores e falar sobre as diferenças. Use roupas vermelhas e TNT vermelho para ser um planeta vermelho. Roupas azuis e tecidos e papéis azuis para ser o céu. Tecidos e TNT ou EVA amarelo para ser o Rei Sol. Verde para ser florestas


teatro de sombras


Teatro de sombras –
Use um lençol amarrado e um abajur atrás dele para brincar de teatro de sombras. Brincar de colocar celofane de várias cores o abajur para ver ele mudar de cor.

Atividades com pintura
Promova várias atividades durante toda a semana. Escolha uma cor para cada dia. Faça pintura com tinta, carimbando atividades com as mãos, pés, e também outras atividades. Uma boa dica é misturar tintas de várias cores numa pintura em prato de papel. Depois de seca, riscar o molde do camaleão em cima e recortar. Você terá um lindo camaleão colorido!!!

atividade para primavera

Atividade semanal com garrafa pet
AQUI nesta postagem ensinamos como trabalhar a história com camaleão de garrafa pet. A dica é bem simples, você vai fazer um camaleão com garrafa pet para contar a história. A cada dia da semana, você vai encher a garrafa com papel crepom nas cores indicadas para contar a história.

Veja aqui como trabalhar esta dica!

camaleão com garrafa pet

Finalização
Realizar oficinas para fazer lembrancinhas, fantoches, personagens com material reciclado ou não. Toda a turma deve ser organizar para a realização desta atividade. Sugerimos fazer camaleão com prendedor de roupa que é uma dica bem fácil.

camaleão com prendedor de roupa

Outra dica super divertida e fácil de fazer é o camaleão com língua de sogra e EVA para brincar. Tem moldes!

lembrancinha camaleão com eva

Esta é uma sugestão super divertida e as crianças adoram!!! Outra dica muito legal é o camaleão em 3D, feito em papel que tem aqui no Dicas pra Mamãe, com moldes!

lembrancinha para plano de aula

Artigos Relacionados

5 Comentários

    Drielle Dantas 5 de setembro de 2014 às 01:26

    Muito legal…ameeeeeeeeei
    Semana q vem vou começar a trabalhar a primavera com as minhas crianças.

    adorei das dicas…

    Andreia Simmer 16 de setembro de 2014 às 00:44

    Maravilhoso!

    Terra Encantada 1 de fevereiro de 2016 às 06:14

    Estou planejando um dia contra o bulling e acho que esse livro com essas dicas serão bem legais para concretizar o tema, além de trabalhar as cores, os pequeninos perceberam que somos todos diferentes, pois trata de diferentes animais e seus diferentes gostos.

    Josilma Conceição 29 de fevereiro de 2016 às 21:32

    Amei, parabéns!

    Lucimaria Saldanha 28 de janeiro de 2017 às 13:54

    Adoreiiii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*