Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

12 blogger

Projeto para trabalhar com rótulos de embalagens

Curta no facebook | Siga no twitter

Uma dica infalível para ajudar na alfabetização é trabalhar com rótulos de embalagens. A sugestão é indicada para toda a sala de aula e ajuda na leitura fluente. É importante o trabalho oral exploratório para que a criança perceba as especificidades desse tipo de texto como o tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto, etc.
Alunos do Colégio Raízes, Balneário Camboriú.
Explorar rótulos de embalagens - A maioria dos produtos usados para trabalhar com rótulos estão dispostos nas dispensas de nossas casas e são já bem conhecidos pelas crianças. Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho. Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Na escola, faça um alfabeto de parede usando rótulos comuns, juntamente com a turminha, eles vão amar participar do projeto. Você pode fazer a colagem das letras de EVA (compre em lojinhas de artesanato que é baratinho...) ou fazer suas próprias letras cortadas em papel ou pintadas em papelão. Depois cole em um retângulo de papelão pintado ou EVA.

Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que está escrito naquela embalagem. Os rótulos são interessantes de serem lidos porque, na maioria dos casos, são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva. Você pode montar um painel do alfabeto com rótulos, como este aqui...

Trabalhando matemática com rótulos - Use as informações das embalagens, como tabela nutricional, data de validade e quantidade, para que as crianças da pré-escola aprendam mais sobre o sistema de números... Peça para trazerem os rótulos de casa e analise com eles as informações numéricas da embalagem, usando a criatividade para explorar todo este conteúdo. Aqui você pode trabalhar a investigação de algumas regularidades do sistema de numeração, leitura e comparação de números e a análise das informações nos rótulos dos alimentos.
DINÂMICA - CAIXA MÁGICA: A dinâmica é realizada com uma embalagem descartável dentro de uma caixa. A criança escolhida fica com a caixa dando pistas para os demais tentarem descobrir qual é a embalagem escondida. As crianças adoram!
Dicas para trabalhar com rótulos
LÍNGUA PORTUGUESA: Bingo com os rótulos. Frases com os nomes dos produtos, alfabetos.
MATEMÁTICA: Trabalho com dinheiro, colocando preço nos produtos e criando um mini-mercadinho; usara as informações das embalagens para fazer contas.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Trabalho com a trajetória que os produtos percorrem  até chegar em nossas casas desde o local onde se fabrica;
CIÊNCIAS: Sustentabilidade. Produtos que devem ser consumidos diariamente e esporadicamente para uma boa qualidade de vida. Reciclagem. Poluição.
ENSINO RELIGIOSO: Não desperdiçar os alimentos. Agradecer a Deus antes das refeições. Cuidar bem do nosso corpo.
ARTE: Construção de  um brinquedo através das embalagens... reciclar, reutilizar...

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
12 Comentários

12 Recados:

JullyNana disse...

Amei! Ótimas fotos! Parabéns!

Unknown disse...

Parabens pelo seu trabalho!

Unknown disse...

Perfeito!

givamoraes disse...

Parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Ótimo trabalho. Parabéns!

Unknown disse...

ótimo parabéns

cida santos disse...

Que legal! Parabéns!

Unknown disse...

Amei!! Me ajudou bastante.

Unknown disse...

PARABÉNS! Ideias maravilhosas.

Unknown disse...

PARABÉNS!Ideias maravilhosas

Unknown disse...

Parabéns pela criatividade!

Unknown disse...

👏👏👏👏

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados