Dica de atividade para trabalhar o folclore

11 Ago de 2014

A dica de atividade é para se contar uma lenda preferida… Vamos escolher a Cuca. Apague as luzes e peça que as crianças se acomodem confortavelmente na carteira. Coloque uma música instrumental bem baixinha para que haja uma maior concentração. 

Conte sobre a lenda da Cuca e peça para que eles imaginem cada detalhe contado por você, apenas imaginem (se possível de olhos fechados) e não falem nada. Dê bastante ênfase a todos os detalhes. Depois da história contada acenda as luzes e cole na lousa um papel pardo grande e peça que cada criança desenhe uma parte do que imaginou. Um desenha os olhos, outro a boca, outro os dentes e assim por diante até que todos tenham participado e a personagem fique completa.

Ao final será criada a Cuca daquela classe em especial, podendo-se dar um nome a ela e enfeitá-la de acordo com o gosto da classe e do material disponível.Coloque a Cuca exposta no mural no dia 22 de agosto – dia do folclore. Veja aqui como fazer uma cuca reciclada.
Pode-se usar a mesma dinâmica só mudar a lenda, criando assim vários painéis com os personagens do folclore. A aula vai ser bem divertida!

Dica do Smart kids.

Artigos Relacionados

1 Comentário

    Anna Beatriz Andrade 19 de julho de 2013 às 15:12

    Adorei a ideia… obrigada pela dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*