Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


quinta-feira, 19 de março de 2015

9 blogger

Plano de aula - Animais de estimação

Curta no facebook | Siga no twitter

Plano de aula com várias atividades, dicas e sugestões que visa trazer o universo dos animais de estimação para a sala de aula e ensinar os pequenos a cuidar desses bichinhos.

Plano de Aula 'Animais de estimação'
Oi gente! Viemos dividir com vocês este lindo plano de aula que contempla diversos momentos e atividades com as crianças para que elas possam compreender cada vez mais cedo como cuidar de seus animais de estimação. 

Objetivos do Plano de aula
- Trabalhar o relacionamento e o cuidado com os animais;
- Estimular as conversas e o pensamento;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Incentivar a interação das crianças com seus familiares.

Faixa etária
A partir dos 3 anos

Sugestão de leitura - Livrinho 'Os animais de estimação'
Sugerimos trabalhar o livrinho 'Animais de estimação' que postamos aqui. Com este livro você pode trabalhar vários animaizinhos com as crianças, falando da importância de cada um. Imprima as imagens em papel sulfite e monte um livrinho para a turminha. Outra dica é recortar as páginas e colar em círculos de EVA, produzindo um livrinho redondo.

livro animais de estimação

Texto do livro trabalhado
'Os animais de estimação acariciam, surpreendem, cantam, cuidam e necessitam ser protegidos e cuidados!'

Sugestões para trabalhar o livro
- Produção de livrinho redondo com EVA.
- Produção de livrinho tátil (usar vários materiais como algodão, feltro, areia, folhas, palitos) com colagem de materiais variados sobre os desenhos dos animais de estimação.
- Confeccionar os animais do livro com material reciclado (temos várias dicas no blog, é só pesquisar no fim da postagem)
- Confeccionar um painel sobre o tema.
-Encenar, dramatizar e fazer fantoches para trabalhar o texto.

Desenhos para trabalhar o livro
Disponibilizamos aqui vários desenhos de animais de estimação para colorir, fazer lembrancinhas, murais, enfim usar como melhor lhe parecer em seu planejamento. Clique aqui para ver os moldes.

Dia do bicho na escola
Se possível (depende de sua escola) organize um dia do bicho na escola. Organize-se com a escola para que cada criança traga seu bichinho de estimação para um passeio. Se achar difícil você pode perguntar quem tem um bichinhos de estimação de brinquedos ou de pelúcia e fazer um dia de brincadeira e muita diversão com os bichinhos. É festa garantida!
planejamento animais de estimação
Dia do bicho na escola, com minha turminha de maternal.
Vídeo
Sugerimos aqui um vídeo muito fofo para mostrar para a sua turma!

Roda de Conversa 1
Inicie o projeto com uma roda de conversa, perguntando às crianças quem tem animais de estimação, ou quem gostaria de ter (todas as rodas de conversa devem ser filmadas). Questione quais são esses animais. Em seguida solicite a ajuda dos pais para que auxiliem seus filhos, enviando fotos de seus animais de estimação, ou imagens de animais que as crianças gostariam de ter.

Roda de Conversa 2
1. Faça uma segunda roda de conversa, em que as crianças vão mostrar as pesquisas que trouxeram, e o professor os incentivará a falar um pouquinho sobre esses animais, o nome que foi dado a eles, o que eles comem, aonde dormem, e quais os cuidados que eles têm com esses animaizinhos. 

Nessa exploração verbal o professor poderá acrescentar dados através de perguntas como:
- Os animaizinhos, assim como nós, também ficam doentes?
- E quando ficam também precisam ir ao médico e tomar remédios?
- Quem sabe o nome dos médicos que cuidam dos animais?
- Será que eles também precisam tomar banho?
- E será que sentem fome, frio e sede?
- Alguém sabe se eles gostam de carinho?
- Vocês sabiam que os cachorros, assim como as crianças, precisam tomar vacinas anualmente?

2. As crianças também farão suas próprias perguntas, dessa forma é interessante que o professor tenha conhecimento prévio sobre esses diversos animais. Mas se ainda assim for surpreendido com uma pergunta inesperada, pode fazer uma pesquisa juntamente com as crianças, em busca da resposta.

3. Deve lembrar aos pequenos, que cuidar de um animalzinho é muita responsabilidade, e que eles também devem ajudar a mamãe e o papai nessa missão.

Montagem do álbum seriado
Monte um lindo álbum seriado com a turminha... Aí vão algumas dicas:
1. Recorte as folhas de color set em tamanho de uma sulfite A3. Com a ajuda das crianças, cole as fotos e imagens trazidas pelas crianças, e ainda decore utilizando diferentes materiais (lontejoulas, brilhos etc). Para a capa, faça um mosaico com fotos tiradas das crianças, com os rostinhos pintados com pintura facial, de diferentes animais de estimação. Não se esqueça de digitar o título, bem como as páginas, os nomes dos autores (as crianças) e etc.

Finalização
Depois de tudo pronto, inclusive a edição das filmagens, o professor, pode finalizar o projeto com uma sessão cinema, apresentando o vídeo das crianças e ainda um desenho com animais de estimação famosos, com Scobby Doo, Floquinho da turma da Mônica e etc. O álbum seriado, bem como a filmagem, podem ser apresentados em uma Mostra, ou ainda em uma reunião de pais.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
9 Comentários

9 Recados:

Unknown disse...

Excelente, me ajudou bastante no meu planejamento.

Anônimo disse...

como é o nome do vídeo

Unknown disse...

Muito lindo obrigada pelo apoio

Unknown disse...

Muito legal, parabéns!

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Obrigada clareou as minhas ideias.
Parabéns....

Unknown disse...

Muito bom.

Profasoniamaria disse...

Olhando seu projeto tive várias ideias para montar a minha aula para a minha turminha do 1°ano. Obrigada por compartilhar.

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados