Trabalhando o Hino Nacional

20 Ago de 2012
Oi pessoas do blog!!!
Eu amoooooooo a Escola sem Mimeógrafo!!! E foi de lá que tirei esta idéia para trabalhar na Semana da Pátria com seus alunos…
Faça um trabalho Coletivo maravilhoso com as estrofes do Hino Nacional… vamos lá?
.

[De Ouviram do Ipiranga as margens plácidas até Brilhou no céu da Pátria nesse instante] IDÉIA – Confeccionem em papel kraft (pardo) o desnho de um riacho, árvores, flores, enfim tudo que lembre a margem de um rio. Pintem em conjunto com tinta guache. Represente também a figura do príncipe e faça a comparação da atividade com a estrofe. Faça a espada, o chapéu e o cavalinho para as crianças.
.
[De O penhor dessa igualdade até Desafia o nosso peito a própria morte] IDÉIA – Leia a estrofe com as crianças. Providencie várias revistas e peça que recortem figuras de adultos e crianças caminhando e cole-as no mapa do Brasil em tamanho grande.
.
[De Brasil, de um sonho intenso até a imagem do cruzeiro resplandece] IDÉIA – Leia a estrofe e faça um painel do céu a noite, pintado com tinta guache pelas crianças, destacando o cruzeiro do Sul. Solicite que os filhos peçam ajuda aos pais para observar o céu a noite, para encontrar a constelação do Cruzeiro do Sul.
.
[De Gigante pela própria natureza até dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil] IDÉIA – Peça as crianças para levarem para a sala de aula fotografias. Faça o mapa do Brasil em tamanho grande, recorte com os alunos pedacinhos de papel laminado dourado e façam um mosaico deixando espaço para colarem as fotografias, ressaltando que eles são o futuro e a riqueza do país.
.
[De Deitado eternamente em berço até iluminando o sol do novo mundo] IDÉIA – Faça com as crianças flores coloridas e solicite que colem-nas no mapa do Brasil em tamanho grande. Faça a comparação da atividade desenvolvida e explique que elas representam a expressão “Florão da América”!
.
[De Do que a Terra mais garrida até Nossa vida no teu seio mais amores] IDÉIA – Leia a estrofe com as crianças e confeccione um painel com cenário de floresta ou bosque e cole dobraduras de animais da nossa fauna. Faça a comparação do trabalho realizado e os versos da estrofe do hino nacional.
.
[Em Ó Pátria amada idolatrada, Salve, salve] IDÉIA – Leia a estrofe com as crianças e faça a bandeira do Brasil em tamanho grande e solicite às crianças que picotem papel laminado nas cores verde, amarelo, azul e branca e colem os pedacinhos nos locais correspondentes…

Ao final das atividades, fazer a exposição dos trabalhos, destacando cada estrofe do hino nacional trabalhada.


Boa Sorte e muita criatividade!

Artigos Relacionados

3 Comentários

    Tata 2 de setembro de 2008 às 15:00

    Maravilhosa sua ideia de trabalhar com a letra do hino nacional!!

    noeli_bg 3 de setembro de 2008 às 19:51

    Parabéns pelas idéias da Semana da Pátria.

    creuzenil 6 de outubro de 2008 às 03:26

    Amei esse blogger para trabalhar a semana da patria com crianças, é uma ótima opção para que a criança tenha mais facilidade para entender o assunto trabalhado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*

mautic is open source marketing automation