Atividade – Saquinho de Férias

17 Dez de 2012
Vi, amei e logo vim repassar…
Sei que nem todos poderão usar porque muitos alunos mudam de sala ou de escola, mas alguns sim. A ideia chama-se Saquinho de Férias, mas você pode substituir por caixinha de férias, pasta de férias, como preferir… As crianças levarão esses saquinhos para casa no último dia de aula e guardarão nele coisas que lembrem suas férias: nomes de filmes e desenhos que viram e acharam legal, nomes de brinquedos e brincadeiras que brincaram, lembranças de festas que foram, embalagens de coisas gostosas que comeram, fotos de passeios que fizeram.

Quando retornarem, falarão de suas férias de forma muito mais concreta e significativa com tudo que colecionaram no “saquinho de férias”. A partir daí, dá para elaborar muitas atividades como bingo, produção de textos, jogo da memória, adivinhações… O conteúdo do “Saquinho” será um papel com uma mensagem ou um desenho…
Ideia:
(Frente)

QUE LINDAS FÉRIAS!

Chegaram as nossas férias,
e agora vamos descansar…
Você pode passear ou
um parque visitar,
subir as altas montanhas
ou simplesmente ver o mar.
Andar de bicicleta ou
pelos campos cavalgar,
caminhar na calçada ou
com uma bola brincar.
Pode fazer o que quiser,
o importante é descansar!
(Verso)
Nesse saquinho você vai juntar coisas das suas férias: se você leu alguma coisa legal, guarde aqui; Se foi convidado para algum aniversário, guarde o convite ou alguma coisa da festa aqui; Se você chupou um picolé gostoso, guarde o palitinho aqui; Se viu algum filme ou desenho legal, se brincou com algum brinquedo ou brincadeira legal, escreva um nome em um papelzinho e guarde aqui; E tudo mais que você quiser, traga-o cheinho em agosto (no ano que vem)!
Boas Férias!
Créditos da ideia: Jornal Alfaletrando.

Artigos Relacionados

2 Comentários

    carin elisa 11 de dezembro de 2010 às 17:23

    Amei essa idéia! É super criativa e totalmente diferente. Parabéns! Vou aproveita-la já!

    Ana Rosa 24 de junho de 2012 às 20:30

    Ficou muito linda a atividade. MAis ainda a sugestão. Às vezes ficamos perdidas em sala de aula porque a rotina acaba deixando a gente atarefada e desanimada, mas ideias como esta são um fôlego pra nós. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*