Dicas e Atividades para dia do do Soldado

11 Ago de 2013
Oi gente!!!

Estamos postando algumas atividades para quem está trabalhando projetos de educação infantil para o dia do soldado ou semana da pátria… Confira abaixo várias dicas!!!
projeto de educação infantil para o dia do soldadoSoldadinho feitos com rolinhos de papel higiênico e garrafa pet.

UMA BANDEIRA DO BRASIL – Em tamanho da folha de papel pardo, pedir que a criança pique papeis coloridos para colar na bandeira. Outra opção seria imprimir com as mãozinhas das crianças preenchendo as lacunas da bandeira formando um lindo colorido, sempre respeitando as cores oficiais da bandeira.
MARCHA SOLDADO – Combinar um passeio pequeno (pois nessa fase eles cansam com facilidade e sua concentração é pequena) cantando músicas infantis como MARCHA SOLDADO, SOU UM SOLDADINHO, SOLDADINHOS DO REI. Veja musiquinhas Aqui.
FANTASIAS – Essa atividade pode ser valorizada com enfeites feito em crepom e cartolina como chapéu de soldado, bandeiras, fitas coloridas com a cor da bandeira nacional. Para a criança o visual é muito importante, e enfeites tornam o momento muito especial. Usar fantasias de rei e rainha, soldados, explorando a história ou mesmo mostrando o que realmente aconteceu com uma pequena dramatização do momento do FICO, tornará mais próximo o fato da independência.
História – Contar pequenas histórias sobre a Independencia do Brasil e Dia do soldado, de forma a aproximar a imaginação à fatos históricos.
Pintura – com os dedos ou mesmo com molde vasado da Bandeira.
Labirinto – Fazer pequenos riscos com giz no chão e pedir que o REI (da musiquinha, já citada) faça o caminho para encontrar a Bandeira ou mesmo sua espada. A criança deverá fazer o caminho sobre a linha correta (que poderão ter diversas cores) até encontrar a saída e consequentemente a bandeira. Ela poderá pegar a bandeira que deverá estar lá e agitar gritando VIVA O BRASIL!
Colagem– Da mesma forma que a bandeira é possível pedir que a criança faça bolinhas de crepom coloridas e cole na bandeira formando o todo, sempre respeitando as cores oficiais. Deve-se explicar o significado de cada cor da bandeira.
Canto em roda: em círculo escolher uma criança e dizer: “soldadinho,soldadinho, quem é que vai ajudar a salvar a bandeira?” A criança deverá escolher ou apontar um outro coleguinha e dizer “vamos salvar a bandeira e o Brasil!” Essa criança deverá apontar mais um coleguinha que irá repetir “soldadinho, soldadinho…diga uma cor da bandeira!” O que responder a cor e acertar, repete o que primeiro disse até que termine o círculo. Quem ficar com a bandeira por último levanta e puxa os demais para uma marcha batendo os pézinhos e cantando.
Espadinha: Fazer a espadinha com jornal – uma folha grande dividida ao meio, enrolar começando pela ponta até formar uma vara que dobrado em uma ponta fará a alça da espada. Prenda com durex e boa diversão.
Gostaram? Créditos para Ume porchat de Assis

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*