Incluindo alunos com deficiência nas aulas de circo

12 Mar de 2013

Oi gente!!!
Hoje vamos falar de um assunto muito especial… pra aproveitar o Dia do Circo em suas aulas com alunos especiais ou não, estarei postando várias atividades onde aprenderemos a confeccionar alguns elementos do circo, feitos com sucata. Vai ser uma festa só!!!

Alguém me pediu pra falar sobre outros artistas circenses e não somente do palhaço… então, vamos falar de malabaristas
As flexibilizações são oferecidas de acordo com as possibilidades do aluno e isso varia muito. Cada um desenvolverá habilidades muito particulares, de acordo com seu tipo de limitação ou deficiência. Por isso, atente para os seguintes fundamentos gerais: 
– Identifique as possibilidades e competências do aluno, pois essas mostrarão a forma como ele poderá participar. 
– Pergunte ao aluno como ele poderia ou gostaria de participar. Incentive-o a mostrar suas possibilidades, mostrando que ele pertence ao grupo.
– Peça ao grupo sugestões de estratégias para flexibilizar as atividades desenvolvidas – essa também é uma forma de envolver a todos.
– Elabore formas de participação do aluno com outras funções, atentando que elas sejam sempre colaborativas — não segregadas ou paralelas.
– Dê mais tempo para a execução de cada exercício.
– Conte com a experiência dos profissionais de saúde que atendem o aluno. Eles podem tem colaborações valiosas sobre as potencialidades do aluno, bem como recursos e estratégias utilizadas.
– Realize flexibilizações nas diversas dimensões do planejamento: objetivos (podem ser reformulados para um determinado aluno num dado momento), estratégias ou recursos. A avaliação deve ser adequada à mudança de objetivo.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*